Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 11/06/2018 16:00:13

​​​​Garanta seu lugar no Expresso Turístico nas férias de julho

Garanta seu lugar no Expresso Turístico nas férias de julho

Ainda dá tempo de planejar as férias escolares de julho e levar as crianças para um passeio histórico e divertido a bordo de uma locomotiva do século passado. Aos sábados e domingos, a CPTM realiza viagens para três destinos: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes (14/07) e Jundiaí (07, 21 e 28/07).

As vagas para Paranapiacaba já se esgotaram, mas ainda há lugares disponíveis para Jundiaí e Mogi. Consulte o link

No ano passado, mais de 15 mil pessoas realizaram as viagens históricas. Desde quando foi criado, em 2009, o Expresso Turístico recebeu 129.500 passageiros. O serviço oferece viagem para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

A viagem é feita em uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 50 (ida e volta), exceto para o embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 44. No entanto, os descontos podem chegar até 25% na compra de quatro passagens. O valor para transporte de bicicletas é de R$ 7,00, lembrando que o serviço é exclusivo do roteiro para Mogi.

O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Vale ressaltar que as passagens da CPTM contemplam somente a viagem de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo das cidades visitadas.

O embarque para qualquer um dos três roteiros ocorre às 8h30 da plataforma 4 da Estação da Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. No caso de Paranapiacaba, o trem faz uma pausa para embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André. Os percursos têm duração de aproximadamente 1h30.

Jundiaí
O trem percorre um trajeto de 60 quilômetros entre a Capital e Jundiaí, pela atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway. Jundiaí reserva atrações como o Museu Ferroviário da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que recebeu o nome de “Barão de Mauá”, em homenagem ao pioneiro do transporte ferroviário nacional, Irineu Evangelista de Souza. O acervo reúne livros, revistas, periódicos e muitas fotos históricas, bem como documentos relevantes da ferrovia. A visitação é aberta ao público em geral. A cidade também tem belezas naturais como a Serra do Japi e os passeios pelas fazendas e vinícolas da região onde se sente a presença italiana nos costumes locais já que Jundiaí manteve por muitos anos a característica de italianidade que começou em 1887, quando 22 colonos italianos chegaram ao núcleo “Barão de Jundiaí” e, em poucos meses, esse contingente chegava a quase 100 pessoas.

Mogi das Cruzes
O trajeto de 50 quilômetros entre a capital e Mogi das Cruzes é realizado pela Linha 11-Coral. A cidade atrai adeptos das pedaladas. Localizada a 48 quilômetros da capital paulista, Mogi tem opções de trilhas tanto para iniciantes quanto para ciclistas profissionais. Os visitantes também podem percorrer o Roteiro Ecocultural, que inclui visitas ao Parque Centenário e ao Centro Histórico ou o Roteiro Rural, que abrange o Orquidário Oriental e o Mosteiro dos Monges Beneditinos. A cidade também é conhecida como centro produtor de flores, com destaque para as orquídeas, herança da forte presença japonesa na cidade durante a primeira metade do século 20. Mogi também é importante produtora de frutas como caqui e lichia.

Paranapiacaba
O trajeto é realizado ao longo da Linha 10-Turquesa. Localizada no município de Santo André, Paranapiacaba é uma vila de arquitetura inglesa, que testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, e diversas opções de trilhas para os aventureiros. Ainda, em Paranapiacaba, é possível visitar a segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Outra curiosidade para os turistas descobrirem é o original sorvete de cambuci – fruta cultivada na região e rica em vitamina C.

Bilheterias
Estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André