Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 07/12/2015 16:29:55

 

​“Sarau Até Quarta...” faz última edição do ano na Estação Tatuapé

 Em dezembro, serão homenageados o poeta Manoel de Barros e os idealizadores do projeto

A Estação Tatuapé da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recebe nesta quarta-feira (9/12) a última edição de 2015 do projeto “Sarau Até Quarta...”. A partir das 19h, o público poderá assistir e participar da ação. Para isso, basta se inscrever na hora. Vale declamar poesia, fazer leitura de crônicas ou trechos de livros. Também há espaço para interpretações de canções, autorais ou não. 
 
A última edição do ano fará uma homenagem póstuma ao poeta Manoel de Barros. Os idealizadores e produtores do sarau, Andreia Gonçalves e Sidney Leal, também serão celebrados, representando a geração de escritores independentes.
 
O homenageado

Manoel de Barros nasceu em 1916, em Cuiabá, Mato Grosso. Sua poesia se encaixa no pós-modernismo, com características do cotidiano do pantanal e a relação do ser humano com a natureza. Suas obras de maior destaque são “Livro sobre nada”, “Retrato do artista quando coisa” e “O Guardador de águas”. Considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX, ele morreu em novembro do ano passado.
 
Sarau “Até Quarta...” 
 
Realizada mensalmente desde novembro de 2014, a ação é fruto da parceria entre a CPTM e os escritores Sidney Leal, autor dos livros "Sussurros da Noite" e "Minhas Histórias de Mistério, Terror e Morte", e Andréia Gonçalves Garcia, autora do blog "A Viajante do Trem", no qual narra sua experiência como usuária da Linha 11-Coral. 
 
O “Sarau “Até Quarta...” surgiu a partir da grande interação dos usuários com os artistas da 9ª edição do Livro Livre, projeto de incentivo à leitura que completou 10 anos. “O sarau é um projeto democrático”, como define a escritora Andréia Gonçalves Garcia, que também coordena o evento: “qualquer um pode participar. É uma oportunidade de se expressar em um microfone aberto, intensificando a troca de experiências com o público”. 
 
Incentivo à cultura: com o objetivo de ocupar os espaços públicos ampliando o acesso dos usuários às manifestações artísticas, a CPTM promove projetos de fomento à arte e à leitura, com atividades que visam despertar as pessoas para o prazer de ler, grafitar e ouvir música, entre outros.
 
Serviço

“Sarau Até Quarta...” 
Local: Estação Tatuapé, linhas 11-Coral e 12-Safira
Data: 09/12, quarta-feira
Horário: das 19h às 21h

Tags