Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 19/10/2016 12:39:15

 

Mostra “O Fotógrafo Viajante" é destaque na Estação Júlio Prestes

 

FotografoViajante-785.jpg

A Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante da CPTM, recebe neste sábado (22/10), a partir das 13h30, a mostra “O fotógrafo viajante”, que reúne fotos de extrema beleza de lugares como Pantanal, sertão do Brasil, Inhotim, Miamar, Nova York e Canadá entre outros. Na ocasião, o grupo “Amigos Músicos da OSESP” se apresentará liderado pelo músico Bráulio Marques.

As imagens são fruto do trabalho de 13 profissionais que percorreram várias partes do mundo usando os cliques fotográficos para documentar a epopeia. Integram a mostra os fotógrafos Alexandre Guida (João Pessoa), Alexandre Ormond (Rio de Janeiro), Bernardo Borges (Nova York), Carlos AC Pedra (Canadá), Giselle Bohnen (Namíbia), Henriques Carneiro (São Paulo), Isa Godoy (Pantanal), Lu Gerbara (Londres), Luiz Maudonnet (Sertão do Brasil), Ricardo Abreu (Miamar), Ricardo Moraes (Inhotim, MG), Talita Alencar (Califórnia) e Tiago Novaes (Estocolmo).  

“Muito do que conhecemos do mundo hoje se deve à fotografia. Não é preciso ir até um lugar para se ter uma ideia de como ele é”, comenta o fotógrafo e professor Renato Negrão, curador da exposição.  “Vários destinos na Terra se tornaram parte de uma imaginação coletiva, graças ao grande apelo da imagem, principalmente a fotográfica. Basta lembrar de cidades como Nova York e Paris e as inúmeras fotografias que já vimos delas”, ressalta. 
 
O curador lembra que quando a fotografia foi inventada, na primeira metade do século XIX, muitas pessoas partiram para terras distantes levando consigo o novo equipamento de capturar imagem. Um dos frutos da Revolução Industrial, a fotografia mudou drasticamente a vida do ser humano. Com o advento da imagem digital e dos aplicativos tecnológicos de edição não há mais limites para a criatividade dos amantes da fotografia.  

Sobre a fotografia: 

O primeiro a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833). Em 1827, Niépce demorou mais de oito horas para conseguir fazer a primeira "fotografia" da História. Captada em uma lâmina de estanho e feita com a luz do Sol, a imagem mostrava parte de um celeiro e uma árvore, a visão que Niépce tinha de sua oficina.  Em 1929, ele passou a trabalhar com Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), que inventou a primeira máquina fotográfica 12 anos depois.

Serviço

Mostra “O Fotógrafo Viajante":  Abertura sábado (22/10), às 13h30
Estação Júlio Prestes, Linha 8-Diamante  
De 23/10 a 22/11, das 4h à meia-noite
Grátis para usuários da CPTM
Tags