Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 02/02/2017 15:23:21

 

​Linha-7 Rubi recebe novo trem de um lote de 19 composições

 Essa é nona composição de um total de 65 unidades encomendadas pelo Governo do Estado para a modernização das linhas das CPTM



Os usuários da CPTM contam com um novo trem para a linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí). A composição foi entregue nesta quinta-feira (2) pelo governador Geraldo Alckmin, na Estação da Luz, em São Paulo.

Alckmin falou sobre as características dessas novas composições. “Essa linha é a que tem mais trens antigos, trens da década de 50 e mais de 60 anos de uso. Então, esses trens estão sendo substituídos por vagões contínuos, do primeiro ao oitavo vagão. O trem possui câmera de vídeo, ar-condicionado, motorização melhor. É o que há de mais moderno no mundo”, afirmou.

É a nona composição entregue pelo Governo do Estado, no processo de modernização das linhas de CPTM, para as quais foi encomendado um lote de 65 unidades. A Linha 7-Rubi transporta em média 400 mil usuários dia e tem 60,5 quilômetros de extensão. A entrega do trem feita pelo governador nesta quinta-feira marca o início do processo de padronização da linha que receberá 19 novos trens.

“Ao todo são 65 trens, cada trem com oito carros, então, são 520 carros novos para a CPTM. Isso traz dois benefícios para a população: um deles é a troca de trens antigos por novos e o outro são mais trens em mais horários, o que diminui a superlotação e oferece mais conforto para o usuário”, disse Alckmin.
O serviço de wi-fi nas estações de Metrô, foi outra novidade anunciada pelo governador. “A partir desse domingo (5), teremos 20 estações do Metrô com wi-fi gratuito também nas áres de níveis das estações, menos no local de embarque, por razões de segurança. E, a partir de 1º de março, teremos outras 20 estações com wi-fi grátis. Então, teremos 40 estações com acesso gratuito para a internet”.

Expressos turísticos

Alckmin aproveitou para comentar o sucesso alcançado entre os participantes dos programas do Expresso Turístico, que acontecem nos finais de semana, em composições cedidas pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e modernizadas pela CPTM.

No ano passado, 14 mil pessoas participaram dos três roteiros oferecidos pela CPTM: Luz- Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

No sábado, 11 de fevereiro, o Expresso Turístico Luz-Mogi das Cruzes contará com uma banda que tocará antigas marchinhas de carnaval. Os participantes do passeio serão recebidos por bonecos gigantes na Estação da Luz.

Os roteiros do Expresso Turístico têm duração de aproximadamente uma hora e meia e são feitos a bordo de uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd Mafersa, nos anos 60. Desde a criação em 2009, já participaram das viagens do Expresso Turístico 114.131 turistas.
Tags