Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 09/09/2019 17:44:59

 

Exposição sobre doação de órgãos desembarca na Estação Barra Funda

 Exposição faz parte das campanhas de conscientização do mês Setembro Verde, que incentiva a doação de órgãos

Exposição itinerante sobre doação de órgãos é destaque da programação cultural da Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante. A mostra traz cinco esculturas de órgãos do corpo humano, que recriam a córnea, o pulmão, um rim e duas representações de um coração. Cada um dos ícones possui aproximadamente dois metros de altura. 

A exposição já passou pela Estação Sé do Metrô e ficará em cartaz na CPTM até 27 de setembro, data em que é celebrado o Dia Nacional do Doador de Órgãos. Além das esculturas, que poderão ser vistas das 10h às 16h, técnicos da Central de Transplantes também estarão vão orientar e esclarecer dúvidas dos passageiros.  

A iniciativa é uma parceria das secretarias de Estado da Saúde e dos Transportes Metropolitanos. A ação faz parte das campanhas do mês Setembro Verde, que tem como objetivo mostrar a importância da doação de órgãos e incentivar a prática. Cartazes também estarão afixados em murais nas demais estações do Metrô, da CPTM, da ViaQuatro, da ViaMobilidade e em ônibus da EMTU/SP.

“Conscientizar a população sobre a doação de órgãos é um passo importante para que muitas vidas sejam salvas”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“As estações do sistema metroferroviário recebem mais de 8 milhões de pessoas por dia. Acreditamos que é uma grande contribuição do Metrô e da CPTM trazer para suas estações um tema tão importante como a doação de órgãos”, pontua o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Atualmente, a doação de órgãos deve ser consentida. Quem quiser ser doador não precisa mais incluir a informação no RG ou na CNH. Basta comunicar os parentes mais próximos sobre o desejo. A autorização para doação deve ser dada por familiares com até o 2º grau de parentesco. Por isso, é fundamental haver diálogo entre as famílias sobre o desejo de ser ou não doador de órgãos, pois isso facilita a tomada de decisão.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram realizados 4.023 transplantes no Estado de São Paulo, sendo 2.583 de córnea, 1.008 de rim, 300 de fígado, 65 de coração, 30 de pâncreas e rim, 23 de pulmão e 14 de pâncreas. 

Serviço:

Exposição Setembro Verde - Mês de conscientização sobre a doação de órgãos
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi e 8-Diamante)
Data: de 16 a 27/09
Grátis para passageiros 
Tags