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Acessibilidade​​​​​

​A CPTM trabalha para adequar suas dependências às normas vigentes de acessibilidade. Das 57 estações, 43 já possuem condições de acesso às pessoas com deficiência ou restriç​ão de mobilidade. 

Algumas estações estão em obras, outras em fase de projetos, para que todas tenham itens de acessibilidade normativos. Além disso, as novas estações já são projetadas para serem totalmente acessíveis.

Para conferir os recursos de acessibilidade de cada estação, acesse Linhas CPTM e clique na estação que desejar, diretamente no mapa. 

As novas estações irão dispor de plataformas totalmente cobertas, escadas rolantes e itens de acessibilidade, como elevadores, rampas, corrimãos, pisos e rotas táteis, mapas em braile, além de assentos na plataforma, banheiros públicos comuns e sanitários adaptados para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Todos os colaboradores das estações estão habilitados para auxiliar pessoas com restrição de mobilidade durante o deslocamento nas dependências da CPTM.


icone_cadeirante.pngMapa e equipamentos de acessibilidade

Clique no link acima ver as estações acessíveis da CPTM e de quais equipamentos elas dispõem.

Obs.: para informações das estações das linhas 8 e 9 (operadas pela ViaMobilidade), clique aqui e depois na aba "mapa acessibilidade".



icone_cego.pngMapa acessível do Transporte (em texto)

Clique no link acima para abrir o mapa do transporte metropolitano para aplicativos que lêem a tela, auxiliando pessoas com deficiência visual.





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Táxi Acessível na Estação

É um serviço gratuito e exclusivo para pessoas com deficiência físico-motora. Está disponível em todas as estações da CPTM que ainda não contam com recursos de acessibilidade.

O funcionamento é simples. Se um usuário de cadeira de rodas chegar a uma estação que ainda não é totalmente acessível e desejar embarcar no sistema metroferroviário, ele pode contatar um colaborador da estação para chamar um Taxi Acessível. O taxista vai levar o passageiro até a estação acessível mais próxima.



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