Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 18/05/2016 19:34:13

 

​​​​​Virada Cultural: CPTM e Metrô  funcionam ininterruptamente 

 Confira também as obras de modernização

Os trens e estações da CPTM, do Metrô e da ViaQuatro vão funcionar de forma ininterrupta do início da operação de sábado, 21, até a meia-noite de domingo, 22. A operação especial é para facilitar os deslocamentos dos usuários pela cidade durante a realização da 12ª edição da Virada Cultural, que acontece neste fim de semana.

Na CPTM, que vai operar das 4h de sábado até a meia-noite de domingo, as 92 estações permanecerão abertas para embarque e desembarque. O intervalo entre os trens será de 20 minutos nas seis linhas e, de 30 minutos, na extensão da Linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno. 

 
As integrações com o Metrô poderão ser feitas na Estação da Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral) e nas estações Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Tatuapé e Brás (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Santo Amaro e Pinheiros (Linha 9-Esmeralda).

 
As estações do Metrô nas linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) e 4-Amarela (Butantã – Luz) estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários das 4h40 de sábado até a meia-noite de domingo. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Adolfo Pinheiro), da 0h às 12h de domingo (22), os usuários serão atendidos pelos ônibus do sistema Paese, em função da realização de testes do sistema de controle de trens. 

 
Bilhetes Antecipados
As empresas recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado, para facilitar o acesso às estações. A venda de bilhetes nas bilheteiras e carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos em máquinas de autoatendimento poderão ser feitos normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações. 

 
Segurança
Para garantir a segurança dos usuários no interior do sistema haverá reforço no quadro de agentes que ficarão distribuídos de forma estratégica ao longo das linhas e, principalmente, nas estações próximas às apresentações.  

 
Acesso de ciclistas ao sistema metroviário
Para os ciclistas que quiserem usar o sistema metroferroviário em seus deslocamentos, o acesso pode ser feito a partir das 14h do sábado até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de 4 bikes por trem e o embarque no último vagão. 

 
CPTM – SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário): 0800 055 0121
Funciona 24 horas. O Posto de Atendimento da Estação da Luz ficará aberto das 8h de sábado até 20h de domingo.
Metrô – Central de Informações: 0800 770 7722
Funciona diariamente das 5h30 às 23h30.
ViaQuatro – Central de Atendimento da Linha 4-Amarela: 0800 770 7100
De segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e no sábado e domingo, das 8h às 18h. 


Confira as obras de modernização

Neste final de semana, dias 21 e 22 de maio, a CPTM  prosseguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Veja a programação e planeje sua viagem​.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) 
Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea no trecho entre Caieiras e Franco da Rocha. O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Francisco Morato será de 20 minutos.
 
Extensão Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí) 
Domingo: das 7h às 18h, ocorrerão intervenções nos equipamentos de via permanente no trecho entre Francisco Morato e Botujuru. O intervalo médio dos trens entre as estações Francisco Morato e Jundiaí será de 30 minutos.
 
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea, entre as estações Presidente Altino e General Miguel Costa. Das 8h às 19h, também haverá serviços nos equipamentos de via permanente, entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa. 
 
Das 8h às 19h, o intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 20 minutos. Nos demais horários (das 4h às 8h e das 19h à meia-noite), o intervalo médio entre Júlio Prestes e Itapevi será de 10 minutos. 

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) 
Domingo: das 4h à meia-noite, em razão de intervenções no sistema de rede aérea, a circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino. Para completar a viagem, o usuário deverá utilizar os trens da Linha 8-Diamante. O intervalo médio entre as estações Presidente Altino e Grajaú será de 10 minutos. 

 
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) 
Domingo: das 4h à meia-noite, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Brás. O intervalo médio dos trens em toda a linha será de 20 minutos.
 
Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Tags