Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 27/04/2016 19:04:12

 

​​​Grupo Coletivo Estopô Balaio apresenta “A Cidade dos Rios Invisíveis” a bordo de um trem 

 Passeio monitorado na Linha 12-Safira da CPTM revela curiosidades em torno das estações

Proporcionar uma imersão na história dos bairros que margeiam a Linha-12 Safira da CPTM, despertando o encontro com a cultura popular da região, é a proposta do projeto “A Cidade dos Rios Invisíveis”. Com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafites e outras intervenções artísticas, serão realizadas viagens de trem monitoradas pelo grupo de artistas do Coletivo Estopô Balaio, no trecho entre as estações Brás e Jardim Romano.

Com sede no Jardim Romano, bairro da zona leste mais atingido pelas enchentes que assolaram aquela região em 2010, o grupo propõe um mergulho nas experiências retratadas pelos moradores. Iniciando com intervenções no interior dos trens, o projeto inclui roteiro a ser percorrido pelas ruas do Jardim Romano.

Durante o trajeto de trem, os participantes ouvem, por meio de aparelho de áudio, cedido mediante entrega de RG, as narrativas sobre as paisagens avistadas pelos bairros em torno das estações (Brás, Tatuapé, Penha, Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano).

O projeto “A Cidade dos Rios Invisíveis” é inspirado no livro “Cidades Invisíveis”, do escritor italiano Ítalo Calvino. Na obra, o autor relata a memória das cidades visitadas por Marco Polo, que integravam o reino do imperador Kublai Khan.

Esta é a segunda temporada do grupo Coletivo Estopô Balaio na CPTM. A peça é sobre os moradores do Jardim Romano, construída a partir de relatos e depoimentos sobre as enchentes na região. As histórias dos atores-moradores, repletas de experiências com resgates e ações solidárias dos vizinhos são algumas das memórias que compõe a dramaturgia. 

Com início na próxima sexta-feira, 29/4, as viagens serão realizadas até o dia 5 de junho, todas as sextas, sábados e domingos, a partir das 15h. Os ingressos são gratuitos (50 pessoas por viagem), mediante inscrição prévia no projeto, pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com.


Evento: A cidade dos rios invisíveis
Datas
Abril: 29 e 30
Maio: 1, 6, 7, 8, 13, 14, 15, 27, 28 e 29
Junho: 3, 4 e 5
Sempre às sextas, sábados e domingos 
Horário: das 15h às 18h
Ponto de Encontro: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM 
Obs.: as reservas devem ser feitas pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com.
Informações: Tel. 3188-8936

Tags