Notícias

Voltar para Notícias Relações Internas | 01/09/2016 17:19:42

 

​Na CPTM, o trabalho solitário de um plantador de orquídeas muda a paisagem

 

 

Mesmo sem se conhecerem, pessoas que amam a cidade estão buscando soluções para melhorar a paisagem urbana. Um auxiliar de limpeza, que presta serviço na CPTM, iniciou uma generosa ação ao espalhar mudas de orquídeas ao longo da ciclovia Rio Pinheiros.  

Apaixonado pela natureza, Olímpio Celestino Chaves Filho, 50 anos, trabalhou muitos anos como jardineiro. Ele não conhecia o projeto “Mil Orquídeas Marginais”, que desde dezembro de 2014 devolve orquídeas nativas às margens do rio Pinheiros.

Lentamente Olímpio tem espalhado orquídeas por onde passa. Com os anos de experiência, ele conseguiu multiplicar as orquídeas: “de uma muda, fiz sete e fui dobrando este número”, explica.
 
Ver o fruto do seu trabalho crescendo e florescendo nos troncos das árvores é, segundo Olímpio, a maior recompensa. Inclusive, ele está colhendo os frutos: sua nobre intenção está servindo de exemplo para outras pessoas que estão doando mudas para que ele continue embelezando a região. O trabalhador garante que as margens das estações da CPTM continuarão coloridas, pois ele prosseguirá com a missão de espalhar as orquídeas por onde passar.

A esse belo trabalho, soma-se o projeto Mil Orquídeas Marginais, de Alessandro Marconi e Carolina Sciotti. A dupla devolve orquídeas nativas às margens dos rios Pinheiros e Tietê. O sonhador Olímpio diz: “quero ver de longe a orquídea acenando para todos os carros da marginal do alto das árvores”. 

Sobre as orquídeas

Muito apreciada pelos brasileiros, as orquídeas são flores que podem significar amor, autoridade, poder, desejo e sedução, dependendo da cor das pétalas. O número impressiona: no mundo há cerca de 50 mil espécies, das quais 20 mil encontradas diretamente na natureza e outras 30 mil criadas em laboratório, a partir do cruzamento de espécies diferentes. O Brasil é um dos países mais ricos em tipos de orquídeas, com cerca de 3.500 espécies
Tags