Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Informes


Companhia irá disponibilizar, no dia 11 de agosto, medições de pressão arterial, glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas e orientação sobre a doença em Campanha de conscientização e combate à Esclerose Múltipla

Para destacar a importância da conscientização e combate à Esclerose Múltipla, a CPTM irá realizar uma ação em parceria com PROZ Educação, nesta quinta-feira, 11 de agosto, nas estações Dom Bosco, Guaianases (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), CECAP Guarulhos (Linha 13-Jade) e Mauá (linha 10-Turquesa). Entre 9h e 22h, a companhia oferecerá aos seus passageiros locais com orientações e testes de colesterol total e glicemia.

Serviço:
Agosto Laranja
Local: Estações Dom Bosco, Guaianases, que atendem a linha 11-Coral, São Miguel Paulista (linha 12-Safira) CECAP Guarulhos (linha 13-Jade) e Mauá (linha 10-Turquesa).
Dia: 11 de agosto, quinta-feira
Horário: das 9h às 22h – com intervalos sendo eles: 9h às 12h/14h às 16h/19h às 20h

A Estação José Bonifácio, que atende a Linha 11-Coral da CPTM, receberá entre os dias 9 de agosto de 10 de outubro a exposição da obra “Raízes”, uma intervenção urbana tridimensional de 1,80m x 1.60m.

A obra é composta por duas grandes partes: Rizoma e Coração. O Rizoma será exposto na estação José Bonifácio e a obra Coração ficara na sede do coletivo Grupo da Mata, responsável pela intervenção, localizada no bairro de Itaquera. A obra compõe o Roteiro Turístico Território Cultural Cria-Ativa COHAB 2, que percorre os pontos culturais da região.

Serviço
Obra “Raízes”
Estação José Bonifácio – Linha 11-Coral
De 09 de agosto a 10 de outubro


A CPTM realiza ação em parceria com a Associação de Diabetes Juvenil no dia 8 de agosto, próxima segunda segunda-feira, na Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral.

Entre 09h e 16h, os passageiros poderão esclarecer suas dúvidas e aprender como controlar o colesterol com profissionais da área. Além disso, serão oferecidos testes de colesterol total e glicemia.

A Estação USP Leste, que atende a Linha 12-Safira, recebe nos dias 08 e 10 de agosto, das 12h às 17h, a Unidade Móvel LGBTQIA+. A ação acontece na área externa da estação, divulgando serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica, realizando agendamento on-line desses serviços aos interessados.

A partir deste domingo (07/08), a Linha 10-Turquesa da CPTM terá novas alterações na circulação de trens para avanço em mais uma etapa das obras de melhoria nas estações Utinga e Prefeito Saladino. Nesta nova etapa dos trabalhos, os trens que seguem pela Linha 10-Turquesa sentido Rio Grande da Serra, não vão parar na plataforma 2 da Estação Prefeito Saladino. Já os trens que seguem em direção à Jundiaí, não vão parar na plataforma 1 da Estação Utinga.

Essa estratégia operacional será mantida até 30 de setembro. Desta forma, os passageiros que seguem sentido Rio Grande da Serra e desejam desembarcar na Estação Prefeito Saladino, devem seguir até a Estação Santo André e retornar.

Já para quem está seguindo sentido Jundiaí e quer desembarcar na Estação Utinga, precisa seguir até a Estação São Caetano e retornar.

As interdições das plataformas são necessárias para que as obras sejam feitas de forma segura para passageiros e profissionais. Entre as obras que serão feitas está a troca e substituição de bancos e comunicação visual; remoções e substituição de gradis; troca de pisos das plataformas e saguões das estações, instalações de pisos táteis; além de instalações elétricas e hidráulicas, como iluminação e telecomunicações.

Neste domingo (07/08), durante toda a operação comercial, não haverá circulação de trens no trecho entre as Estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi e entre Luz e Brás, na Linha 11-Coral. Por conta da interdição, os passageiros devem ficar atentos às mudanças porque neste dia os serviços 710 e o Expresso Aeroporto não vão funcionar. A interdição é necessária para a instalação de uma passarela metálica, que ligará a plataforma central da Estação da Luz à calçada da Praça da Luz, na Rua José Paulino. Durante a estratégia operacional, o serviço 710 será suspenso e a circulação de trens na Linha 10-Turquesa será feita entre as estações Rio Grande da Serra e Luz, e a operação da Linha 7-Rubi será feita entre as estações Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda. Além disso, a Linha 11-Coral vai operar somente no trecho entre as estações Estudantes e Brás. Para atender os passageiros, os caminhos alternativos serão pelo próprio sistema metroferroviário.

