Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Informes


A Estação USP Leste, que atende a Linha 12-Safira da CPTM, recebe nos dias 27 (terça-feira) e 28 (quarta-feira) de setembro, das 12h às 17h, a Unidade Móvel LGBTQIA+. A ação acontece na área externa da estação, divulgando serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica, realizando agendamento on-line desses serviços aos interessados.

O evento é uma parceria com o Centro de Cidadania LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e gerido pela ONG ACESD.

Serviço
Unidade Móvel LGBTQIA+
Local: Estação USP Leste, que atende a Linha 12-Safira da CPTM
Data: Terça-feira e quarta-feira, 27 e 28 de setembro
Horário: das 12h às 17h

A Estação São Miguel Paulista, na Linha 12-Safira da CPTM, terá no dia 27 de setembro, terça-feira, uma ação para celebrar a chegada da Primavera, em parceria com o La Femme Institut.

Entre 09h e 13h serão oferecidos aos passageiros serviços de design de sobrancelhas e barbeiro. Além disso, serão distribuídos 200 vouchers para agendamento de serviços na unidade da parceria.

Serviço
Ação de beleza em comemoração à chegada da Primavera
Estação São Miguel Paulista – Linha 12-Safira da CPTM
27/09/2022 – das 09h às 13h

Sessão pública ocorre em 18/10; atual prédio principal deve ser demolido na obra

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou, na edição desta sexta-feira (23/09) do Diário Oficial do Estado de São Paulo, o edital de licitação para a execução de obras civis para adequação de acessibilidade da Estação Aracaré, na Linha 12-Safira.

A sessão pública será realizada em 18 de outubro, às 10h, e o edital está disponível nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.imprensaoficial.com.br. O projeto obedeceu às normas e recomendações estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pelas Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Instruções Técnicas (IT) do Corpo de Bombeiros.

Também são contempladas intervenções para o atendimento às condições de conforto dos colaboradores previstas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e soluções de segurança contra incêndio e de rota de fuga para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A Estação Aracaré localiza-se no município de Itaquaquecetuba e é a única da Linha 12-Safira que ainda conserva a edificação da estação original, inaugurada em 1950. Entretanto, a parada não é tombada pelos órgãos de regulação do Patrimônio Histórico, e para que todas as normas de acessibilidade e segurança passem a ser plenamente atendidas será necessária a demolição do prédio principal, atualmente localizado entre as duas plataformas.



Dois anos de obras

O projeto para a reforma da Estação Aracaré prevê que a duração das obras seja de 24 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço - o que ocorre depois da licitação, análise de propostas e documentação e homologação do processo.

As obras contemplarão a construção de nova passarela pública de transposição e acesso, com conjunto de novas escadas e elevadores para que se garanta pleno atendimento às normas de acessibilidade. Também serão instalados elevadores, e por estarem localizados em áreas de acesso público, contarão com antecâmara, conforme diretriz da CPTM. Já as escadas, em atendimento a alta demanda de circulação de ciclistas verificada no local, possuirão rampa lateral para auxílio na condução de bicicletas.

Além disso, devido à inexistência de um saguão de acesso à estação, já que os bloqueios estão localizados atualmente no centro das plataformas, é proposta a construção de novo saguão superior, que será acessado diretamente pela nova passarela de transposição. No limite entre elas, será instalado um portão que permitirá que a passarela permaneça operante nos momentos em que a estação estiver fechada.

O novo saguão terá Sala de Supervisão Operacional (SSO) e a linha de bloqueios, inclusive bloqueio acessível e portão manual – para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência numa eventual indisponibilidade operacional do bloqueio acessível. O acesso às plataformas se dará por elevador e escada fixa.

Já nas plataformas é proposta a regularização geral do piso de maneira a garantir a altura adequada aos trens que circulam na Linha 12-Safira. O projeto de alteamento das plataformas propõe a implantação de estrutura independente, com construção de novas fundações e laje de piso para garantir que, além do nivelamento do piso da plataforma ao material rodante, promova-se a diminuição do vão entre o trem e a plataforma.

Ainda com o objetivo de garantir total acessibilidade, haverá a aplicação de pisos táteis desde o lado oposto das vias públicas junto às travessias de pedestres que levam aos acessos da estação até o embarque nos primeiros carros dos trens nas plataformas. Os pisos também identificarão equipamentos, objetos não detectáveis por bengalas, degraus, rampas e bordas de plataformas.

O projeto contempla ainda a instalação de telefone para deficientes auditivos em área paga próximo aos bloqueios de acesso e sinalizações táteis em braile próximo aos embarques, acesso e instaladas em corrimãos e implantação de novos sanitários públicos, incluindo acessíveis, no pavimento superior da estação. Também está prevista a ampliação das áreas operacionais e técnicas com a criação de edificação anexa em área adjacente à edificação principal da estação, além da instalação de geradores de emergência e nova entrada de energia em média tensão com implantação de Cabine Primária e Sala para Transformador – para suprir o aumento de carga que haverá com a implementação dos elevadores.

Por fim, haverá a implantação de portão com barras antipânico próximo ao limite de embarque nos dois lados das plataformas, implantação de hidrantes, extintores e sistema de alarme e detecção de incêndio, além da construção de bicicletário com disposição de 245 vagas, um novo pátio de estacionamento de veículos com 15 vagas para automóveis - deste total uma será destinada a pessoa com deficiência e outra para pessoa idosa.

Jovens e estudantes de 14 a 24 anos matriculados no ensino médio, cursos técnicos ou superiores terão uma oportunidade para conquistar uma vaga de estágio e aprendizagem na quinta-feira (22/9) na Estação USP Leste, que atende a Linha 12–Safira da CPTM.

Entre 10h e 16h, o estande do “CIEE em Movimento”, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), fará o cadastramento para oportunidades de vagas de estágio e aprendizagem, bem como divulgação de cursos online, orientações e atendimento.

Entre 09h e 13h, profissionais de saúde prestarão serviços de aferição de pressão arterial, orientação nutricional e informações e prevenção sobre saúde mental.

A estação Tatuapé, da Linha 11-Coral da CPTM, recebe nesta sexta-feira (16/09) uma ação de saúde com orientações e informações referentes ao Setembro Amarelo – mês de conscientização sobre os riscos de doenças relacionadas a transtornos mentais.

Entre 9h e 13h, profissionais de saúde do Centro Educacional Latino-Americano prestam serviços de aferição de pressão arterial, orientação nutricional e orientação sobre prevenção e saúde mental.

A proposta da iniciativa é oferecer orientação e acolhimento às pessoas que passarem pelo local e estiverem dispostas a receber apoio.

Serviço:
Ação de saúde de orientação e informação referente ao Setembro Amarelo
Local: Estação Tatuapé (Linha 11-Coral)
Data: 16 de setembro
Horário: das 09h às 13h

Entre 09h e 13h, profissionais de saúde prestarão serviços de aferição de pressão arterial, orientação nutricional e informações e prevenção sobre saúde mental

A estação Tatuapé, da Linha 11-Coral da CPTM, recebe nesta sexta-feira (16/09) uma ação de saúde com orientações e informações referentes ao Setembro Amarelo – mês de conscientização sobre os riscos de doenças relacionadas a transtornos mentais.

Entre 9h e 13h, profissionais de saúde do Centro Educacional Latino-Americano prestam serviços de aferição de pressão arterial, orientação nutricional e orientação sobre prevenção e saúde mental.

A proposta da iniciativa é oferecer orientação e acolhimento às pessoas que passarem pelo local e estiverem dispostas a receber apoio.

Serviço:
Ação de saúde de orientação e informação referente ao Setembro Amarelo
Local: Estação Tatuapé (Linha 11-Coral)
Data: 16 de setembro
Horário: das 09h às 13h

Para a implantação de novo equipamento perto de Itaim, a circulação de trens ficará interditada, das 4h às 13h, entre as estações Jardim Helena-Vila Mara e Jardim Romano e será acionada a operação PAESE

Neste domingo (18/09), das 4h às 13h, o trecho entre as estações Jardim Helena-Vila Mara e Jardim Romano, da Linha 12-Safira, estará interditado para a implantação de um novo aparelho de mudança de via (AMV), localizado ao lado da Estação Itaim Paulista. Durante a interdição para os trabalhos da equipe, os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos da operação PAESE.

