Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 24/11/2015 17:33:42

 

​Ferraz de Vasconcelos recebe exposição de telas 'sobre os trilhos'

 

A arte sobre os trilhos desembarcou neste mês na nova estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11-Coral, com uma exposição de 24 telas, no total, pintadas pela artista Cláudia Firmino que usou como tema os trens e estações da CPTM. As mostras fazem parte das comemorações dos 23 anos da Companhia e dos 15 anos do Expresso Leste.
 
A exposição “Expresso em Tintas”, com suas telas coloridas a pincel, está no mezanino da estação, após o elevador e em frente aos sanitários públicos.
 
Cláudia Firmino conta que, antes de iniciar os trabalhos, fotografou várias estações e utilizou os ensaios fotográficos de diversos ângulos como inspiração. As 24 telas foram pintadas em um mês, com uma dedicação de quatro horas por dia da pintora.
 
A arte de Cláudia já teve passagem registrada nas estações Luz, Dom Bosco e Palmeiras – Barra Funda, fazendo nessa última três workshops, em que pintou ao vivo uma tela, usando a estação como referência.   
 
A artista
 
Cláudia Firmino define a sua obra como uma explosão de cores primárias vibrantes. A ideia é causar no espectador um transe contagiante. Suas telas são comercializadas no Brasil e no exterior. 
 
A artista frequentou cursos como os da Escola de Arte e Pintura Paes de Barros (1990 a 1994), do Ateliê Monserrat (1995-1997), do Ateliê Irisney Bosco (1997-1999) e de Artes Plásticas da Escola Pan-Americana de Artes, além de realizar diversas exposições coletivas e individuais. Entre elas:
 
  • “Mulheres do Mundo”, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo e recentemente em exibição nas estações República e Vila Prudente, do Metrô
  • III Exposição de Artes – Convenções Anhembi, em 2000, ocasião em que foi premiada com o segundo lugar pela obra “Estação da Luz”
  • Salão Internacional do Petit Format – Centro de Convenções do Anhembi, em 1999.

Tags