Voltar para Notícias Eventos | 31/03/2017 11:59:10

Expresso Turístico é opção para ir à Festa do Akimatsuri em Mogi

No dia 8 de abril, os turistas poderão conhecer a famosa festa japonesa

eXPRESSO-TREMJAPÃO-785.jpg

Que tal conhecer um pouquinho da cultura japonesa em uma cidade histórica e a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50? Essa é a proposta da CPTM para o sábado do dia 8 de abril, quando a cidade de Mogi das Cruzes recebe a maior festa japonesa da região, o Akimatsuri.

A palavra, de origem japonesa, significa Festival de Outono (Aki significa Outono e Matsuri corresponde à festival). A festa é uma forma dos descendentes de japoneses manterem viva a tradição de seus antepassados, que faziam oferendas aos deuses para agradecer pela colheita e bem-estar das pessoas. A celebração existe em Mogi desde 1986.

Para quem quiser aproveitar o festival para fazer uma viagem histórica, o embarque do Expresso Turístico-Mogi será na Estação da Luz, a partir das 8h e o trem parte às 8h30.

O Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas, percorrendo um trajeto de 50 quilômetros entre a capital e Mogi das Cruzes, em cerca de uma hora e meia. Durante o trajeto, os turistas recebem informações sobre a história da ferrovia e dos bairros por onde o trem passa. A viagem é feita em uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. Cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), os vagões foram restaurados nas oficinas da CPTM.

Após o desembarque, os visitantes poderão conhecer as plantações de caqui da região, além da famosa festa da colônia japonesa. Cabe ressaltar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até a Estação Estudantes, local de desembarque. Os roteiros complementares são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo do município.

Expresso Turístico

Expresso---Turístico-Carnaval-1540X550.jpg

Criado em 2009 pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), o Expresso Turístico oferece viagem para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para o embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40.

O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Lembrando que os descontos podem chegar até 50% na compra de quatro passagens. Os interessados podem obter mais informações e conferir a abertura de novas datas para viagens no site: http://cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx​.

Expresso Turístico- Mogi
Data: sábado, 8 de abril