Voltar para Notícias Eventos | 21/11/2016 16:53:49

​Muro da Estação Comendador Ermelino terá grafite com história da região

O grande muro entre a Estação Comendador Ermelino e as centenárias ruínas da casa sede do Sítio Mirim será grafitado de 22 a 29 de novembro. A ação é uma parceria da CPTM com o Projeto Novas Brisas e Caminhos, do Instituto NUA - Grupo Ururay – Patrimônio Cultural. Serão grafitados desenhos com textos curtos contando parte da história da região.

A empreitada está a cargo do grafiteiro Cleber R. de Oliveira e de mais seis alunos, com idades entre 10 e 17 anos, da Oficina de Grafite do Projeto Novas Brisas e Caminhos. O principal propósito é apresentar a história do local e abordar a importância das ruínas do Sítio Mirim enquanto patrimônio tombado da cidade de São Paulo.  O grafite pretende contribuir para informar e mobilizar os moradores sobre a importância da conservação do local, que se encontra em elevado estágio de degradação.

Os jovens grafiteiros vão desenhar a Casa Bandeirista como ela era nos idos de 1750, século XVII, construída com a técnica taipa de pilão, que utiliza barro prensado e amassado. Hoje restam apenas paredes em ruínas.

Os índios guaianases, primeiros moradores da região, o rio Tietê e os Bandeirantes também serão retratados no grafite. Durantes escavações efetuadas por arqueólogos, foram encontrados vários vestígios da presença dos indígenas na zona leste paulista, como cerâmicas, armas e outros artefatos.

A Casa Bandeirista foi tombada pela Secretaria Municipal de Cultura em 1973. Já que conta um pouco da história de São Paulo e de como era a vida rural na época do Brasil Colônia.  A vivenda foi construída por volta de 1750, pelo guarda-mor Francisco de Godoy Preto, um bandeirante de relativa posse, pois além do sítio, tinha outras propriedades como ouro, prata, joias diversas, cobre, estanho, gado e escravos.

Grafite na CPTM
A CPTM trabalha em parceria com artistas independentes visando revitalizar áreas degradadas, além de promover a valorização da arte urbana. Ao longo dos últimos anos, estações e muros da CPTM vêm se transformando em grandes galerias de arte urbana, graças a parcerias com comunidades, artistas e ao apoio de empresas, ONGs e prefeituras.

Grafite no Sítio Mirim
Avenida Assis Ribeiro, altura do número 9500
Imediações da Estação Comendador Ermelino, Linha 12, Safira.