Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 19/09/2019 15:04:04

​Fim de semana terá intervalos maiores entre os trens por conta de obras

Paralisação parcial da Linha 9-Esmeralda será apenas no domingo

Neste final de semana, dias 21 e 22 de setembro, a Linha 9-Esmeralda da CPTM terá nova paralisação parcial, mas apenas no domingo. A partir das 21h do sábado o trecho entre Santo Amaro e Berrini operará apenas por uma via, o que resultará em um intervalo maior entre os trens até o fim da operação comercial. No domingo, será possível fazer o trajeto entre as duas estações por meio do Paese (ônibus gratuitos) disponível aos passageiros. As outras opções são as linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

Outras linhas da CPTM também terão intervalo maior entre os trens. Confira a programação e planeje a sua viagem:

Sábado, 21/09

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Das 22h até o fim da operação comercial haverá serviços na via entre as estações Jandira e Sagrado Coração. Neste período, o intervalo médio entre os trens será de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barueri e de 32 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Das 21h até o fim da operação comercial, por conta das obras da Linha 17-Ouro, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo, 22/09

Extensão Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)
Das 4h às 17h haverá obras de modernização da via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)
Das 9h às 18h, os trabalhos de manutenção na via estarão concentrados entre as estações Engenheiro Cardoso e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Durante toda a operação comercial, os trens não irão circular entre as estações Santo Amaro e Berrini devido à continuidade das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. O sistema Paese, com ônibus gratuitos, irá atender o trecho interrompido.

Das 4h ao meio-dia, também haverá modernização da via e dos sistemas de energia entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú. Neste horário, o intervalo médio entre os trens será de 12 minutos entre as estações Santo Amaro e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Das 4h à meia-noite, em razão de obras de manutenção em diversos trechos da via o intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Das 4h à meia-noite, as intervenções ocorrerão na via nas imediações da Estação Aracaré. Também serão realizados serviços no sistema de energia entre Itaim Paulista e Jardim Romano. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

Linha 13-Jade (Engº Goulart - Aeroporto Guarulhos)
O serviço Expresso Aeroporto não funcionará no domingo devido às obras na Linha 12-Safira.

Desafio
Executar as obras de modernização e de manutenção, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio para a CPTM. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. Estas atividades, entretanto, garantem uma melhor qualidade do serviço oferecido aos três milhões de passageiros que utilizam os 273 quilômetros de linhas da companhia durante os dias úteis.

As equipes da CPTM manterão avisos ao público constantes nos trens e estações sobre os serviços durante o final de semana. Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121. Também é possível saber a situação das linhas no site www.cptm.sp.gov.br e pelo app da companhia.