Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 09/08/2016 12:54:58

 

​No mês do Folclore, Estação Dom Bosco recebe manifestações culturais

 Roda de Samba, exposições de bonecões de rua e cortejo integram a programação

Samba de Bumbo.JPG

Para celebrar o folclore brasileiro, a CPTM promoverá neste mês uma série de apresentações culturais na Estação Dom Bosco, que atende a Linha 11-Coral (Luz – Guaianases).

 
Na noite desta quarta-feira, dia 10, a Roda de Samba de Bumbo, organizada pelo Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes, abrirá as festividades encantando o público por meio da dança, do canto, do ritmo e da literatura popular, das 19h às 21h.

 
O samba de bumbo é um dos batuques que influenciaram o samba paulista. Tradicional das cidades de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, é uma manifestação cultural de grande interação. A boa notícia é que, a partir de setembro, começará o projeto Samba na Linha, com apresentação do grupo Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes. As atividades serão na primeira quarta-feira de cada mês, sempre no mesmo horário.
 
Na quinta-feira, dia 11, a estação receberá a Exposição Bonecos de Rua, que reúne sete bonecões confeccionados pelos artistas do grupo Cordão Folclórico Sucatas Ambulantes. Cavaletes com descrições sobre as técnicas usadas e nome dos personagens complementarão a mostra.
  
Encerrando as comemorações do mês do Folclore, no sábado, dia 20, será realizado o cortejo da 7ª Festa do Folclore Sucatas Ambulantes, a partir das 15h. Na ação, os sete bonecões se integrarão ao cortejo que percorrerá a passarela externa da Estação Dom Bosco. A festa propõe uma reflexão sobre o que é folclore e sua importância.

 
Criada com o objetivo de valorizar as ricas histórias e os maravilhosos personagens do folclore nacional, a data de 22 de agosto é considerada desde 1965, Dia do Folclore Nacional. De origem inglesa, a palavra folclore une os termos "folk", que significa povo, e "lore", cultura.

 
Bonecos.jpgAs atividades na Estação Dom Bosco são resultado da parceria entre a CPTM e o Núcleo Sociocultural Humaitá, localizado na rua Botuporã, 189, no bairro Itaquera.

 
Serviço:

 
Roda de Samba de Bumbo 
Dia 10/08, quarta-feira, das 19h às 21h 
Local: calçada da Estação Dom Bosco, em frente à Av. Sabado D'Angelo

 
Exposição de Bonecos de Rua 
De 11/08 a 08/09, diariamente, das 4h à meia-noite
Local: Estação Dom Bosco 

 
Cortejo da 7ª Festa do Folclore Sucatas Ambulantes  
Dia 20/08, sábado, a partir das 15h
Local: passarela externa da Estação Dom Bosco

 
Tags