Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 27/02/2018 12:54:41

 

​Três mostras fotográficas do Senac São Paulo movimentam estações da CPTM​

 Fruto de produção de alunos, as exposições ficarão em cartaz nas estações Luz, Pinheiros e Cidade Universitária

 
Em meio ao vai e vem de pessoas, as exposições “Representações Visuais”, “Cotidiano” e “Imposições ao Feminino” poderão ser visitadas em três estações movimentadas da CPTM: Luz, Pinheiros e Cidade Universitária. Resultado de parceria do Senac São Paulo com a CPTM, as mostras ficarão em cartaz de 5 de ​março a 6 de abril.  

A ação é fruto da produção de alunos recém-formados no curso Técnico em Processos Fotográficos do Senac Lapa Scipião. As imagens contam histórias de memória afetiva, registram diferentes culturas, captam momentos do cotidiano e questionam padrões de comportamento da sociedade.

Cada um dos três projetos fotográficos poderá ser visto separadamente nas estações da CPTM, porém, as informações e a proposta de reflexão se complementam. Além disso, os temas das exposições acompanham a características de cada lugar. “A estação Pinheiros, por exemplo, foi escolhida porque a arquitetura faz as pessoas conversarem com a cidade. Isso é muito parecido com o que queremos levar ao público”, explica Isabel Cristina Mota, coordenadora da área em Fotografia do Senac Lapa Scipião.

Os temas de cada estação

“Representações Visuais” – Estação da Luz
Nessa exposição, as fotos ilustram a visão dos alunos sobre memória afetiva, ritos de passagem, daltonismo, etc. O objetivo é mostrar a capacidade que a imagem pode ter de preservar sentimentos individuais, além de ampliar as possibilidades de comunicação e carregar simbologias de momentos coletivos que perpetuam durante o decorrer da vida.

“Cotidiano” – Estação Pinheiros
A ação dos alunos retrata três pontos encontrados na sociedade: a gravidez na adolescência, culturas diferentes e a luta cotidiana das mulheres por uma sociedade mais igualitária.

“Imposições ao Feminino” – Estação Cidade Universitária
O projeto pretende discutir o tipo de comércio feito com a cultura de massa. Além de propor o olhar crítico sob a sociedade contemporânea, apresenta fragmentos que dialogam sobre exigências às mulheres, seja nos padrões estéticos, sociais e culturais, e que podem gerar problemas à saúde física e mental.

Arte na CPTM
Com o propósito de apoiar e difundir a arte popular, a CPTM abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.  

Serviço:

Mostras Fotográficas Senac
De: 05/03 a 06/04

“Representações Visuais”
Local: Estação da Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral)

“Imposições ao Feminino”
Local: Cidade Universitária (Linha 9-Esmeralda)

“Cotidiano”
Local: Estação Pinheiros (Linha 9-Esmeralda)

Grátis para usuários​
Tags