Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 26/08/2015 12:15:38

 

​​Nova Estação Ferraz de Vasconcelos é entregue à população

 A partir desta quinta-feira, a nova estação abrirá no horário de operação da CPTM, das 4h à meia-noite, e a provisória será desativada

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 26/08, a nova Estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11-Coral (Luz – Estudantes), da CPTM. Com investimentos de R$ 41,8 milhões, a nova unidade tem 4.800 m² de área construída e está equipada com três elevadores e sete escadas rolantes, proporcionando mais conforto e segurança para os usuários.
 
Dotada de todos os itens de acessibilidade, como elevadores, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas, piso e rota táteis, a nova estação também dispõe de banheiros públicos comuns e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A estação está dimensionada para atender com conforto o aumento futuro da demanda de passageiros. Diariamente, embarcam nessa estação cerca de 20 mil usuários e a previsão é de que nos próximos anos chegue a 31,5 mil usuários por dia útil.
 ​
A estrutura do novo prédio conta com plataformas cobertas, que utilizam telhas translúcidas para permitir o aproveitamento da iluminação natural, gerando economia de energia elétrica. O local também tem sistema de captação de água da chuva, que após tratamento, é utilizada na limpeza e banheiros da estação. A comunicação visual moderna facilita o deslocamento dos usuários no interior do edifício, que também terá lixeiras para descarte de lixo comum e reciclável.
 
Para acessar a plataforma, o usuário dispõe de três escadas rolantes, duas fixas, além de um elevador destinado prioritariamente às pessoas com mobilidade reduzida. Outro benefício para a população é a passarela de acesso à estação, que permite a transposição da ferrovia, pela área não paga, e que permanecerá aberta 24 horas. A estação conta com dois acessos: um pela Praça da Bíblia e outro pela Praça da Independência. Cada acesso conta com duas escadas rolantes, uma fixa e um elevador.
 
Essas duas praças também foram reurbanizadas pela CPTM, bem como o viário do entorno. O local ganhou novo paisagismo, revitalizando o centro. A estação oferece bicicletário com capacidade para 136 vagas abertas ao público.

Tags