Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 18/05/2015 15:17:38

 

​​​​Exposições retratam arte sobre os trilhos

 Artista Claudia Firmino também fará workshop de pintura na estação Palmeiras-Barra Funda

As estações Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, e Dom Bosco, na Linha 11-Coral, recebem a partir deste mês duas exposições com 24 telas, no total, pintadas pela artista Cláudia Firmino. As mostras, que usam como tema os trens e trilhos da CPTM, fazem parte das comemorações dos 23 anos da Companhia e dos 15 anos do Expresso Leste.
 ​​
A Estação Palmeiras-Barra Funda receberá a exposição “CPTMCor, Pincel, Tons em Movimento”, um acróstico criado pela artista com as siglas da Companhia, a partir desta terça-feira (19/05). Já a 
mostra “Expresso em Tinta” desembarcará na Estação Dom Bosco no dia 26. 
 
Claudia Firmino conta que antes de iniciar os trabalhos fotografou algumas estações e utilizou os ensaios fotográficos de diversos ângulos como inspiração. As 24 telas foram pintadas em um mês com uma dedicação da pintora de quatro horas por dia. 
 
Na estação Palmeiras-Barra Funda, a artista também ministrará três workshops, com a pintura ao vivo de uma tela usando a estação como tema. As atividades serão nos dias 23/05, 26/05 e 01/06, às 14h. O usuário que quiser participar será bem-vindo. Não é necessário fazer a inscrição antecipada. 
 
Nessas datas, haverá ainda uma intervenção cultural por meio de um “flashmob”, que são aglomerações instantâneas de pessoas em determinado lugar para realizar certa ação inusitada previamente combinada. Sob o tema “Teatro Musical”, atores da Cia Musical Meraki interpretarão parte das peças “Grease”, “Mamma Mia”, “Os Embalos de Sábado à Noite” e “Footloose”. O grupo fará três sessões em cada dia nos seguintes horários: 14h30, 15h30 e 16h30.   
 
As exposições ficarão em cartaz durante um mês, e depois seguirão para outras estações, dentre elas a Estação da Luz.
 
 
A artista
 
Claudia Firmino define a sua obra como uma explosão de cores primárias vibrantes. A ideia é causar no espectador um transe contagiante. A artista frequentou cursos como os da Escola de Arte e Pintura Paes de Barros (1990 a 1994), do Ateliê Monserrat (1995-1997), do Ateliê Irisney Bosco (1997-1999) e de Artes Plásticas da Escola Pan-Americana de Artes. Suas telas são comercializadas no Brasil e no exterior.  A artista já realizou diversas exposições coletivas e individuais, dentre elas destacam-se: 
 
  • “Mulheres do Mundo”, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo e recentemente em exibição nas estações República e Vila Prudente, do Metrô
  • III Exposição de Artes – Convenções Anhembi, em 2000, ocasião em que foi premiada com o segundo lugar pela obra “Estação da Luz” 
  • Salão Internacional do Petit Format – Centro de Convenções do Anhembi, em 1999
 
Clique aqui​
para conferir a programação completa do aniversário da CPTM.






Tags