Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 08/05/2017 19:12:35

 

​Projeto “Estação da Memória” desembarca no Brás

 Em comemoração aos 25 anos da CPTM, o Museu da Imigração promove ação educativa especial para a Estação Brás

Os amantes de história terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a saga de pessoas que migraram para o Brasil em busca de um novo começo. A viagem rumo ao passado dura uma hora e será realizada nesta terça-feira (9/05). O embarque será às 10h, na Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM.

Intitulado “Brás – Estação da Memória”, o projeto resgata um relacionamento antigo entre a Estação Brás e o Museu da Imigração que começou nos tempos em que o prédio histórico do museu funcionava na Hospedaria de Imigrantes. O local recebeu mais de 2,5 milhões de pessoas. 

Nessa ação, será desvendado um pouco dessa história utilizando cartas e depoimentos de pessoas que passaram pela antiga Hospedaria. Os manuscritos fazem parte do acervo do museu e foram selecionados por integrantes do projeto que também farão a leitura para o público. 

Para entrar no clima e despertar o lado nostálgico dos usuários, durante a apresentação serão tocadas algumas canções que marcaram época, como: “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa; “O trem das Sete”, de Raul Seixas, Encontros e Despedidas, de Maria Rita; e “Migração”, de Jair Rodrigues; além de canções populares como “Se Essa Rua Fosse Minha”. 

O projeto “Brás – Estação das Memórias” é resultado de uma parceria do Museu da Imigração e integra as ações que comemoram os 25 anos da CPTM, criada em 28 de maio. Neste período, a Companhia se consolidou como a maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, com 2,8 milhões de usuários transportados por dia útil. 

Diariamente os trens percorrem cerca de 80 mil km, ou duas voltas entorno da terra, em quase 2.750 viagens programadas. Juntas as seis linhas da CPTM somam 260,8 km de extensão, dos quais 136,5 km estão na capital paulista, que também conta com 46 estações do total de 92. Além da capital, a CPTM atende os moradores de outros 21 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Serviço

Brás – Estação da Memória
Dia: 9/05, terça-feira
Horário: às 10h 
Local: Estação do Brás da CPTM, próximo ao posto do Acessa S.Paulo
Grátis para usuários
Tags