Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 02/12/2019 13:07:48

 

​“Samba no Trem” da CPTM comemora o dia do estilo musical brasileiro

 Mais de 700 pessoas participaram de roda de samba em composição da Linha 9-Esmeralda

Samba no Trem.jpgPara comemorar o Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro, a CPTM realizou no último domingo (01/12) a 12ª Edição do “Samba no trem” na Linha 9-Esmeralda.  Mais de 700 pessoas embarcaram, em composição especial para o evento, na Estação Santo Amaro seguindo até a Estação Grajaú ao som de ritmos consagrados tocados por 16 comunidades de samba do Estado de São Paulo. 

Neste ano, a homenageada foi a cantora Beth Carvalho e cada carro do trem foi batizado com o nome de uma música famosa da sambista, entre elas a clássica “Coisinha do pai”. O evento também teve a participação da ala das baianas e das passistas da Escola de Samba Terceiro Milênio. Durante o trajeto de cerca de 40 minutos, os sambistas puderam comemorar o dia do estilo musical mais famoso do Brasil com muita diversão e alegria que se disseminava para os passageiros que assistiram das plataformas das estações o trem passando.    

Vagner Tombinho, do grupo Resenha de Batuqueiros, foi o responsável por organizar as comunidades de samba participantes e avalia que esse foi o melhor Samba no Trem. “Foi tudo muito organizado, alto astral, a gente agradece a CPTM pela realização do evento e pelo apoio da equipe de estações e segurança.”  

Para o presidente da CPTM, Pedro Moro, é muito importante homenagear o samba, que é uma das principais manifestações da cultura brasileira. “A Companhia sempre realiza ações que fortalecem e disseminam a nossa cultura para os cerca de 3 milhões de passageiros que recebemos diariamente. O ‘Samba no Trem’ foi um sucesso”.    

Origem da comemoração

O Dia Nacional do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso (1903 – 1964) e instituído pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa. A data marcou o dia em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez, em 2 de dezembro de 1940.


Tags