Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 05/05/2015 17:07:30

​​​​​​Muro da Estação Mooca ganha grafite inspirado em gatos

​Reconhecido no mundo do grafite pela pintura de gatos meio humanos, que interagem com o caos da cidade, o artista paulista Thiago Goms assina o novo grafite do muro externo da Estação Mooca, localizada na rua Monsenhor João Felipo, 83, na Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra).

A relação dos gatos com a rua, cuja independência é, segundo o artista, muito semelhante ao grafite, norteou o traçado de Goms, no mural que conta com 11 metros de largura e 3 metros de altura.

O tema escolhido, um gato tocando flauta, remete ao conto “Flautista de Hamelin”, dos Irmãos Grim, cujo texto narra a história de uma infestação de ratos em uma cidade alemã.

A ação integra o Projeto InstaGrafite, mídia social que desenvolve projetos especiais e exclusivos relacionados à arte de rua, por meio dos seguidores do Instagram. O objetivo é transformar e revitalizar bairros do mundo inteiro com cores e arte, atrelando a arte urbana a projetos sociais.

A arte do grafite na CPTM

A CPTM trabalha em parceria com artistas independentes visando recuperar áreas degradadas pela pichação. Além de executar a vedação e isolamento de via, o mural permite a revitalização do espaço, promovendo a valorização da arte urbana.

Ao longo dos últimos anos, estações e muros da CPTM vêm se transformando em grandes galerias de arte urbana, graças a parcerias com comunidades, artistas do grafite e ao apoio de empresas, ONG’s e prefeituras.

Ao apoiar ações de grafite, a CPTM se aproxima do público jovem e incentiva a preservação e renovação dos seus espaços.  Neste ano, abrindo as ações voltadas para o grafite aconteceu o 1º Festival de Grafite de Mogi das Cruzes – Caminhos para a Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Outra ação importante reuniu artistas plásticos e fotógrafos, que renovaram a fachada dos muros que margeiam a Estação Lapa, na Linha 7-Rubi.