Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 10/05/2019 18:54:09

Governo anuncia início das obras da Estação Varginha e de terminal de ônibus

Construção faz parte da expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul de São Paulo

São Paulo, 11 de maio de 2019 – O Governador de São Paulo em exercício, Rodrigo Garcia, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Alexandre Baldy, fizeram neste sábado (11) uma visita técnica às obras da Estação Mendes-Vila Natal. Na ocasião, foi anunciado o início da construção da Estação Varginha e do terminal de ônibus municipal que será integrado ao empreendimento. Os serviços começarão nos próximos dias.

O investimento total é de R$ 945 milhões, sendo R$ 500 milhões da União e R$ 445 milhões do Governo do Estado de São Paulo.

As obras, que devem ser concluídas em 2021, fazem parte da expansão da Linha 9-Esmeralda da CPTM até o extremo sul de São Paulo. Além das estações Mendes-Vila Natal e Varginha, serão construídos quatro viadutos rodoviários, uma passarela sobre a ferrovia e cinco passagens subterrâneas, sendo duas exclusivamente para pedestres.

Serão beneficiados os moradores da Estrada dos Mendes e dos bairros Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. A estimativa é que mais 110 mil passageiros passem a utilizar a Linha 9 diariamente com a abertura das novas estações.

O terminal de ônibus municipal também será construído pela CPTM e terá uma passarela de interligação com a Estação Varginha. Serão 10.000 m², com 500 metros de plataformas para embarque e desembarque, além de itens de acessibilidade e escadas rolantes. A demanda é estimada em 30 mil passageiros por dia.

Acessibilidade – As novas estações da CPTM serão totalmente acessíveis, com elevadores, banheiros adaptados e rota tátil, além de escadas rolantes.

Em obras desde o fim do ano passado, a Estação Mendes-Vila Natal contará com uma de área de 4.500 m² e bicicletário com 50 vagas. A Estação Varginha terá 5.000m², bicicletário com capacidade para 750 vagas e integração com o novo terminal de ônibus.