Os passageiros que estiverem na estação Jardim Helena-Vila Mara com destino à Calmon Viana, deverão embarcar nos ônibus PAESE localizados ao lado da estação, desembarcar em Jardim Romano e voltar ao sistema para prosseguir viagem.

Já os passageiros que embarcam na estação Jardim Romano para prosseguir viagem até Brás, deverão embarcar nos ônibus PAESE ao lado da estação e acessar Jardim Helena-Vila Mara para retornar ao sistema e prosseguir viagem.

Para o passageiro que for embarcar na Estação Itaim Paulista, será preciso utilizar o PAESE para acessar a Estação Jardim Romano (sentido Calmon Viana) e Jardim Helena-Vila Mara (sentido Brás).

Já quem embarca em Calmon Viana sentido Brás deve desembarcar em Jardim Romano, usar o ônibus PAESE e desembarcar em Jardim Helena-Vila Mara para seguir viagem pelo sistema. Quem embarca no Brás sentido Calmon Viana deve desembarcar em Jardim Helena-Vila Mara, usar o ônibus Paese e desembarcar em Jardim Romano para seguir viagem pelo sistema.

Também existe a opção de utilização da Linha 11-Coral com acesso pelas estações Brás e Tatuapé, visto que as duas estações atendem ambas as linhas e se conectam novamente em Calmon Viana.

Pontos de parada dos ônibus PAESE:
- Estação Jardim Helena-Vila Mara – Rua São Gonçalo do Rio das Pedras (altura do 1300)
- Estação Itaim Paulista: dois pontos na Rua Rafael Correa da Silva, 13 (um com destino à Jardim Helena-Vila Mara e outro com destino à Jardim Romano)
- Estação Jardim Romano – Rua José Alvares Moreira, 349.

Para orientar os passageiros, haverá comunicação informativa e direcional para localização dos pontos de embarque dos ônibus, além da emissão de avisos sonoros nos trens e estações. Os colaboradores da CPTM estarão à disposição dos passageiros para ajudar em caso de dúvidas.

Os passageiros também podem entrar em contato com os canais de atendimento Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Nova saída vai facilitar o fluxo de passageiros que utilizam as plataformas do Serviço 710 e da Linha 11-Coral, da CPTM.

A partir de hoje (14/09), a Estação da Luz passa a contar com a Passarela Metálica, que irá facilitar o fluxo de saída dos passageiros que utilizam as plataformas que atendem o Serviço 710 e a Linha 11-Coral. A inauguração foi feita, nesta tarde, com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e do presidente da CPTM, Pedro Moro.

Um complexo esquema de segurança, suporte técnico e operacional foi planejado para a movimentação da passarela metálica, que mede 40 metros e pesa quase 38 toneladas. O trabalho exigiu a mobilização de dois guindastes – um de 100 toneladas e outro de 220 toneladas, que foram fixados na Praça da Luz e durante alguns dias alteraram a paisagem do local.

A passarela, que teve investimento de R$ 2.6 milhões, funcionará apenas como desembarque e não será possível entrar na estação por essa passagem, uma vez que os bloqueios (catracas) continuam no acesso principal da estação.

Mais uma obra para melhorar o fluxo de passageiros

A inauguração da passarela é um importante passo para melhorar a fluidez na estação da Luz, mas não o único. Isso porque está sendo iniciada a construção do túnel de transferência para a Linha 4-Amarela de metrô.

O novo túnel é fundamental para melhorar o fluxo de passageiros, especialmente em horários de pico, pois deve desafogar a parte inferior da estação na ligação com as linhas 1-Azul e 4-Amarela. Com investimento de R$ 59,9 milhões (data base/2021), a conclusão da obra está estimada em 36 meses.

Com início no entroncamento entre o saguão 2 da estação da Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero, o novo túnel terá 125 metros e demanda prevista de circulação de 100 mil pessoas, que hoje já usam a estação para conexão com as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô. Esse fluxo será ajustado gradativamente com a utilização do túnel, cujo projeto básico está dimensionado para atender essa demanda.

Integram o projeto construtivo um novo acesso à CPTM na Rua Cásper Líbero, ao lado da entrada da Linha 4-Amarela, implantação de dois elevadores no acesso e mezanino, instalação de duas novas escadas rolantes, e a construção de duas novas escadas fixas na plataforma Central. O projeto também prevê a readequação dos sanitários existentes no mezanino do corredor principal e a construção de mais dois sanitários acessíveis.

A partir desta quarta-feira (14/09), os passageiros que utilizam o Serviço 710 da CPTM terão uma importante mudança no embarque e desembarque na estação Palmeiras-Barra Funda para continuidade das obras da extensão da Linha 13-Jade até Barra Funda. As composições que circulam com destino a Rio Grande da Serra passarão a utilizar a plataforma 7.

Já os trens com destino a Jundiaí continuam utilizando a plataforma 5 da estação.

Os passageiros estão sendo avisados por meio de cartazes na estação. Além disso, colaboradores da CPTM estarão à disposição para o esclarecimento de dúvidas sobre a mudança.

Alunos da Escola de Arte de Ribeirão Pires vão distribuir livros e farão apresentações musicais, entre 10h e 12h, para divulgar a I Feira Literária de Ribeirão Pires (FLIRP) que acontece nos dias 24 e 25 de setembro

A estação Ribeirão Pires, que atende a Linha 10-Turquesa, inaugura, nesta quarta-feira (14/09) das 10h às 12h, a 7ª Estante Livro Livre da CPTM. Em parceria com a Prefeitura, alunos da escola de Artes de Ribeirão Pires distribuirão livros e farão apresentações musicais para quem passar pela estação, divulgando a I Feira Literária que ocorrerá no município nos dias 24 e 25 de setembro, das 09h às 21h, em vários endereços da cidade.

Serviço:
Inauguração da 7ª estante Livro Livre da CPTM
Local: Estação Ribeirão Pires (Linha 10-Turquesa da CPTM)
Data: Quarta-feira, 14 de setembro
Horário: das 10h às 12h

Entre 09h e 13h, profissionais de saúde prestarão serviços de aferição de pressão arterial, orientação nutricional e informações e prevenção sobre saúde mental.

A estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi da CPTM, recebe nesta terça-feira (13/09) uma ação de saúde com orientações e informações referentes ao Setembro Amarelo – mês de conscientização sobre os riscos de doenças relacionadas a transtornos mentais.

Entre 09h e 13h, profissionais de saúde do Centro Educacional Latino-Americano prestam serviços de aferição de pressão arterial, orientação nutricional e orientação sobre prevenção e saúde mental.

A proposta da iniciativa é oferecer orientação e acolhimento às pessoas que passarem pelo local e estiverem dispostas a receber apoio.

Serviço:
Ação de saúde de orientação e informação referente ao Setembro Amarelo
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi)
Data: 13 de setembro
Horário: das 09h às 13h




Em 16/09 serão ofertados 82 lotes compostos por dormentes, trilhos e sucatas de minérios em geral; 14 vagões também serão leiloados

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realiza no próximo dia 16 de setembro, sexta-feira, o seu segundo leilão de inservíveis do ano de 2022. Nesta edição, serão leiloados 82 lotes, com expectativa de arrecadação mínima de R$ 10 milhões.

Entre os itens que estarão à disposição dos interessados estão 14 vagões, sendo 12 da série 2100 e dois da série 4800. Além disso, os principais itens disponíveis no leilão, que será presencial e online, serão dormentes de madeira, trilhos, sucata de diversos metais, como por exemplo, alumínio, cobre, aço e ferro, veículo ferroviário e materiais diversos, como transformadores, materiais de via permanente, bloqueios, materiais elétricos, entre outros.

O edital pode ser acessado no site da CPTM e www.arremataronline.com.br.

Alunos do curso técnico em "Processos Fotográficos" terão seus trabalhos exibidos entre 13 de setembro e 31 de outubro

A estação Franco da Rocha, da Linha 7-Rubi da CPTM, recebe, entre 13 de setembro e 31 de outubro, a exposição "Ascendência", que tem como mote o envelhecer, a ancestralidade e as memórias. Trata-se de trabalhos dos alunos do curso técnico em "Processos Fotográficos", do Senac Scipião, que homenageiam “aqueles que vieram antes de nós”.

