Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 09/11/2016 18:28:34

 

​​Grafite entra em cena na Estação Vila Aurora

 Nesta quinta-feira, Irmãos Primatas realizam projeto que dá cara nova às estações da Linha 7



​“Arte na 7” é o nome da iniciativa que leva grafite e transformação do cenário urbano para as estações da Linha 7-Rubi da CPTM. Os convidados para realizar o projeto são os Irmãos Primatas, Jeferson e Diego de Souza, conhecidos como Dubão e Diboy, que grafitam o muro da Estação Vila Aurora nesta quinta-feira, 10/11, a partir das 9h30.

Os usuários que passarem pelo local podem acompanhar o desenvolvimento da pintura de um trem da Companhia, com personagens animados como passageiros. A ideia do “Arte na 7” é ocupar os muros das estações da zona oeste e retratar historicamente os modelos de trens em operação no sistema ferroviário.

Com desenhos abstratos e geométricos, a dupla abusa das cores. Nos grafites predominam referências ao reggae, com o verde, amarelo, vermelho, branco e preto. A marca dos irmãos é a letra “P”, de primatas, sempre presente nos trabalhos e carregada de formas estilizadas.

As estações Pirituba, Água Branca e Piqueri já receberam as intervenções dos artistas. Para esta quinta-feira, cerca de dez latas de spray e dois galões de tinta serão os materiais utilizados no muro da Estação Vila Aurora. A próxima a ser grafitada será a Lapa e os irmãos adiantam: querem retratar um passageiro jovem desembarcando, com mochila e fone de ouvido, realidade de grande parte dos usuários da CPTM.

Irmãos Primatas

Conhecidos artisticamente como Dubão e Diboy, os irmãos começaram no mundo do spray e da tinta como pichadores e em 1997 passaram a grafitar muros da capital. “Pensamos em fazer algo diferente, chamando a atenção para a arte urbana”, conta Jeferson. 

A dupla sonha fazer pelo menos um grafite em cada cidade do Brasil. Já passaram por Belo Horizonte, em Minas Gerais, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e Natal, no Rio Grande do Norte. Em maio de 2017 desembarcam em Salvador, na Bahia, levando o grafite colorido para a capital do Olodum e do acarajé.


Grafite na CPTM

A CPTM trabalha em parceria com artistas independentes visando a conservação e renovação de seus espaços, além de promover a valorização da arte urbana. Ao longo dos últimos anos, estações e muros da Companhia vêm se transformando em grandes galerias de arte, devido a parcerias com comunidades, artistas e ao apoio de empresas, ONGs e prefeituras.


Serviço:

Grafite dos Irmãos Primatas
Estação Vila Aurora, na Linha 7-Rubi
Quinta-feira, 10/11, das 9h30 às 19h30
Tags