Para quem usa o serviço 710, as alternativas são as linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, que atenderá somente aos passageiros da CPTM, com a circulação de trens das 04h às 04h40 nos trechos entre Palmeiras-Barra Funda e Brás, da Linha 3-Vermelha, e Sé e Luz, da Linha 1-Azul. Além disso, os passageiros também podem optar pela Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, até a Estação Júlio Prestes, e, a partir das 4h40, pela Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro. Os passageiros da Linha 11-Coral, vindos da Estação Estudantes e que desejam seguir até Luz, devem desembarcar no Brás e pegar a Linha 10-Turquesa.

A alternativa para os passageiros que têm como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos é a Linha 13-Jade, que tem início na Estação Engenheiro Goulart e que pode ser acessada pela Linha 12-Safira.

Os colaboradores ficarão à disposição dos passageiros para ajudar nos deslocamentos e embarques. Para esclarecer dúvidas, é possível acessar os canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030. A passarela metálica só estará liberada para circulação de passageiros em 15 de setembro, após conclusão de alguns serviços complementares como iluminação, CFTV para monitoramento de segurança e sonorização

A partir desta segunda-feira (08/08), o serviço Expresso Linha 10, que liga as estações Santo André e Tamanduateí com parada apenas em São Caetano, na Linha 10-Turquesa da CPTM, volta a funcionar normalmente nos horários de pico (manhã e tarde) nos dias uteis, com intervalo médio programado de 30 minutos entre trens.

A interrupção foi iniciada em 18/07 e ocorreu para execução de serviços na via em continuidade às obras de reforma nas estações Utinga, Prefeito Saladino e São Caetano, na Linha 10-Turquesa. Estas três estações, assim como a Estação Capuava, estão em obras para garantir a adequação total de acessibilidade aos passageiros. Todas as obras serão concluídas até o final deste ano. Além destas estações, uma nova Estação Rio Grande da Serra será erguida em local escolhido para promover maior mobilidade à população. A nova estação ferroviária, que fará integração com o terminal municipal de ônibus, terá o projeto executivo doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.

A Estação Rio Grande da Serra, que atende a Linha 10-Turquesa da CPTM, continua com um posto de vacinação contra Covid-19 até 12 de agosto. Para atender o maior número de pessoas que passam pela estação, o posto vai atender em novo horário: das 17h às 19h30, sempre de segunda a sexta. A campanha tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao imunizante para garantir a abrangência das pessoas vacinadas. Os agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio Grande da Serra estão à disposição para imunizar a população maior de 12 anos com vacinas contra a Covid-19. Para ter acesso ao imunizante, é necessário levar documento com foto e comprovante de vacinação anterior (caso não seja a primeira imunização).

Serviço
Campanha de vacinação contra Covid-19
Estação Rio Grande da Serra – Linha 10-Turquesa da CPTM
Data: até 12 de agosto, de segunda a sexta-feira
Horário: das 17h às 19h30

Quem utiliza a Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, poderá realizar a partir desta quarta-feira (3/8) a inscrição para o 19º Mutirão da Catarata. Até o dia 19/8, o cadastramento estará à disposição do público de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A ação é uma parceria entre a CPTM e o Instituto São Paulo de Ação Voluntária.

A Estação José Bonifácio, que atende a Linha 11-Coral da CPTM, recebe nos dias 3 e 4 de agosto, das 12h às 17h, a Unidade Móvel LGBTQIA+. A ação acontece na área externa da estação, divulgando serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica, realizando agendamento on-line desses serviços aos interessados.

Serviço
Unidade Móvel LGBTQIA+
Local: Estação José Bonifácio – Linha 11-Rubi da CPTM
Data: Quarta e quinta-feira (03 e 04 de agosto)
Horário: das 12h às 17h

A Estação Calmon Viana, que atende as Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, ganhará desenho de grafite em referência aos 30 anos da companhia. A expressão artística será desenvolvida pelo colaborador Rodrigo de Souza Lazarino, maquinista há 13 anos na empresa, que dedicará a arte em homenagem ao seu ofício.