As imagens serão centralizadas e adesivadas em vidros da estação. Este modelo de exibição foi para que as pessoas encontrem a exposição com facilidade e, com isso, atingir o maior número de passageiros.

Serviço
Exposição Ascendência - em parceria com o do Senac Lapa Scipião – alunos do curso técnico em 'Processos Fotográficos'
Local: Estação Franco da Rocha (Linha 7-Rubi)
Período: 13/09 a 31/10

Entre 13 e 30 de setembro, o Expresso Linha 10 ficará suspenso para continuidade das obras de modernização da estação São Caetano

A partir de terça-feira (13/09), a Linha 10-Turquesa da CPTM terá novas alterações na circulação de trens para o avanço de mais uma etapa das obras de melhoria na estação São Caetano. Nesta nova fase dos trabalhos, o Serviço Expresso Linha 10, que circula nos dias úteis entre as estações Santo André e Tamanduateí, ficará suspenso até 30/09. A alternativa aos passageiros é utilizar o Serviço 710, que estará operando normalmente no trajeto entre as estações Rio Grande da Serra e Jundiaí.

A interrupção ocorre para execução de serviços de montagem das estruturas metálicas da passarela de transposição das vias em continuidade às obras de modernização da estação São Caetano. Também passam por modernização as estações Utinga, Prefeito Saladino e Capuava, para garantir a adequação total de acessibilidade aos passageiros. Todas as obras serão concluídas até o final deste ano.

Além destas, uma nova estação Rio Grande da Serra será erguida para promover maior mobilidade à população. A nova estação ferroviária, que fará integração com o terminal municipal de ônibus, terá o projeto executivo doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.

Ao longo dos últimos três anos, a Linha 10-Turquesa, hoje parte do Serviço 710 (que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí sem a necessidade de transferência no Brás), recebeu intervenções que melhoraram expressivamente a qualidade do serviço oferecido aos passageiros. Todo o esforço das áreas envolvidas nas melhorias resultou na redução em 13 minutos do tempo de viagem, que passou de 56 minutos, em 2018, para 43 minutos no final de 2021.

Para alcançar este objetivo, a Diretoria de Operação e Manutenção criou vários grupos de trabalho (GT) para analisar e propor melhorias, estimulando a criatividade de seus colaboradores na busca de soluções para elevar a performance da linha. Entre as soluções encontradas, uma simples e eficaz foi a passarela móvel implantada na estação São Caetano, em novembro passado, medida que aumentou a velocidade dos trens no sentido Brás.

No decorrer de 2021, outras ações otimizaram a velocidade dos trens na entrada das estações. Em paralelo, o tempo de parada nas plataformas foi readequado para 30 segundos nas estações maiores e 15 segundos nas menos movimentadas. Outra ação fundamental foi a modernização da frota, iniciada em 2019. Além disso, em 2020, o Expresso Linha 10, serviço que liga nos horários de pico as estações Santo André e Tamanduateí, com uma parada em São Caetano, também passou a operar no sentido Tamanduateí-Santo André. A medida praticamente dobrou - de 17 para 33 - o número de viagens realizadas nos picos da manhã e tarde.

A CPTM também concluiu o projeto de iluminação das 13 estações que atendem a Linha 10-Turquesa. As lâmpadas fluorescentes foram substituídas pela tecnologia LED, de alta eficiência energética, que é extremamente vantajoso em comparação aos demais tipos de lâmpadas uma vez que é mais econômico, eficiente e tem maior durabilidade.

Entre 13 e 30 de setembro, o Expresso Linha 10 ficará suspenso para continuidade das obras de modernização da estação São Caetano

Presidente participa da abertura; além dos painéis, três artigos de colaboradores da companhia concorrem ao Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários

Entre os dias 13 e 16 de setembro, a CPTM estará presente na 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (AEAMESP). Com o tema “200 anos de Independência: Trilhos para o futuro do Brasil”, o evento - que tem como objetivo estimular o desenvolvimento do setor de transportes de passageiros sobre trilhos no Brasil - terá apresentação dos trabalhos técnicos, painéis temáticos, seminários, workshops e estandes virtuais, de forma a alcançar todo o público do Brasil e do exterior.

O presidente da CPTM, Pedro Moro, participará da mesa de abertura do evento a partir das 16h15 do dia 13. “Esse é um dos mais importantes eventos do setor metroferroviário do Brasil e as ideias discutidas nestes dias nos darão um direcionamento sobre o futuro desse setor tão fundamental para o desenvolvimento não apenas das cidades, mas de todo o país”, afirmou Pedro. Além do presidente da companhia, estarão presentes representantes do Metrô, Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos (EMTU), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (CREA-SP), Associação Nacional de Transporte sobre Trilhos (ANTP) e Consulado do Canadá.

O gerente geral de Manutenção da CPTM, Wilson Nagy, participará, no dia 14/09, às 14h15, do painel “Inovações no âmbito da manutenção”, ao lado de representantes do Metrô, Supervia, CCR Mobilidade e Trensurb. Sua apresentação abordará o que a área de manutenção da companhia realizou nos últimos três anos para melhorar os resultados, tanto para o passageiro quanto para a própria CPTM, no que se refere a ganhos financeiros.

Também na quarta-feira, às 17h, o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica, Maicon Satiro, participa do painel “Transformação do modelo de Gestão na CPTM”.

Já na sexta-feira (16), às 10h20, Maicon ainda participa do painel “ESG - Environment, Social & Governance”, que também terá a participação de um representante da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro.

Artigos de colaboradores concorrem ao 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários

Além da participação no evento principal, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária também conta com o Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, promovido pela ANPTrilhos e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP. O prêmio tem como objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhecer os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no setor metroferroviário.

Foi divulgada uma lista de 15 artigos finalistas divididos em três diferentes categorias, e o vencedor em cada uma delas ganhará um prêmio no valor de R$ 7 mil. A cerimônia de premiação acontece na abertura da Semana de Tecnologia Metroferroviária. Os artigos selecionados para desenvolvimento serão todos apresentados durante a Semana de Tecnologia, e entre eles estão três artigos de colaboradores da CPTM.

Os resultados obtidos com a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar e intergerencial são tema do artigo "Melhorias na Linha 10-Turquesa da CPTM", de autoria de Felipe Ribeiro Naves e Allan do Nascimento Silva, do Departamento de Manutenção de Sistemas Eletrônicos e Restabelecimento de Serviços (DOFS); Aguinaldo Milan, do Departamento de Manutenção de Veículos Ferroviários e Auxiliares (DORV); Anderson dos Santos Liberato, do Departamento de Circulação/Linhas 7 e 10 (DOC1); e Geraldo Magela Claudio, da Gerência de Manutenção de Via Permanente e Estrutura Civil (GOV).

Outro artigo que concorre ao prêmio é de autoria de Cleivan Augusto Biachin, da área de Gerência de Projetos da CPTM. O trabalho “BIM e linguagem de programação visual: parametrização, padronização e extração de planilhas”, mostra que o investimento para a utilização da metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção, traduzido do inglês Building Information Modeling) e as ferramentas tecnológicas inerentes a ela, além de garantir a redução de erros de compatibilização entre as disciplinas de projeto, promove o aumento de produtividade e a melhoria na qualidade dos projetos e das planilhas de quantidades e preços, garante também um melhor gerenciamento da informação, baseado em uma linguagem de programação visual.

O terceiro artigo, “Sistemas antifurto para sinalização ferroviária - Estudo de caso aplicado na linha 7-Rubi da CPTM” é de autoria de Daniela Bernardino Belém, Flávio de Moraes Andrade, Flávio Luís dos Santos, Cleberson Michel Felix Silva e Allan do Nascimento Silva, do Departamento de Manutenção de Sistemas Eletrônicos e Restabelecimento de Serviços (DOFS); Edison Aparecido Cândido do Departamento de Segurança Patrimonial (DOSP); e Francisco das Chagas Cardoso do Departamento de Planejamento e Manutenção de Via Permanente (DOFV).

O texto mostra que, a partir de uma abordagem múltipla e interdisciplinar, envolvendo a instalação de tampas para proteção de cabos centrais, a construção de uma rede de duto subterrânea para passagem dos cabos, a instalação de terminais antifurto para conexão ao trilho (terminal com menos visibilidade na via férrea), a instalação de travas de proteção em locações e sistema de alarme sonoro, foi possível registrar uma redução de 40% nos índices de vandalismos e furtos na estação Botujuru, preservando a integridade do sistema de sinalização.

