Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 26/06/2017 17:26:36

 

​​Últimos dias da exposição “Olhares sobre a Cachoeirinha” na Estação Santo Amaro da CPTM

 Curador Fernando Stickel selecionou 40 imagens sobre a rotina do bairro

Os usuários da Estação Santo Amaro, da Linha9 –Esmeralda da CPTM, têm até o dia 30/06 para conferir a mostra fotográfica itinerante “Olhares sobre a Cachoeirinha”. O curador Fernando Stickel selecionou 40 imagens que desvendam o cotidiano dos moradores do bairro, cravado na zona norte da capital paulista.

A mostra coletiva é resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de fotografia promovido pela Fundação Stickel, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Os usuários que passarem pelo local poderão conferir fotografias que revelam um olhar artístico e atento aos detalhes do bairro.

Sobre o curso
Organização sem fins lucrativos, a Fundação Stickel promove a inclusão social, cultural e econômica por meio das artes visuais, atuando com pessoas e comunidades nos bairros Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha. Desde 2009, a instituição ministra cursos gratuitos de fotografia, com duração de quatros meses e público alvo acima de 16 anos. 

Sobre o Bairro
Claro está que o nome cachoeirinha vem de uma bela cachoeira que existia na zona norte da cidade, aonde muitos banhistas da região iam se refrescar nos dias quentes. Tal cachoeira estava onde fica atualmente a maternidade do bairro. Suas primeiras menções na história são muito antigas e datam de 1600, quando os bandeirantes ainda percorriam a região em busca de ouro e de índios para escravizar.

Nos primeiros anos do século XIX, iniciou-se o loteamento das terras. A história nos diz também que, após o desembarque dos imigrantes japoneses nas terras brasileiras, um grupo resolveu ficar na capital e parte dele foi para a região da cachoeira. O primeiro nipônico a pisar naquelas terras foi Gunzaburo Omae, proprietário de uma grande chácara com onze filhos. Na região foi montada uma venda, que em seguida se transformou numa loja de material para construções, na área que, no correr dos anos, ficou conhecida como Largo do Japonês, famoso até hoje.

Arte na CPTM
Com o propósito de apoiar e difundir a arte popular, a CPTM abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras. 
Serviço

Mostra fotográfica “Olhares sobre a Cachoeirinha”
Local: Estação Santo Amaro da CPTM (Linha 9-Esmeralda)
Período: até 30/06
Horário: das 4h à meia-noite
Gratuito para usuários
Tags