O desenho inspirado em um trem será pintado na sala dos maquinistas na plataforma 4 da estação. Outra obra do artista também já foi instalada em uma parede na Estação Engenheiro Manoel Feio, na Linha 12-Safira. Na CPTM desde 2009, Rodrigo Lazarino dedica tempo nas horas vagas para desenvolver suas criações em desenho, pintura em tela e arte urbana.

O grafite terá dois metros de tamanho e extensão e será feito no dia 31 de julho.

A Estação Rio Grande da Serra, que atende a Linha 10-Turquesa da CPTM, terá um posto de vacinação contra Covid-19 no período entre os dias 01 e 12 de agosto, somente de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h30. A campanha tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao imunizante para garantir a abrangência das pessoas vacinadas.

Os agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio Grande da Serra estarão à disposição para imunizar a população maior de 12 anos com vacinas contra a Covid-19. Para ter acesso ao imunizante, é necessário levar documento com foto e comprovante de vacinação anterior (caso não seja a primeira imunização). Serviço

Campanha de vacinação contra Covid-19
Estação Rio Grande da Serra – Linha 10-Turquesa da CPTM
Data: 01 a 12 de agosto, de segunda a sexta-feira
Horário: das 18h às 20h30

Os passageiros que passarem pela Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi, 10-turquesa e 11-Coral da CPTM, nesta sexta-feira (29/07), das 12h às 13h, terão a oportunidade de participar da ação educativa ‘Na Ponta da Língua’, que oferece jogos e brincadeiras sobre a Língua Portuguesa.

Durante a inciativa, realizada em parceria com o Museu de Língua Portuguesa, educadores vão até o saguão principal da estação para interagir com o público, fazendo provocações sobre a língua portuguesa, a cultura brasileira ou dos países que também adotam o idioma Português.

Os passageiros que passarem pela Estação Mogi das Cruzes, da Linha 11-Coral da CPTM, nesta sexta-feira (29/07) podem receber gratuitamente livros que serão distribuídos em comemoração à Semana Nacional do Escritor.

Durante a ação de incentivo à leitura, organizada em parceria com o Lions Clube Mogi das Cruzes Itapety, que acontece das 10h às 13 horas (ou até acabarem os estoques), serão distribuídos 400 livros de diferentes gêneros literários, entre romance, ficção e história.

A Estação Brás, que atende as linhas 7-Rubi, 11-Coral e 12-Safira, passa a contar com organizadores de fluxo na plataforma 2 para embarque no serviço 710, sentido Estação Rio Grande da Serra. O objetivo da estratégia operacional é organizar o embarque e desembarque nos trens e garantir a segurança dos passageiros.

As barras estão sendo instaladas em toda a plataforma nos pontos de parada das portas dos trens e a proposta é que os organizadores funcionem como um guarda-corpo na região de parada das portas de trens, protegendo os passageiros enquanto aguardam as composições. O projeto que será monitorado para avaliação e posterior implantação em outras estações.

A Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, terá mais uma saída com a instalação de uma passarela metálica, que ligará a plataforma central da estação à calçada da Praça da Luz, na Rua José Paulino.

Para a execução do serviço e movimentação da pesada estrutura, a circulação de trens ficará interditada no trecho entre as estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda durante toda a operação comercial do domingo, dia 07/08. A estratégia operacional adotada é para garantir a segurança da equipe e do transporte dos passageiros durante o içamento do conjunto de peças. O prazo para a liberação da passarela para uso dos passageiros está previsto para 15 de setembro.

Um complexo esquema de segurança, suporte técnico e operacional foi planejando para a movimentação da passarela metálica, que mede 40 metros e quase 38 toneladas. O trabalho exigirá a mobilização de dois guindastes – um de 100 toneladas e outro de 220 toneladas, que serão fixados na Praça da Luz. Para isso, haverá interdição do viário com apoio da equipe da CET.

Alteração na circulação - Durante todo o domingo, dia 07, não haverá circulação de trens entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, afetando o serviço 710, que atende as linhas 7-Rubi e 10-turquesa. Na prática, a circulação de trens na Linha 10-Turquesa será feita entre as estações Rio Grande da Serra e Luz, e a operação da Linha 7-Rubi será feita entre as estações Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda. Além disso, a Linha 11-Coral vai operar no trecho entre Estudantes e Brás. Para atender os passageiros, os caminhos alternativos serão pelo próprio sistema metroferroviário.