Nos dias 12 e 13 de setembro, entre 12h e 17h, serão oferecidos serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica

A estação José Bonifácio, que atende a Linha 11-Coral da CPTM, recebe nos dias 12 (segunda) e 13 (terça) de setembro, das 12h às 17h, a Unidade Móvel LGBTQIA+. A ação acontece na área externa da estação, divulgando serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica, realizando agendamento on-line desses serviços aos interessados.

O evento é uma parceria com o Centro de Cidadania LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e gerido pela ONG ACESD.

Serviço
Unidade Móvel LGBTQIA+
Local: Estação José Bonifácio (Linha 11-Coral da CPTM)
Data: Segunda-feira, 12 de setembro e terça-feira, 13 de setembro
Horário: das 12h às 17h

A partir da próxima segunda-feira (05/09), os passageiros que utilizam o Serviço 710 da CPTM terão uma importante mudança no embarque e desembarque na estação Palmeiras-Barra Funda. As composições que circulam com destino a Rio Grande da Serra passarão a utilizar a plataforma 7. Já os trens com destino a Jundiaí continuam utilizando a plataforma 5 da estação.

Os passageiros estão sendo avisados por meio de cartazes na estação. Além disso, colaboradores da CPTM estarão à disposição para o esclarecimento de dúvidas sobre a mudança.

Como parte das obras de reforma da estação Palmeiras-Barra Funda, que atualmente atende as linhas 7-Rubi da CPTM e 8-Diamante da ViaMobilidade, além da Linha 3-Vermelha do Metrô, estão em andamento serviços de readequação das plataformas 7, 8, 9 e 10 da CPTM. Com investimento de R$ 4,9 milhões, o contrato contempla adequação e complementação de rota tátil existente no mezanino e região das plataformas 7/8 e 9/10, demolição de escada fixa, sendo substituída por uma nova escada rolante nas Plataformas 7/8 e instalação de um elevador de alta capacidade nas plataformas 9/10, além de troca de corrimãos e melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas.

Alem disso, a CPTM assinou em agosto de 2021 contrato para as obras de extensão a Linha 13-Jade até Palmeiras-Barra Funda. Com valor de R$ 158 milhões, haverá elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de rede aérea de tração, sinalização, suprimento de energia de tração e via permanente. As obras, com prazo de 36 meses para serem concluídas, serão feitas no trecho entre as estações da Luz, de onde parte o Expresso Aeroporto, e Barra Funda, e incluem também a construção de uma nova subestação de energia elétrica para alimentar os trens neste novo trecho.

A Estação Vila Aurora, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM, recebe no dia 5 de setembro, das 11h às 16h, a Unidade Móvel LGBTQIA+. A ação acontece na área externa da estação, divulgando serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica, realizando agendamento on-line desses serviços aos interessados.

O evento é uma parceria com o Centro de Cidadania LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e gerido pela ONG ACESD.

Justificativa: Pedido de Publicação de informe no Site

O evento é uma parceria com o Centro de Cidadania LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e gerido pela ONG ACESD.

Na sexta-feira (02/09), entre 11h e 16h, serão oferecidos serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica

A Estação Jaraguá, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM, recebe a Unidade Móvel LGBTQIA+ nesta sexta-feira (02/09), das 11h às 16h. A ação acontece na área externa da estação, realizando agendamento online de serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica aos interessados.

O evento é uma parceria com o Centro de Cidadania LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e gerido pela ONG ACESD.

Serviço Unidade Móvel LGBTQIA+
Local: Estação Jaraguá, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM
Data: Sexta-feira, 2 de setembro
Horário: das 11h às 16h

A Estação Piqueri, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM, recebe no dia 1º de setembro, das 11h às 16h, a Unidade Móvel LGBTQIA+. A ação acontece na área externa da estação, divulgando serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica, realizando agendamento on-line desses serviços aos interessados.

O evento é uma parceria com o Centro de Cidadania LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e gerido pela ONG ACESD.

Nos dias 01 e 02 de setembro, entre 9h e 13h, os passageiros que estiverem passando pela Estação Itaquaquecetuba, da Linha 12-Safira, poderão realizar algumas atividades voltadas à saúde e ao bem-estar.

Serão oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial, massagem e orientação nutricional. A ação com foco em promoção à qualidade de vida e bem-estar da população será realizada pelos alunos da Universidade de Guarulhos (UNG).

O espaço estará montado na área livre da estação, passarela externa.

A partir de 03 de setembro, haverá interdição total dos acessos da Rua Cásper Líbero, além de alterações nas três passagens (portões) principais da Passarela Central na Rua Mauá.

A partir de sábado (03/09), os passageiros que utilizam a estação da Luz devem ficar atentos a mudanças que vão ocorrer nos acessos e passagens à estação em razão do início das obras para construção do túnel de transferência para a Linha 4-Amarela de metrô. Com cerca de 250 mil passageiros por dia útil, a estação da Luz é uma importante parada com conexão às linhas 7-Rubi, 11-Coral e Serviço Expresso Aeroporto, da CPTM, além das linhas 1-Azul (Metrô) e 4-Amarela (ViaQuatro).

O novo túnel é fundamental para melhorar o fluxo de passageiros, especialmente em horários de pico, pois deve desafogar a parte inferior da estação na ligação com as linhas 1-Azul e 4-Amarela. Com investimento de R$ 59,9 milhões (data base/2021), a conclusão da obra está estimada em 36 meses.

Com início no entroncamento entre o saguão 2 da estação da Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero, o novo túnel terá 125 metros e demanda prevista de circulação de 100 mil pessoas, que hoje já usam a estação para conexão com as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô. Esse fluxo será ajustado gradativamente com a utilização do túnel, cujo projeto básico está dimensionado para atender essa demanda.

Integram o projeto construtivo um novo acesso à CPTM na Rua Cásper Líbero, ao lado da entrada da Linha 4-Amarela, implantação de dois elevadores no acesso e mezanino, instalação de duas novas escadas rolantes, e a construção de duas novas escadas fixas na plataforma Central. O projeto também prevê a readequação dos sanitários existentes no mezanino do corredor principal e a construção de mais dois sanitários acessíveis.

Mudanças na Operação
Para a implantação do novo túnel, será interditado totalmente o acesso da Rua Cásper Líbero, incluindo a bilheteria existente no saguão do local.

Também serão interditadas as três passagens (portões) da Passarela Central na Rua Mauá. Permanecem abertas outras três passagens na Rua Mauá, portanto, a entrada e a saída das pessoas serão feitas por esses portões laterais. Para facilitar o acesso ao passageiro, a primeira passagem (proxima à Avenida Tiradentes) possui rampa de acesso e está sendo construída outra rampa na última passagem, que dará acesso à Rua Cásper Líbero. A orientação é o passageiro utilizar como alternativa o acesso do Metrô à estação na própria Rua Cásper Líbero.

As interdições permanecerão até a conclusão da obra, prevista para 2024 com a reabertura das passagens e a abertura do novo acesso. Essas duas ruas também vão ter desvio de tráfego nas vias, com apoio dos órgãos de trânsito para rotas alternativas aos veículos e pedestres que circulam na região.

Além disso, para dar maior fluidez aos passageiros que utilizam a saída da Praça da Luz, acesso com maior movimentação, serão instalados três bloqueios a mais para atender melhor os horários de pico.

Para ajudar os passageiros nos deslocamentos no local no período de obras, haverá comunicação visual informativa e direcional, avisos sonoros na estação e as equipes de atendimento estarão à disposição para esclarecer dúvidas.

Os passageiros também podem entrar em contato com os canais de atendimento Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Com o novo espaço, somam-se 30 estações das cinco linhas da CPTM com salas de acolhimento para atendimento a vítimas de violência e importunação sexual

A partir desta quarta-feira (31/8), a Estação Comendador Ermelino, da Linha 12-Safira da CPTM, passa a contar com uma sala do Espaço Acolher, que oferece atendimento humanizado e com privacidade a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da companhia.

Com este novo local, a companhia disponibiliza salas de acolhimento em 30 estações das cinco linhas, sendo o 7º Espaço Acolher na Linha 12-Safira, por onde passam, em média, 237 mil passageiros por dia útil.

