São Paulo, 18 de maio de 2026 – A CPTM irá receber, nos dias 19 e 20 de maio, na Estação Palmeiras-Barra Funda, uma ação de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais, com atividades informativas abertas ao público. A iniciativa será realizada das 10h às 14h, em parceria com a Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite.
O Maio Roxo é um movimento internacional dedicado a ampliar a informação e a conscientização sobre doenças crônicas imunomediadas, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa. As doenças inflamatórias intestinais são condições crônicas que afetam o trato digestivo e podem provocar sintomas como dor abdominal, diarreia persistente e sangramento intestinal. Em casos mais graves, podem levar à perda de peso, febre e complicações que exigem intervenção cirúrgica. O diagnóstico envolve avaliação clínica e exames como colonoscopia, biópsia e exames de imagem.
Dados de estudo publicado na revista The Lancet Regional Health — Américas, com base no sistema público de saúde brasileiro, apontam crescimento médio de 12% ao ano nos casos de doenças inflamatórias intestinais no país, reforçando a importância do diagnóstico precoce e da disseminação de informação qualificada.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,2 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 53,5 mil km, ou 1,3 volta em torno da Terra, em 1.551 viagens programadas. Juntas, as quatro linhas da CPTM somam 142 km de extensão, dos quais 74 km estão na capital paulista, que também conta com 18 estações do total de 41. A CPTM atende os moradores de 12 municípios, incluindo a capital.
Serviço
Ação de Conscientização sobre o Maio Roxo
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e Expresso Aeroporto)
Data: Terça e quarta-feira (19 e 20/05)
Horário: das 10h às 14h