Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 10/07/2019 11:14:18

Governo moderniza frota da Linha 10-Turquesa​

Entraram em circulação 12 trens da série 7000. A linha também vai ganhar uma estação nova e terá melhorias no sistema de energia e sinalização

O Governador em exercício Rodrigo Garcia e o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciaram, na manhã desta quarta-feira (10), o início da operação de 12 trens modernos da série 7000 para a Linha 10-Turquesa da CPTM, beneficiando os moradores da região do ABC. Essa frota renovada traz, entre os principais benefícios aos passageiros, a facilidade no embarque e desembarque, porque cada vagão dessas composições possui quatro portas. Nos vagões do trem antigo eram apenas duas portas.

“É uma remodelação nas linhas da CPTM, que faz com que tenhamos um melhor aproveitamento dos trens, permitindo fazer a substituição integral da frota da Linha 10-Turquesa da CPTM. Agora, a população que se dirige do ABC até a capital passará a contar com trens mais modernos, com mais conforto”, comentou Rodrigo Garcia após realizar viagem da Estação Tamanduateí à Estação Brás, onde visitou o Centro de Controle Operacional (CCO), na presença também de Baldy, do Prefeito de São Paulo, Bruno covas, e do Presidente da CPTM, Pedro Moro.

Trem 7000.jpegA Linha 10-Turquesa passa a contar com o total de 18 trens mais modernos, sendo seis da série 7500 que já estavam em circulação. A comunicação da CPTM com os passageiros dentro do trem também ficou mais eficiente. Além de um sistema de som mais avançado tecnologicamente, cada vagão conta com monitores para mensagens visuais. Falando em conforto, o ar-condicionado da nova frota possui um sistema de distribuição melhor do que os antigos.

Outra novidade para os 390 mil passageiros que utilizam a linha diariamente é a retomada dos contratos de energia e sinalização neste semestre. A conclusão dessas obras possibilitará a redução do intervalo entre os trens. Também estão sendo feitas reformas de acessibilidade nas estações para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Quem utiliza a Linha 10 também ganhará uma nova estação de trem. A CPTM assinou convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos de implantação da estação Pirelli, que será construída entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava.

Todas essas melhorias fazem parte do plano de mobilidade do Governo do Estado para a região do ABC. “Os trabalhadores do ABC podem estar certos de que sabemos da necessidade de melhorar e ampliar o transporte de alta capacidade para facilitar o deslocamento diário até a capital e já começamos a trabalhar para isso”, afirmou o Secretário Alexandre Baldy.

Frota de reserva – As 12 composições modernas vão substituir as da série 2100, que serão mantidas como frota de reserva para utilização eventual. Foram fabricados em 1974 na Espanha para realizar percursos de média e longa distância. Conhecidos como os trens espanhóis, eles foram os primeiros com ar-condicionado da CPTM. Após doação do governo espanhol e reforma da CPTM, entrou em operação aqui em 1998.