O Espaço Acolher foi criado para dar atendimento humanizado e acolhedor à vítima de importunação sexual, feito por uma pessoa preparada para lidar com a situação e longe do agressor. Além disso, a ampliação dessa rede de apoio eleva ainda mais a capacidade de atendimento às mulheres vítimas destes crimes - que precisam ser eliminados não apenas da CPTM, mas de toda a sociedade.

Para dar privacidade no atendimento à mulher e garantir que a vítima se sinta protegida após a ocorrência, o espaço fica em área administrativa, bem reservado e com acesso restrito. Após o primeiro atendimento com todo apoio, a vítima é conduzida ao distrito policial, com acompanhamento de um profissional da CPTM.

Espaço Acolher em números
Em 2021, houve registro de 110 ocorrências de importunação sexual na CPTM, sendo 32 atendidas pelo Espaço Acolher. Destas, 102 tiveram identificação do infrator e encaminhamento ao DP (incluindo todos os 32 atendimentos no Espaço Acolher) e 28 foram detidos.

Entre janeiro e julho de 2022, foram 60 ocorrências na CPTM, sendo 37 atendidas pelo Espaço Acolher, com 56 identificados e encaminhados ao DP (incluindo os 37 atendimentos no Espaço Acolher) e 19 ficaram detidos.

A CPTM possui Espaços Acolher nas seguintes estações:
• Linha 7-Rubi: Água Branca, Várzea Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Perus, Vila Aurora e Pirituba;
• Linha 10-Turquesa – Rio Grande da Serra, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul e Tamanduateí;
• Linha 11-Coral – Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guaianases, José Bonifácio e Bom Bosco;
• Linha 12-Safira – Comendador Ermelino, Itaquaquecetuba, Itaim Paulista, Jadim Romano e São Miguel Paulista;
• Linha 13-Jade – Aeroporto-Guarulhos.


E nas estações de integração:
Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), Tatuapé e Corinthians-Itaquera (Linhas 11-Coral e 12-Safira),
Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi).

Serviço
Espaço Acolher
Local: Estação Comendador Ermelino, Linha 12-Safira da CPTM
Data: quarta-feira, dia 31 de agosto



"CIEE em Movimento" acontece das 10h às 16h e também terá divulgação de cursos online, orientações e atendimento

Jovens e estudantes de 14 a 24 anos matriculados no ensino médio, cursos técnicos ou superiores terão uma ótima oportunidade para conquistar uma vaga de estágio e aprendizagem na terça-feira (30/08) na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM.

Entre 10h e 16h, o estande do “CIEE em Movimento”, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), fará o cadastramento para oportunidades de vagas de estágio e aprendizagem, bem como divulgação de cursos online, orientações e atendimento.

Além disso, ao realizar o cadastro o interessado concorre a um brinde do CIEE.

Serviço
CIEE em Movimento
Estação Palmeiras-Barra Funda – Linha 7-Rubi da CPTM
30/08, das 10h às 16h


Desta segunda (29/08) até 09 de setembro, a estação Rio Grande da Serra da Linha 10-Turquesa recebe um posto de vacinação contra Covid-19. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde vão imunizar a população, de segunda a sexta-feira (exceto nos feriados), das 17h às 19h30.

A campanha de vacinação tem o objetivo de ampliar o acesso da população acima de 18 anos ao imunizante e garantir maior abrangência da cobertura vacinal na região.

Para ter acesso ao imunizante, é necessário levar documento com foto e comprovante de vacinação anterior (caso não seja a primeira imunização).

Serviço
Campanha de vacinação contra Covid-19
Estação Rio Grande da Serra da Linha 10-Turquesa
Data: de 29 de agosto a 09 de setembro, de segunda a sexta-feira (exceto nos feriados)
Horário: das 17h às 19h30

Os passageiros que circularem pela Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM, nesta sexta-feira (26/08), das 12h às 13h, terão a oportunidade de participar da ação educativa ‘Na Ponta da Língua’, que oferece jogos e brincadeiras sobre a Língua Portuguesa.

A atividade, realizada toda última sexta-feira de cada mês, é feita usando totens e painéis para mostrar às pessoas expressões regionais e as diferentes culturas para transmitir, de forma lúdica e descontraída, conhecimento e curiosidades sobre a nossa língua.

Serviço
Na Ponta da Língua
Data: sexta-feira, 26/08/2022
Horário: 12h às 13h
Local: Saguão principal da Estação da Luz


Neste domingo (28/08), das 04h às 14h, o trecho entre as estações Jardim Helena-Vila Mara e Jardim Romano, da Linha 12-Safira, estará interditado para o serviço de demolição da estrutura de uma antiga passarela desativada, localizada ao lado da estação Itaim Paulista. Durante a interdição para os trabalhos da equipe, os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos da operação PAESE.

Os passageiros que estiverem na estação Jardim Helena-Vila Mara com destino à Calmon Viana, deverão embarcar nos ônibus PAESE localizados ao lado da estação, desembarcar em Jardim Romano e voltar ao sistema para prosseguir viagem.

Já os passageiros que embarcam na estação Jardim Romano para prosseguir viagem até Brás, deverão embarcar nos ônibus PAESE ao lado da estação e acessar Jardim Helena-Vila Mara para retornar ao sistema e prosseguir viagem.

Para o passageiro que for embarcar na Estação Itaim Paulista, será preciso utilizar o PAESE para acessar a Estação Jardim Romano (sentido Calmon Viana) e Jardim Helena-Vila Mara (sentido Brás).

Já quem embarca em Calmon Viana sentido Brás deve desembarcar em Jardim Romano, usar o ônibus PAESE e desembarcar em Jardim Helena-Vila Mara para seguir viagem pelo sistema. Quem embarca no Brás sentido Calmon Viana deve desembarcar em Jardim Helena-Vila Mara, usar o ônibus PAESE e desembarcar em Jardim Romano para seguir viagem pelo sistema.

Também existe a opção de utilização da Linha 11-Coral com acesso pelas estações Brás e Tatuapé, visto que as duas estações atendem ambas as linhas e se conectam novamente em Calmon Viana.

Para orientar os passageiros, haverá comunicação informativa e direcional para localização dos pontos de embarque dos ônibus, além da emissão de avisos sonoros nos trens e estações. Os colaboradores ficarão à disposição dos passageiros para ajudar em caso de dúvidas. Os passageiros também podem entrar em contato com os canais de atendimento Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Pontos de parada dos ônibus PAESE:
- Estação Jardim Helena-Vila Mara – Rua São Gonçalo do Rio das Pedras (altura do 1300)
- Estação Itaim Paulista: Avenida Marechal Tito, 4.380 (um com destino à Estação Jardim Helena-Vila Mara e outro com destino à Estação Jardim Romano)
- Estação Jardim Romano – Rua José Alvares Moreira, 349


As Estações Piqueri e Jaraguá, na linha 7-Rubi da CPTM, recebem a Unidade Móvel LGBTQIA+ na área externa das estações, divulgando serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica, realizando agendamento on-line desses serviços aos interessados.

A Estação Piqueri disponibilizará o serviço no dia 23 de agosto e na Estação Jaraguá no dia 24.

No próximo sábado (20/08), estações recebem Campanha de conscientização e combate à Esclerose Múltipla e vai oferecer aos passageiros aferição de pressão arterial, glicemia capilar em pessoas diabéticas ou com histórico da doença na família.

Para destacar a importância da conscientização e combate à Esclerose Múltipla, a CPTM irá realizar uma ação em parceria com PROZ Educação, no próximo sábado (20/08), nas estações Dom Bosco, Guaianases, que atendem a Linha 11-Coral, São Miguel Paulista, da Linha 12-Safira, e Mauá, da Linha 10-Turquesa. Entre 8h e 16h, a companhia oferecerá aos passageiros orientações, aferição de pressão arterial e glicemia capilar em pessoas com diabetes ou com histórico familiar da doença. >

Serviço:
Agosto Laranja
Local: Estações Dom Bosco, Guaianases, que atendem a Linha 11-Coral; São Miguel Paulista, Linha 12-Safira; e Mauá, Linha 10-Turquesa
Data: sábado, 20 de agosto
Horário: das 8h às 16h

A cultura do Hip Hop com disputa de rima acontece das 13h às 15h no Saguão Principal da estação

Quem passar pelo Saguão Principal da Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi, 10-turquesa e 11-Coral da CPTM, neste sábado (20/08), entre 13h e 15h, poderá participar da Batalha do Santa Cruz, disputa de rimas mais antiga de São Paulo. Realizada há 13 anos, a iniciativa e é responsável por fomentar a cultura Hip Hop.

