Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 25/06/2015 18:46:29

​Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM

A CPTM prosseguirá com as obras de modernização neste final de semana

Neste fim de semana, 27 e 28 de junho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização e manutenção preventiva em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

​Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Pirituba e Caieiras, em razão de serviços de modernização no sistema de rede aérea. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas nas estações.

Das 4h às 8h, os serviços de manutenção preventiva estarão concentrados nos equipamentos de sinalização entre as estações Água Branca e Pirituba. Das 7h às 20h, serão realizados serviços de infraestrutura na Estação da Luz. Das 8h às 16h30, haverá  manutenção preventiva na via permanente entre as estações Pirituba e Piqueri. O intervalo médio será de 28 minutos entre as estações Luz e Pirituba, e de 30 minutos entre Caieiras e Jundiaí.

​Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executados serviços de manutenção preventiva no sistema de rede aérea na região da Estação Carapicuíba. O intervalo médio será de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

​Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Sábado: das 23h até o fim da operação comercial, as intervenções serão realizadas nos equipamentos de via permanente entre as estações Ceasa e Cidade Universitária. O intervalo médio será de 12 minutos em toda a linha.

Domingo: das 9h às 19h, haverá manutenção preventiva nos equipamentos de via permanente entre as estações Osasco e Ceasa. A circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, para completar a viagem o usuário deverá usar os trens da Linha 8-Diamante. A partir das 23h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de rede aérea, entre as estações Ceasa e Cidade Universitária. O intervalo médio será de 24 minutos em toda a linha.

​Linha 11-Coral/ Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha devido aos serviços que serão realizados na extensão da Linha 11-Coral.

​Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das obras de implantação da nova Estação Suzano, o intervalo médio será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

​Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida, em função dos serviços no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão, que percorrerão os seguintes itinerários:

• Tatuapé – Itaim Paulista: os ônibus farão paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações USP Leste e São Miguel Paulista.
  • Itaim Paulista – Poá: os ônibus farão paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações Itaquaquecetuba e Aracaré.
  • Brás – Tatuapé: os usuários deverão utilizar os trens do Expresso Leste, na Linha 11-Coral.
As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das estações.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.​