Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 16/05/2016 16:03:46

 

​​​​​Garanta seu lugar no Expresso Paranapiacaba nas férias de julho

 


 
Paranapiacaba é o destino mais procurado entre os três roteiros do Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Para garantir uma vaga na charmosa locomotiva dos anos 1960, o bilhete deve ser comprado com pelo menos dois meses de antecedência.

 
Quem perder essa chance deve ficar de olho no site da CPTM​ para acompanhar a abertura, nas próximas duas semanas, da venda de bilhetes para os dias 24 e 31 de julho. Mais de 41 mil pessoas já embarcaram com destino a Paranapiacaba, desde o lançamento do serviço em setembro de 2010. 

 
Localizada no município de Santo André, Paranapiacaba é uma vila de arquitetura inglesa, que testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, e diversas opções de trilhas para os aventureiros. Também é possível aproveitar a cidade visitando o Festival de Inverno de Paranapiacaba, que acontece nos dias 30 e 31 de julho e 6 e 7 de agosto.

 
Ainda, em Paranapiacaba, é possível visitar a segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Outra curiosidade para os turistas descobrirem é o original sorvete de cambuci – fruta cultivada na região e rica em vitamina C. 

 
O passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva da CPTM e dois carros fabricados no Brasil na década de 60 cedidos pela ABPF. O percurso de 48 Km tem 1h30 de duração e é realizado ao longo da atual Linha 10-Turquesa. No dia da viagem, o passageiro tem a opção de embarcar às 8h30 na Estação Luz ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa). O retorno ocorre às 16h30.

 
Criado em 2009, pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), em parceria com a Secretaria de Turismo, o Expresso Turístico, também oferece viagem para outros dois roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês) e Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês). Os passeios com destino a Paranapiacaba, ocorrem todos os domingos. Neste período, mas de 100 mil pessoas já percorreram os três trajetos.

 
O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para os embarques na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40. O bilhete é vendido das 6h às 18h30, todos os dias, na bilheteria da Estação da Luz e na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André. Há descontos de 50% na compra de até três passagens para acompanhantes.

 
Vale lembrar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo. 

Mais informações no site da CPTM.​
Tags  


Notícias relacionadas

Mais notícias +