Para quem usa o serviço 710, as alternativas são as linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, que atenderá somente aos passageiros da CPTM, com a circulação de trens das 04h às 04h40 nos trechos entre Palmeiras-Barra Funda e Brás, da Linha 3-Vermelha, e Sé e Luz, da Linha 1-Azul. Além disso, os passageiros também podem optar pela Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, até a Estação Júlio Prestes, e, a partir das 4h40, pela Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro.

Os passageiros da Linha 11-Coral, vindos da Estação Estudantes e que desejam seguir até Luz, devem desembarcar no Brás e pegar o serviço 710.

A partir de quinta-feira (28/07), a Linha 10-Turquesa da CPTM terá novas alterações na circulação de trens para avanço em mais uma etapa das obras de melhoria nas estações Utinga e Prefeito Saladino. Nesta nova fase dos trabalhos, os trens que seguem pela Linha 10-Turquesa em direção à Estação Rio Grande da Serra não vão parar em Utinga e em Prefeito Saladino. Isso porque a plataforma 2 dessas estações estarão interditadas. A plataforma 1, sentido Estação Jundiaí, que estava fechada durante os últimos dias nas duas estações, será reaberta.

Desta forma, os passageiros que embarcam nas estações Utinga e Prefeito Saladino e querem seguir sentido Estação Rio Grande da Serra, o caminho é embarcar na plataforma 1 sentido Estação São Caetano e lá pegar o trem para continuar viagem com destino para a estação terminal. Para os passageiros que vêm do ramal de Jundiaí e têm as estações Utinga e Prefeito Saladino como destino final, a alternativa é desembarcar na Estação Santo André e retornar.

Serviço Expresso Linha 10 - Desde 18 de julho, por conta das interdições para a realização das obras na via, o Serviço Expresso Linha 10, que circula nos dias úteis entre as estações Santo André e Tamanduateí, está temporariamente suspenso por um período estimado de 20 dias. A alternativa aos passageiros é utilizar o serviço 710, que estará operando normalmente no trajeto entre as estações Rio Grande da Serra e Jundiaí.

Neste domingo (24/07), a Estação Estudantes da Linha 11-Coral da CPTM não terá circulação de trens durante toda a operação comercial para obras de melhoria. A execução de serviços vai alterar em cerca de 650 metros a posição atual de um Aparelho de Mudança de Via (AMV) nas proximidades da estação.

Durante o período de interdição para os trabalhos da equipe de manutenção, os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos da operação PAESE. Os passageiros que embarcam na Estação Estudantes sentido Estação da Luz deverão pegar os ônibus até a Estação Mogi das Cruzes para acessar o sistema. Os passageiros com destino à Estação Estudantes deverão desembarcar em Mogi das Cruzes, pegar o ônibus do PAESE e seguir viagem até a estação terminal.

Pontos de parada dos ônibus PAESE:

  • Estação Estudantes: Avenida Alvaro Pavan, s/nº (ao lado da estação)
  • Estação Mogi das Cruzes: Praça Sacadura Cabral, s/nº (ao lado da estação)

Para orientar os passageiros, haverá comunicação informativa e direcional para localização dos pontos de embarque dos ônibus, além da emissão de avisos sonoros nos trens e estações. Os colaboradores ficarão à disposição dos passageiros para ajudar em caso de dúvidas. Os passageiros também podem entrar em contato com os canais de atendimento Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Nos dois próximos domingos, dias 17 e 24 de julho, a Estação Estudantes da Linha 11-Coral da CPTM não terá circulação de trens durante toda a operação comercial para obras de melhoria. A execução de serviços vai alterar em cerca de 650 metros a posição atual de um Aparelho de Mudança de Via (AMV) nas proximidades da estação.

Durante o período de interdição para os trabalhos da equipe de manutenção, os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos da operação PAESE. Os passageiros que embarcam na Estação Estudantes sentido Estação da Luz deverão pegar os ônibus até a Estação Mogi das Cruzes para acessar o sistema. Os passageiros com destino à Estação Estudantes deverão desembarcar em Mogi das Cruzes, pegar o ônibus do PAESE e seguir viagem até a estação terminal.

Pontos de parada dos ônibus PAESE:

  • Estação Estudantes: Avenida Alvaro Pavan, s/nº (ao lado da estação)
  • Estação Mogi das Cruzes: Praça Sacadura Cabral, s/nº (ao lado da estação)
Para orientar os passageiros, haverá comunicação informativa e direcional para localização dos pontos de embarque dos ônibus, além da emissão de avisos sonoros nos trens e estações. Os colaboradores ficarão à disposição dos passageiros para ajudar em caso de dúvidas. Os passageiros também podem entrar em contato com os canais de atendimento Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

O Expresso Aeroporto da CPTM, que liga a Estação da Luz à Estação Aeroporto-Guarulhos, não terá operação neste domingo (17/07), das 8h às 19h, por conta de obras que serão realizadas na Linha 11-Coral. Neste dia, o Expresso Aeroporto presta serviço no período da manhã, das 5h às 7h, e após 20h.

