Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 12/06/2018 13:15:03

 

​Jogo interativo na Estação Brás alerta sobre riscos do AVC

 Socorro rápido é o principal fator para a recuperação da vítima do Acidente Vascular Cerebral (AVC), 2ª maior causa de mortes no Brasil

Nesta quarta-feira (13/6), entre 6h30 e 14h, os usuários que passarem pela Estação Brás poderão conhecer mais sobre o AVC, também conhecido por “derrame”. A ação intitulada “A vida conta – cada minuto faz a diferença” terá um cérebro de 1,60m de diâmetro, para que o público possa visualizar a função de cada área e a sequela deixada pela doença quando essa área é afetada, como por exemplo fala ou motricidade. 

​Além da distribuição de folhetos com orientações para o público, também haverá um display com informações sobre a doença e as pessoas poderão participar de um jogo, no qual o promotor fará três perguntas sobre os dados que estão nos displays. Uma bexiga, ligada à parte do cérebro em questão, ficará sendo enchida até que a resposta correta seja dada. Caso o participante erre, ou não saiba responder, a bexiga estoura, como se tivesse ocorrido o AVC. O “jogador” também ganhará um pen drive com as informações da campanha.

O objetivo é alertar as pessoas sobre a importância do socorro com a máxima urgência para a recuperação da vítima do AVC, principal causa de incapacidade física e mental no mundo e a segunda maior causa de mortes no país. Segundo dados da OMS, um em cada seis indivíduos terá AVC ao longo da vida. Esse mal atinge pessoas de qualquer idade e quanto mais tempo a vítima fica sem socorro, mais graves são as sequelas. 

A doença é muito silenciosa, mas algumas características podem denunciar que uma pessoa está sendo vítima: fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna especialmente quando for só de um lado do corpo; confusão, alteração da fala ou compreensão, alteração do equilíbrio, tontura ou alteração no andar e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

A ação “A vida conta – cada minuto faz a diferença” é promovida pela Rede Brasil AVC - sociedade médica sem fins lucrativos, que foi criada com o apoio da farmacêutica Boehringer Ingelheim, e é dedicada a conscientizar e alertar sobre a doença.

A iniciativa tem o apoio da CPTM que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.  

Serviço:

“A vida conta – cada minuto faz a diferença” 
Local: Espaço Cultural da Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Data: quarta-feira, 13/6 
Horário: das 6h30 às 14h 
Gratuito para usuários

Tags