Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 30/09/2016 10:25:45

 

​Final de Semana diferente na Linha 12-Safira

 Trem da CPTM recebe o espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis” na Estação Brás às 14h

2-intranet.jpg
Quem estiver procurando uma atividade diferente para fazer no final de semana pode apostar em uma viagem de trem inusitada. O coletivo Estopô Balaio leva os usuários da CPTM a uma imersão na história dos bairros que margeiam a Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana), com o espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis”, que tem sessões aos sábados e domingos, a partir das 14h.

Os espectadores embarcam na Estação Brás da CPTM e recebem um fone de ouvido para escutar as narrativas poéticas sobre os bairros que margeiam as estações da Linha 12-Safira (Brás, Tatuapé, Penha, Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano).

O percurso dura cerca de 40 minutos e, ao chegar na Estação Jardim Romano, os participantes desembarcam e a peça continua pelas ruas do bairro, interagindo com os moradores por meio de poesia e percussão.

Jardim Romano: o bairro do extremo leste paulistano há cerca de dez anos sofre com alagamentos decorrentes de enchentes. No ano de 2010, o bairro ficou três meses debaixo d’água com aquela que seria a maior enchente que o Romano já teria vivido.

O espetáculo “A cidade dos rios invisíveis “é inspirado no livro “As cidades invisíveis”, de Ítalo Calvino. O espectador, munido com um fone de ouvido e MP3, segue dentro do vagão do trem avançando o olhar pelas janelas. A paisagem vai se horizontalizando e o passageiro mergulha nas fábulas que ouve e que dizem respeito a tudo aquilo que se vê emoldurado pelas janelas. Ao chegar no Jardim Romano, o público desembarca e segue pelas ruas do bairro, que estão recheadas de dança de rua, rap, intervenções, teatro e grafites que retratam a experiência dos moradores com as enchentes que assolaram esse pedaço de cidade que vive invisível ao olhar de grande parte da metrópole.

As viagens serão realizadas até o dia 9 de outubro, aos sábados e domingos, a partir das 14h. O ponto de encontro é o Espaço Cultural da CPTM no Brás. Confira a programação e participe! Os ingressos são gratuitos (40 pessoas por apresentação), mas é necessário pagar a tarifa para a viagem de trem e se inscrever antecipadamente pelo e-mail reservas@coletivoestopobalaio.com.br.

Coletivo Estopô Balaio: com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o grupo tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes. Este é o terceiro ano do coletivo na CPTM, resgatando as experiências e memórias de atores-moradores da zona leste.

“A Cidade dos Rios Invisíveis” – Coletivo Estopô Balaio
Dias: 1, 2, 8 e 9/10 (sempre aos sábados e domingos)
Horário: às 14h (chegar com 30 min. de antecedência)
Ponto de Encontro: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM
Obs.: as reservas devem ser feitas pelo e-mail reservas@coletivoestopobalaio.com.br.

Tags