Voltar para Notícias Eventos | 11/05/2017 18:47:23

​​Trem do Cambuci: Expresso Turístico tem edição especial neste mês de maio​

Turistas tem a opção de conhecer o 7º Festival do Cambuci de Mogi das Cruzes

No fim de semana das mães, a proposta da CPTM é um passeio para toda a família. Neste sábado (13), o Expresso Turístico Mogi terá uma edição especial: o Trem do Cambuci, que promove o 7º Festival Gastronômico de Cambuci de Mogi das Cruzes.

Durante a viagem de 1h30, da Estação da Luz até a Estação Estudantes, os passageiros poderão degustar iguarias à base da fruta.

Após o desembarque, os turistas têm como opção de passeio visitar uma fazenda produtora de Cambuci, o Festival Gastronômico e o Museu Ferroviário de Sabaúna.  Outra opção é o roteiro de passeios na cidade.

O município de Mogi das Cruzes é um dos mais importantes produtores de Cambuci do Cinturão Verde, onde cresce a cada ano o potencial para cultivo, comercialização e uso do fruto, sempre relacionado à recuperação e conservação da Mata Atlântica.

O Festival do Cambuci é promovido pelo Instituto Auá, ONG pioneira da educação e conservação ambiental como desenvolvimento local do Cinturão Verde de São Paulo.

Expresso Turístico

O Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas. A viagem é feita em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. Cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), os vagões foram restaurados nas oficinas da CPTM.

Criado em 2009 pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), o Expresso Turístico oferece viagem para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para o embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40.

O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Os descontos podem chegar até 50% na compra de quatro passagens. Vale lembrar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de ida e volta de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo.

Bilheterias
Estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André