Em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, a disputa propõe uma mistura de Rap com poesias da periferia. O evento conta com apresentações interativas, por meio dos ‘slammers’, como são chamados os integrantes das batalhas, que pedem sugestões de temas ao público durante os confrontos.

Serviço
Batalha do Santa Cruz
Local: Estação da Luz (linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM)
Data: 20/08
Horário: 13h às 15h

A formatura da primeira turma do MBI (Master Business Inovation) em Tecnologia Ferroviária da CPTM, acontecerá nesta quinta-feira (18/08) com o sentimento de dever cumprido e de um grande ganho de conhecimento por parte dos alunos - tanto pessoalmente, quanto como colaboradores da companhia.

O MBI, programa de Especialização Latu Sensu com foco no desenvolvimento de competências para a transformação digital e a cultura da inovação do negócio, foi o primeiro no mundo e no Brasil específico para o segmento ferroviário. Trinta e dois colaboradores de diferentes áreas da companhia formaram a primeira turma, e tiveram que lidar na prática, com um empecilho imprevisível que afetou a rotina dos estudantes: a pandemia.

A iniciativa do curso foi da CPTM e faz parte do momento de transformação digital pelo qual a empresa passa, que desde a criação do novo planejamento estratégico adotou a inovação e o empreendedorismo como objetivos estratégicos para os próximos anos. A Companhia segue buscando pelo diferente para se tornar uma referência em inovação, incentivando essa cultura entre os funcionários.

O MBI faz parte do Programa I.ON – um conjunto de ações que visa incentivar a cultura da inovação na empresa.

Quem utiliza a Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira, tem até a próxima sexta-feira, 19 de agosto, para realizar a inscrição para o 19º Mutirão da Catarata. O local de cadastramento, localizado na área paga, estará à disposição dos passageiros das 10h às 16h.

A ação é uma parceria entre a CPTM e o Instituto São Paulo de Ação Voluntária. A campanha é destinada a moradores do município de São Paulo, e os interessados devem levar consigo RG, CPF e comprovante de residência.

Até a última sexta-feira (12/08) foi registrado o cadastramento de 520 pessoas apenas nesta estação. No dia 21 de agosto serão feitos os exames para avaliar o grau da catarata e qual o olho mais comprometido.

Companhia irá disponibilizar, no dia 11 de agosto, medições de pressão arterial, glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas e orientação sobre a doença em Campanha de conscientização e combate à Esclerose Múltipla

Para destacar a importância da conscientização e combate à Esclerose Múltipla, a CPTM irá realizar uma ação em parceria com PROZ Educação, nesta quinta-feira, 11 de agosto, nas estações Dom Bosco, Guaianases (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), CECAP Guarulhos (Linha 13-Jade) e Mauá (linha 10-Turquesa). Entre 9h e 22h, a companhia oferecerá aos seus passageiros locais com orientações e testes de colesterol total e glicemia.

Serviço:
Agosto Laranja
Local: Estações Dom Bosco, Guaianases, que atendem a linha 11-Coral, São Miguel Paulista (linha 12-Safira) CECAP Guarulhos (linha 13-Jade) e Mauá (linha 10-Turquesa).
Dia: 11 de agosto, quinta-feira
Horário: das 9h às 22h – com intervalos sendo eles: 9h às 12h/14h às 16h/19h às 20h

A Estação José Bonifácio, que atende a Linha 11-Coral da CPTM, receberá entre os dias 9 de agosto de 10 de outubro a exposição da obra “Raízes”, uma intervenção urbana tridimensional de 1,80m x 1.60m.

A obra é composta por duas grandes partes: Rizoma e Coração. O Rizoma será exposto na estação José Bonifácio e a obra Coração ficara na sede do coletivo Grupo da Mata, responsável pela intervenção, localizada no bairro de Itaquera. A obra compõe o Roteiro Turístico Território Cultural Cria-Ativa COHAB 2, que percorre os pontos culturais da região.

Serviço
Obra “Raízes”
Estação José Bonifácio – Linha 11-Coral
De 09 de agosto a 10 de outubro


A CPTM realiza ação em parceria com a Associação de Diabetes Juvenil no dia 8 de agosto, próxima segunda segunda-feira, na Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral.

Entre 09h e 16h, os passageiros poderão esclarecer suas dúvidas e aprender como controlar o colesterol com profissionais da área. Além disso, serão oferecidos testes de colesterol total e glicemia.

A Estação USP Leste, que atende a Linha 12-Safira, recebe nos dias 08 e 10 de agosto, das 12h às 17h, a Unidade Móvel LGBTQIA+. A ação acontece na área externa da estação, divulgando serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica, realizando agendamento on-line desses serviços aos interessados.

A partir deste domingo (07/08), a Linha 10-Turquesa da CPTM terá novas alterações na circulação de trens para avanço em mais uma etapa das obras de melhoria nas estações Utinga e Prefeito Saladino. Nesta nova etapa dos trabalhos, os trens que seguem pela Linha 10-Turquesa sentido Rio Grande da Serra, não vão parar na plataforma 2 da Estação Prefeito Saladino. Já os trens que seguem em direção à Jundiaí, não vão parar na plataforma 1 da Estação Utinga.

Essa estratégia operacional será mantida até 30 de setembro. Desta forma, os passageiros que seguem sentido Rio Grande da Serra e desejam desembarcar na Estação Prefeito Saladino, devem seguir até a Estação Santo André e retornar.

Já para quem está seguindo sentido Jundiaí e quer desembarcar na Estação Utinga, precisa seguir até a Estação São Caetano e retornar.

As interdições das plataformas são necessárias para que as obras sejam feitas de forma segura para passageiros e profissionais. Entre as obras que serão feitas está a troca e substituição de bancos e comunicação visual; remoções e substituição de gradis; troca de pisos das plataformas e saguões das estações, instalações de pisos táteis; além de instalações elétricas e hidráulicas, como iluminação e telecomunicações.

Neste domingo (07/08), durante toda a operação comercial, não haverá circulação de trens no trecho entre as Estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi e entre Luz e Brás, na Linha 11-Coral. Por conta da interdição, os passageiros devem ficar atentos às mudanças porque neste dia os serviços 710 e o Expresso Aeroporto não vão funcionar. A interdição é necessária para a instalação de uma passarela metálica, que ligará a plataforma central da Estação da Luz à calçada da Praça da Luz, na Rua José Paulino. Durante a estratégia operacional, o serviço 710 será suspenso e a circulação de trens na Linha 10-Turquesa será feita entre as estações Rio Grande da Serra e Luz, e a operação da Linha 7-Rubi será feita entre as estações Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda. Além disso, a Linha 11-Coral vai operar somente no trecho entre as estações Estudantes e Brás. Para atender os passageiros, os caminhos alternativos serão pelo próprio sistema metroferroviário.

Para quem usa o serviço 710, as alternativas são as linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, que atenderá somente aos passageiros da CPTM, com a circulação de trens das 04h às 04h40 nos trechos entre Palmeiras-Barra Funda e Brás, da Linha 3-Vermelha, e Sé e Luz, da Linha 1-Azul. Além disso, os passageiros também podem optar pela Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, até a Estação Júlio Prestes, e, a partir das 4h40, pela Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro. Os passageiros da Linha 11-Coral, vindos da Estação Estudantes e que desejam seguir até Luz, devem desembarcar no Brás e pegar a Linha 10-Turquesa.

A alternativa para os passageiros que têm como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos é a Linha 13-Jade, que tem início na Estação Engenheiro Goulart e que pode ser acessada pela Linha 12-Safira.

Os colaboradores ficarão à disposição dos passageiros para ajudar nos deslocamentos e embarques. Para esclarecer dúvidas, é possível acessar os canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030. A passarela metálica só estará liberada para circulação de passageiros em 15 de setembro, após conclusão de alguns serviços complementares como iluminação, CFTV para monitoramento de segurança e sonorização

A partir desta segunda-feira (08/08), o serviço Expresso Linha 10, que liga as estações Santo André e Tamanduateí com parada apenas em São Caetano, na Linha 10-Turquesa da CPTM, volta a funcionar normalmente nos horários de pico (manhã e tarde) nos dias uteis, com intervalo médio programado de 30 minutos entre trens.

