Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 18/10/2016 09:44:57

 

​​​Projeto que escreve cartas para usuários volta à Estação Brás 

 Modernos escrivães escrevem cartas que são enviadas gratuitamente com foto do remetente tirada na hora

Cartas-Estopo-785.jpg

Oficio que começou em Portugal antes do Brasil ser descoberto, os escrivães ofereciam à população, em mesas postas ao longo da praça central, seus préstimos de escribas. Esse oficio está voltando nas estações da CPTM através do projeto Ateliê de Memória e Narrativa, do Coletivo Estopô Balaio, que escreve cartas a pedido dos usuários.

A iniciativa, que lembra a personagem Dora (Fernanda Montenegro) do filme Central do Brasil, de Walter Salles, retorna à Estação Brás, que atende as linhas 10, 11 e 12 (Turquesa, Coral e Safira), nesta quarta (19/10), das 10h às 13h. O grupo já havia passado na estação no ano passado. Quem passar pelo local poderá ter suas histórias, sentimentos e recados registrados em cartas, para serem enviadas à pessoa escolhida pelo usuário. Junto à correspondência, também seguirá uma foto do remetente feita na hora com uma câmera Polaroide.

 
O usuário que perder essa chance pode se programar para escrever a sua carta nos dias 25 e 26 de outubro, também na Estação Brás. 

 
Os integrantes do Coletivo Estopô Balaio chegam com o coração aberto, dispostos a ouvir as histórias daqueles que têm amigos e parentes distantes ou, simplesmente, desejam fazer uma declaração para a mãe, o pai, ou um grande amor. As cartas serão enviadas para qualquer local, do Brasil ou do mundo, retratando qualquer tema, anseio ou pedido de ajuda.

 
O Estopô revive ”O Auto dos Escrivães do Pelourinho” que nos mostra em cena personagens do cotidiano da Lisboa quinhentista, ou seja, escrivães que desenvolvem seu ofício na Praça do Pelourinho Velho, região central da cidade, próxima à Ribeira. Em mesas postas ao longo da praça, esses homens ofereciam à população seus préstimos de leitores e, principalmente, de redatores de cartas, de ofícios, de petições, de documentos de toda ordem, prática e ofícios registrados em obras históricas que descrevem a Lisboa antiga.

 
Serviço
Ateliê de Memória e Narrativa do Coletivo Estopô Balaio Serviço
Local: Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira  
Datas: dia 19, 25 e 26 de outubro  
Horário: das 14h às 17h
Tags