Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 26/01/2017 19:18:45

 

​​Testes gratuitos de HIV e Sífilis serão realizados em trailer ao lado da Estação Itaim Paulista

 O projeto “Fique Sabendo” procura atenuar o estigma e o medo que a população tem de testes ligados a vida sexual

Profissionais da área da saúde estarão à disposição do público para realizar testes rápidos de HIV e SÍFILIS, entre terça e quarta-feira (31/01 e 01/02), das 9h às 16h. O atendimento será feito em um trailer estacionado ao lado da Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana). 

Os usuários que passarem pelo local também poderão obter informações sobre ações de prevenção contra DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A iniciativa faz parte do projeto “Fique Sabendo”, ação da prefeitura de São Paulo, promovida pelo CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento “Sergio Arouca”, com o apoio da CPTM.

O projeto procura atenuar o estigma e o medo que a maioria das pessoas tem de testes ligados a vida sexual. Responsável pelo projeto, a coordenadora Vângela Rezende explica que, por preconceito, medo ou desconhecimento, as pessoas não vão ao CTA para se informar sobre DST ou retirar preservativos. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido será o controle da doença. Se as pessoas não vêm fazer o teste, nós vamos até elas”, ressalta.

É importante observar que o único instrumento de prevenção para essas doenças são preservativos e informações. Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, mais de 730 mil pessoas são portadoras do HIV no Brasil. Desse total, 145 mil não têm o vírus diagnosticado. 

Os testes são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.  

A detecção da sífilis também é feita em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.

Serviço:

Campanha Conscientização sobre DST “Fique Sabendo” 
Local: Rua Cordão de São Francisco, ao lado da Estação Itaim Paulista, Linha 12-Safira 
Data: terça-feira (31/01) e quarta-feira (01/02)
Horário: das 9h às 16h.
Grátis
Tags