A interrupção foi iniciada em 18/07 e ocorreu para execução de serviços na via em continuidade às obras de reforma nas estações Utinga, Prefeito Saladino e São Caetano, na Linha 10-Turquesa. Estas três estações, assim como a Estação Capuava, estão em obras para garantir a adequação total de acessibilidade aos passageiros. Todas as obras serão concluídas até o final deste ano. Além destas estações, uma nova Estação Rio Grande da Serra será erguida em local escolhido para promover maior mobilidade à população. A nova estação ferroviária, que fará integração com o terminal municipal de ônibus, terá o projeto executivo doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.

A Estação Rio Grande da Serra, que atende a Linha 10-Turquesa da CPTM, continua com um posto de vacinação contra Covid-19 até 12 de agosto. Para atender o maior número de pessoas que passam pela estação, o posto vai atender em novo horário: das 17h às 19h30, sempre de segunda a sexta. A campanha tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao imunizante para garantir a abrangência das pessoas vacinadas. Os agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio Grande da Serra estão à disposição para imunizar a população maior de 12 anos com vacinas contra a Covid-19. Para ter acesso ao imunizante, é necessário levar documento com foto e comprovante de vacinação anterior (caso não seja a primeira imunização).

Serviço
Campanha de vacinação contra Covid-19
Estação Rio Grande da Serra – Linha 10-Turquesa da CPTM
Data: até 12 de agosto, de segunda a sexta-feira
Horário: das 17h às 19h30

Quem utiliza a Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, poderá realizar a partir desta quarta-feira (3/8) a inscrição para o 19º Mutirão da Catarata. Até o dia 19/8, o cadastramento estará à disposição do público de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A ação é uma parceria entre a CPTM e o Instituto São Paulo de Ação Voluntária.

A Estação José Bonifácio, que atende a Linha 11-Coral da CPTM, recebe nos dias 3 e 4 de agosto, das 12h às 17h, a Unidade Móvel LGBTQIA+. A ação acontece na área externa da estação, divulgando serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica, realizando agendamento on-line desses serviços aos interessados.

Serviço
Unidade Móvel LGBTQIA+
Local: Estação José Bonifácio – Linha 11-Rubi da CPTM
Data: Quarta e quinta-feira (03 e 04 de agosto)
Horário: das 12h às 17h

A Estação Calmon Viana, que atende as Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, ganhará desenho de grafite em referência aos 30 anos da companhia. A expressão artística será desenvolvida pelo colaborador Rodrigo de Souza Lazarino, maquinista há 13 anos na empresa, que dedicará a arte em homenagem ao seu ofício.

O desenho inspirado em um trem será pintado na sala dos maquinistas na plataforma 4 da estação. Outra obra do artista também já foi instalada em uma parede na Estação Engenheiro Manoel Feio, na Linha 12-Safira. Na CPTM desde 2009, Rodrigo Lazarino dedica tempo nas horas vagas para desenvolver suas criações em desenho, pintura em tela e arte urbana.

O grafite terá dois metros de tamanho e extensão e será feito no dia 31 de julho.

A Estação Rio Grande da Serra, que atende a Linha 10-Turquesa da CPTM, terá um posto de vacinação contra Covid-19 no período entre os dias 01 e 12 de agosto, somente de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h30. A campanha tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao imunizante para garantir a abrangência das pessoas vacinadas.

Os agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio Grande da Serra estarão à disposição para imunizar a população maior de 12 anos com vacinas contra a Covid-19. Para ter acesso ao imunizante, é necessário levar documento com foto e comprovante de vacinação anterior (caso não seja a primeira imunização). Serviço

Campanha de vacinação contra Covid-19
Estação Rio Grande da Serra – Linha 10-Turquesa da CPTM
Data: 01 a 12 de agosto, de segunda a sexta-feira
Horário: das 18h às 20h30

Os passageiros que passarem pela Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi, 10-turquesa e 11-Coral da CPTM, nesta sexta-feira (29/07), das 12h às 13h, terão a oportunidade de participar da ação educativa ‘Na Ponta da Língua’, que oferece jogos e brincadeiras sobre a Língua Portuguesa.

Durante a inciativa, realizada em parceria com o Museu de Língua Portuguesa, educadores vão até o saguão principal da estação para interagir com o público, fazendo provocações sobre a língua portuguesa, a cultura brasileira ou dos países que também adotam o idioma Português.

Os passageiros que passarem pela Estação Mogi das Cruzes, da Linha 11-Coral da CPTM, nesta sexta-feira (29/07) podem receber gratuitamente livros que serão distribuídos em comemoração à Semana Nacional do Escritor.

Durante a ação de incentivo à leitura, organizada em parceria com o Lions Clube Mogi das Cruzes Itapety, que acontece das 10h às 13 horas (ou até acabarem os estoques), serão distribuídos 400 livros de diferentes gêneros literários, entre romance, ficção e história.

A Estação Brás, que atende as linhas 7-Rubi, 11-Coral e 12-Safira, passa a contar com organizadores de fluxo na plataforma 2 para embarque no serviço 710, sentido Estação Rio Grande da Serra. O objetivo da estratégia operacional é organizar o embarque e desembarque nos trens e garantir a segurança dos passageiros.

As barras estão sendo instaladas em toda a plataforma nos pontos de parada das portas dos trens e a proposta é que os organizadores funcionem como um guarda-corpo na região de parada das portas de trens, protegendo os passageiros enquanto aguardam as composições. O projeto que será monitorado para avaliação e posterior implantação em outras estações.

A Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, terá mais uma saída com a instalação de uma passarela metálica, que ligará a plataforma central da estação à calçada da Praça da Luz, na Rua José Paulino.

Para a execução do serviço e movimentação da pesada estrutura, a circulação de trens ficará interditada no trecho entre as estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda durante toda a operação comercial do domingo, dia 07/08. A estratégia operacional adotada é para garantir a segurança da equipe e do transporte dos passageiros durante o içamento do conjunto de peças. O prazo para a liberação da passarela para uso dos passageiros está previsto para 15 de setembro.

Um complexo esquema de segurança, suporte técnico e operacional foi planejando para a movimentação da passarela metálica, que mede 40 metros e quase 38 toneladas. O trabalho exigirá a mobilização de dois guindastes – um de 100 toneladas e outro de 220 toneladas, que serão fixados na Praça da Luz. Para isso, haverá interdição do viário com apoio da equipe da CET.

Alteração na circulação - Durante todo o domingo, dia 07, não haverá circulação de trens entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, afetando o serviço 710, que atende as linhas 7-Rubi e 10-turquesa. Na prática, a circulação de trens na Linha 10-Turquesa será feita entre as estações Rio Grande da Serra e Luz, e a operação da Linha 7-Rubi será feita entre as estações Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda. Além disso, a Linha 11-Coral vai operar no trecho entre Estudantes e Brás. Para atender os passageiros, os caminhos alternativos serão pelo próprio sistema metroferroviário.

Para quem usa o serviço 710, as alternativas são as linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, que atenderá somente aos passageiros da CPTM, com a circulação de trens das 04h às 04h40 nos trechos entre Palmeiras-Barra Funda e Brás, da Linha 3-Vermelha, e Sé e Luz, da Linha 1-Azul. Além disso, os passageiros também podem optar pela Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, até a Estação Júlio Prestes, e, a partir das 4h40, pela Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro.

Os passageiros da Linha 11-Coral, vindos da Estação Estudantes e que desejam seguir até Luz, devem desembarcar no Brás e pegar o serviço 710.

A partir de quinta-feira (28/07), a Linha 10-Turquesa da CPTM terá novas alterações na circulação de trens para avanço em mais uma etapa das obras de melhoria nas estações Utinga e Prefeito Saladino. Nesta nova fase dos trabalhos, os trens que seguem pela Linha 10-Turquesa em direção à Estação Rio Grande da Serra não vão parar em Utinga e em Prefeito Saladino. Isso porque a plataforma 2 dessas estações estarão interditadas. A plataforma 1, sentido Estação Jundiaí, que estava fechada durante os últimos dias nas duas estações, será reaberta.

