Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 27/03/2017 19:50:53

 

​Muros da CPTM ganham cor em homenagem ao Dia do Grafite

 Celebrado em 27 de março, a efeméride relembra Alex Vallauri, ícone da arte urbana no Brasil



Tinta, formas abstratas, criatividade e muito talento marcaram o Dia do Grafite na CPTM. Celebrada nesta segunda-feira (27), a data foi responsável por uma intensa movimentação nos últimos quatro dias, com diversos artistas atuando em quatro estações diferentes. No total, 400 metros de muros foram grafitados. 

Os trabalhos de grafite começaram na última quinta-feira (23), com os artistas Binho Ribeiro e Lari Umeno que repaginaram o muro da Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante.

No sábado (25), grafiteiros do movimento Hip Hop no Túnel, coordenados por Michael Batista, conhecido como Micke, transformaram o muro da Estação Antônio Gianetti Neto, na Linha 11-Coral.  O evento celebrou a arte urbana com o som do Hip Hop.  Das 14h às 20h, coletivos de hip hop, batalha de MCs e de dança, discotecagem e apresentação de músicos que usam características do Soul e da MPB em suas composições deram o tom da festa. 

Ainda na capital, durante o fim de semana, o grupo do grafiteiro Daniel Duarte Costa, conhecido como “Nossa”, criou um desenho colorido e abstrato em um muro nas imediações do viaduto ferroviário, na Estação Tatuapé, que serve as linhas 11-Coral e 12-Safira.    

Na Linha 10-Turquesa, o muro no entorno da Estação Guapituba ganhou um grande mural assinado por um coletivo de artistas, que sob a coordenação da Secretaria de Cultura de Mauá, trabalhou durante todo o fim de semana.  

O resultado agradou ao público. Usuários e moradores vizinhos dos muros da CPTM não economizaram elogios. Antes, as pessoas que passavam por ali diariamente eram se deparavam com muros desgastados e, muitas vezes, coberto por propagandas irregulares. Agora com o grafite, os muros exibem cores e mensagens culturais que defendem a amizade e a liberdade 
 
Vizinha da Estação Guapituba, a moradora Miralda confirma que iniciativas como esta atraem olhares de quem passa pelo local.  “Achei lindo o trabalho dos meninos, não tem quem não pare na avenida para admirar a arte”!
 
Instituído por meio da Lei, o Dia do Grafite é comemorado em 27 de março. A data homenageia Alex Vallauri que faleceu em 26/03/1987. Considerado o precursor da arte urbana, Alex conquistou lugar de destaque em importantes mostras e bienais internacionais e, sobretudo, com suas obras espalhadas pelos muros cinzas da metrópole.

Grafite na CPTM
A CPTM trabalha em parceria com artistas independentes com o objetivo de revitalizar áreas degradadas, além de promover a valorização da arte urbana. Ao longo dos últimos anos, estações e muros da CPTM vêm se transformando em grandes galerias de arte urbana, graças a parcerias com comunidades, artistas e ao apoio de empresas, ONGs e prefeituras.

Tags