Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 14/06/2017 16:44:25

 

​​​“O Brasil desde a janela do trem” é o tema da próxima palestra do projeto Memória Ferroviária

 O historiador Dr. Juan Cano abordará os benefícios da ferrovia em São Paulo

Nesta segunda-feira (19), das 19h às 21h, o historiador Juan Cano falará sobre “O Brasil desde a Janela do Trem”, palestra em que apresentará apontamentos sobre o estudo arqueológico das Oficinas da Companhia Paulista em Jundiaí. O evento acontecerá no auditório do CCO (Centro de Controle Operacional), na Estação Brás da CPTM. 

O workshop abordará as mudanças que a ferrovia trouxe para o estado de São Paulo nos âmbitos cultural, social e ambiental. O pesquisador utilizou como estudo de caso as oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro em Jundiaí que, para ele, são um elemento de grande protagonismo na fala, tanto para explicar como a arqueologia trabalha com os vestígios da ferrovia, como para refletir sobre a circulação internacional de ideias, pessoas e coisas que explicam o lugar ocupado pelo Brasil num mundo globalizado.

A quinta palestra do ciclo projeto Memória Ferroviária é aberta aos empregados da CPTM e ao público. Para participar gratuitamente, basta se inscrever pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br. 

As palestras gratuitas com especialistas celebram os 25 anos da CPTM e os 150 anos da São Paulo Railway Company (SPR), primeira ferrovia de São Paulo.

Licenciado em História da Arte, mestre em Arqueologia e Patrimônio e doutor em Arqueologia, Juan Cano é pesquisador da cultura material da industrialização e das ferrovias e coordenador dos levantamentos arqueológicos no projeto Memória Ferroviária da UNESP (Universidade Estadual Paulista).


Projeto Memória Ferroviária
Palestra: O Brasil desde a janela do trem
Data: segunda-feira, 19/06
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório CCO, Estação Brás da CPTM
Inscrição Gratuita pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br

Tags