Desta forma, os passageiros que embarcam nas estações Utinga e Prefeito Saladino e querem seguir sentido Estação Rio Grande da Serra, o caminho é embarcar na plataforma 1 sentido Estação São Caetano e lá pegar o trem para continuar viagem com destino para a estação terminal. Para os passageiros que vêm do ramal de Jundiaí e têm as estações Utinga e Prefeito Saladino como destino final, a alternativa é desembarcar na Estação Santo André e retornar.

Serviço Expresso Linha 10 - Desde 18 de julho, por conta das interdições para a realização das obras na via, o Serviço Expresso Linha 10, que circula nos dias úteis entre as estações Santo André e Tamanduateí, está temporariamente suspenso por um período estimado de 20 dias. A alternativa aos passageiros é utilizar o serviço 710, que estará operando normalmente no trajeto entre as estações Rio Grande da Serra e Jundiaí.

Neste domingo (24/07), a Estação Estudantes da Linha 11-Coral da CPTM não terá circulação de trens durante toda a operação comercial para obras de melhoria. A execução de serviços vai alterar em cerca de 650 metros a posição atual de um Aparelho de Mudança de Via (AMV) nas proximidades da estação.

Durante o período de interdição para os trabalhos da equipe de manutenção, os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos da operação PAESE. Os passageiros que embarcam na Estação Estudantes sentido Estação da Luz deverão pegar os ônibus até a Estação Mogi das Cruzes para acessar o sistema. Os passageiros com destino à Estação Estudantes deverão desembarcar em Mogi das Cruzes, pegar o ônibus do PAESE e seguir viagem até a estação terminal.

Pontos de parada dos ônibus PAESE:

  • Estação Estudantes: Avenida Alvaro Pavan, s/nº (ao lado da estação)
  • Estação Mogi das Cruzes: Praça Sacadura Cabral, s/nº (ao lado da estação)

Para orientar os passageiros, haverá comunicação informativa e direcional para localização dos pontos de embarque dos ônibus, além da emissão de avisos sonoros nos trens e estações. Os colaboradores ficarão à disposição dos passageiros para ajudar em caso de dúvidas. Os passageiros também podem entrar em contato com os canais de atendimento Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Nos dois próximos domingos, dias 17 e 24 de julho, a Estação Estudantes da Linha 11-Coral da CPTM não terá circulação de trens durante toda a operação comercial para obras de melhoria. A execução de serviços vai alterar em cerca de 650 metros a posição atual de um Aparelho de Mudança de Via (AMV) nas proximidades da estação.

Durante o período de interdição para os trabalhos da equipe de manutenção, os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos da operação PAESE. Os passageiros que embarcam na Estação Estudantes sentido Estação da Luz deverão pegar os ônibus até a Estação Mogi das Cruzes para acessar o sistema. Os passageiros com destino à Estação Estudantes deverão desembarcar em Mogi das Cruzes, pegar o ônibus do PAESE e seguir viagem até a estação terminal.

Pontos de parada dos ônibus PAESE:

  • Estação Estudantes: Avenida Alvaro Pavan, s/nº (ao lado da estação)
  • Estação Mogi das Cruzes: Praça Sacadura Cabral, s/nº (ao lado da estação)
Para orientar os passageiros, haverá comunicação informativa e direcional para localização dos pontos de embarque dos ônibus, além da emissão de avisos sonoros nos trens e estações. Os colaboradores ficarão à disposição dos passageiros para ajudar em caso de dúvidas. Os passageiros também podem entrar em contato com os canais de atendimento Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

O Expresso Aeroporto da CPTM, que liga a Estação da Luz à Estação Aeroporto-Guarulhos, não terá operação neste domingo (17/07), das 8h às 19h, por conta de obras que serão realizadas na Linha 11-Coral. Neste dia, o Expresso Aeroporto presta serviço no período da manhã, das 5h às 7h, e após 20h.

A alternativa aos passageiros que têm como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos é seguir pela Linha 13-Jade, que tem início na Estação Eng. Goulart e que pode ser acessada pela Linha 12-Safira.

Os passageiros podem esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

A partir de segunda-feira (18/07), a Linha 10-Turquesa da CPTM terá novas alterações na circulação de trens para a continuidade das obras nas Estações Utinga, Prefeito Saladino e São Caetano. Haverá mudança operacional nas plataformas da Estação Utinga e interrupção temporária na circulação do serviço Expresso Linha 10, que liga a Estação Santo André à Estação Tamanduateí.

Na Estação Utinga, a plataforma 1, sentido Jundiaí, ficará interditada e, com isso, a plataforma 2, sentido Estação Rio Grande da Serra, que estava fechada, será reaberta, o que significa que os trens que seguem pela Linha 10-Turquesa em direção a Jundiaí não vão parar em Utinga. A plataforma 1 da Estação Prefeito Saladino continua interditada também para a execução de obras de melhorias.

Desta forma, os passageiros que embarcam em Utinga e Prefeito Saladino sentido Estação Jundiaí devem retornar até a Estação Santo André. Para quem segue no sentido Estação Rio Grande da Serra e desembarca em Utinga é preciso seguir até São Caetano para retornar até Utinga.

Além disso, a partir desta segunda-feira (18), o Serviço Expresso Linha 10, que circula nos dias úteis entre as estações Santo André e Tamanduateí, ficará temporariamente suspenso por um período estimado de 20 dias.

A alternativa aos passageiros é utilizar o serviço 710, que estará operando normalmente no trajeto entre as estações Rio Grande da Serra e Jundiaí.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entregou, nesta sexta-feira (08/07), o Viaduto Ferroviário e o Complexo Viário Estrada dos Mendes, que integram a estrutura da Estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmerada de trens metropolitanos.

O projeto da implantação do trecho entre as Estações Grajaú e Varginha contempla a via férrea e as intervenções no sistema viário. O Viaduto Ferroviário Francisco Benedito da Silva, construído acima no nível da rua, e o Complexo Viário Estrada dos Mendes permitem que a circulação de trens no trecho ocorra sem interferências ou passagens em nível, garantindo a completa segurança dos pedestres, ciclistas e de motoristas.
Além disso, a estação passa a funcionar em horário integral a partir de sábado (09/07), diariamente, das 4h à meia-noite. A operação comercial plena é possível com a entrega do certificado de segurança, após um período de testes para adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes.

A estação beneficia 15 mil pessoas todos os dias e conta com acessibilidade completa e itens de sustentabilidade, de um bicicletário com capacidade para 100 vagas.

Ações são para organizar o fluxo de passageiros na estação durante evento religioso

A Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, adotará estratégia operacional para organização do fluxo de passageiros na concentração do evento religioso que acontece neste sábado (09/07), às 10 horas, nas proximidades da estação, localizada na região central de São Paulo.
O embarque de passageiros será feito pelo acesso da Rua Cásper Libero e o desembarque pelos acessos da Praça da Luz e da Pinacoteca. Essa estratégia estará em operação das 4h até as 10h. Além disso, haverá reforço do quadro de funcionários de atendimento, segurança e limpeza, bem como haverá sinalização para orientar os passageiros nos deslocamentos.

A CPTM iniciou nas estações Brás (Linhas 7-Rubi, 10-turquesa, 11-Coral e 12-Safira) e Guaianases (Linha 11-Coral) a substituição dos pisos de borracha sintética por granito.

Em Guaianases as obras tiveram início no final de junho nas plataformas 3 e 4. Já no Brás a reforma foi iniciada no saguão principal da estação, na área antes das catracas. Neste local, a previsão é que até o final de outubro todo o piso tenha sido substituído. Após a conclusão, será a vez do mezanino e das plataformas. O piso que será instalado nos dois locais será igual ao utilizado na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi e cuja instalação foi concluída no mês de junho.
A previsão é que a troca de pisos nas duas Estações seja concluída em 12 meses.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abriu em 30 de junho de 2022 uma consulta pública sobre um eventual processo de licitação para a concessão de Naming Rights para as estações das Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

A consulta será válida por 60 dias e os interessados poderão protocolar perante a CPTM suas considerações sobre o tema através do endereço eletrônico comercio@cptm.sp.gov.br. O edital está disponível no site da CPTM, na aba Chamamentos Públicos.

Governo do Estado de SP