Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 15/09/2016 17:18:33

 

​​Trem da CPTM recebe peça teatral neste fim de semana

 Viagem do Espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis”, sobre bairros da zona leste de São Paulo, começa na Estação Brás às 14h

 

Que tal curtir uma peça de teatro viajando de trem? A CPTM convida os usuários a participarem do espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis”, do coletivo Estopô Balaio, que se apresenta em uma composição da Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) neste fim de semana, com sessões sábado e domingo (17/09 a 09/10) a partir das 14h.

Os espectadores embarcam na Estação Brás da CPTM e recebem um fone de ouvido para escutar as narrativas poéticas sobre os bairros que margeiam as estações da Linha 12-Safira (Brás, Tatuapé, Penha, Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano).

O percurso dura cerca de 40 minutos e, ao chegar na Estação Jardim Romano, os participantes desembarcam e a peça continua pelas ruas do bairro, interagindo com os moradores por meio de poesia e percussão. 

Jardim Romano:  o bairro do extremo leste paulistano há cerca de dez anos sofre com alagamentos decorrentes de enchentes. No ano de 2010, o bairro ficou três meses debaixo d´água com aquela que seria a maior enchente que o Romano já teria vivido. 

O espetáculo “A cidade dos rios invisíveis “é inspirado no livro “As cidades invisíveis”, de Ítalo Calvino. O espectador, munido com um fone de ouvido e MP3, segue dentro do vagão do trem avançando o olhar pelas janelas. A paisagem vai se horizontalizando e o passageiro mergulha nas fábulas que ouve e que dizem respeito a tudo aquilo que se vê emoldurado pelas janelas. Ao chegar no Jardim Romano, o público desembarca e segue pelas ruas do bairro, que estão recheadas de dança de rua, rap, intervenções, teatro e grafites que retratam a experiência dos moradores com as enchentes que assolaram esse pedaço de cidade que vive invisível ao olhar de grande parte da metrópole. 

Os ingressos são gratuitos (40 pessoas por apresentação), mas é necessário pagar a tarifa para a viagem de trem e se inscrever antecipadamente pelo e-mail reservas@coletivoestopobalaio.com.br


Coletivo Estopô Balaio: com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o grupo tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes. Este é o terceiro ano do coletivo na CPTM, resgatando as experiências e memórias de atores-moradores da zona leste.

As viagens serão realizadas até o dia 9 de outubro, aos sábados e domingos, a partir das 14h. O ponto de encontro é o Espaço Cultural da CPTM no Brás. Confira a programação e participe!

“A Cidade dos Rios Invisíveis” – Coletivo Estopô Balaio
Setembro: 17,18,24 e 25
Outubro: 1,2,8 e 9
Sempre aos sábados e domingos 
Horário: às 14h (chegar com 30 min de antecedência)
Ponto de Encontro: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM 
Obs.: as reservas devem ser feitas pelo e-mail 
Tags