A alternativa aos passageiros que têm como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos é seguir pela Linha 13-Jade, que tem início na Estação Eng. Goulart e que pode ser acessada pela Linha 12-Safira.

Os passageiros podem esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

A partir de segunda-feira (18/07), a Linha 10-Turquesa da CPTM terá novas alterações na circulação de trens para a continuidade das obras nas Estações Utinga, Prefeito Saladino e São Caetano. Haverá mudança operacional nas plataformas da Estação Utinga e interrupção temporária na circulação do serviço Expresso Linha 10, que liga a Estação Santo André à Estação Tamanduateí.

Na Estação Utinga, a plataforma 1, sentido Jundiaí, ficará interditada e, com isso, a plataforma 2, sentido Estação Rio Grande da Serra, que estava fechada, será reaberta, o que significa que os trens que seguem pela Linha 10-Turquesa em direção a Jundiaí não vão parar em Utinga. A plataforma 1 da Estação Prefeito Saladino continua interditada também para a execução de obras de melhorias.

Desta forma, os passageiros que embarcam em Utinga e Prefeito Saladino sentido Estação Jundiaí devem retornar até a Estação Santo André. Para quem segue no sentido Estação Rio Grande da Serra e desembarca em Utinga é preciso seguir até São Caetano para retornar até Utinga.

Além disso, a partir desta segunda-feira (18), o Serviço Expresso Linha 10, que circula nos dias úteis entre as estações Santo André e Tamanduateí, ficará temporariamente suspenso por um período estimado de 20 dias.

A alternativa aos passageiros é utilizar o serviço 710, que estará operando normalmente no trajeto entre as estações Rio Grande da Serra e Jundiaí.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entregou, nesta sexta-feira (08/07), o Viaduto Ferroviário e o Complexo Viário Estrada dos Mendes, que integram a estrutura da Estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmerada de trens metropolitanos.

O projeto da implantação do trecho entre as Estações Grajaú e Varginha contempla a via férrea e as intervenções no sistema viário. O Viaduto Ferroviário Francisco Benedito da Silva, construído acima no nível da rua, e o Complexo Viário Estrada dos Mendes permitem que a circulação de trens no trecho ocorra sem interferências ou passagens em nível, garantindo a completa segurança dos pedestres, ciclistas e de motoristas.
Além disso, a estação passa a funcionar em horário integral a partir de sábado (09/07), diariamente, das 4h à meia-noite. A operação comercial plena é possível com a entrega do certificado de segurança, após um período de testes para adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes.

A estação beneficia 15 mil pessoas todos os dias e conta com acessibilidade completa e itens de sustentabilidade, de um bicicletário com capacidade para 100 vagas.

Ações são para organizar o fluxo de passageiros na estação durante evento religioso

A Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, adotará estratégia operacional para organização do fluxo de passageiros na concentração do evento religioso que acontece neste sábado (09/07), às 10 horas, nas proximidades da estação, localizada na região central de São Paulo.
O embarque de passageiros será feito pelo acesso da Rua Cásper Libero e o desembarque pelos acessos da Praça da Luz e da Pinacoteca. Essa estratégia estará em operação das 4h até as 10h. Além disso, haverá reforço do quadro de funcionários de atendimento, segurança e limpeza, bem como haverá sinalização para orientar os passageiros nos deslocamentos.

A CPTM iniciou nas estações Brás (Linhas 7-Rubi, 10-turquesa, 11-Coral e 12-Safira) e Guaianases (Linha 11-Coral) a substituição dos pisos de borracha sintética por granito.

Em Guaianases as obras tiveram início no final de junho nas plataformas 3 e 4. Já no Brás a reforma foi iniciada no saguão principal da estação, na área antes das catracas. Neste local, a previsão é que até o final de outubro todo o piso tenha sido substituído. Após a conclusão, será a vez do mezanino e das plataformas. O piso que será instalado nos dois locais será igual ao utilizado na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi e cuja instalação foi concluída no mês de junho.
A previsão é que a troca de pisos nas duas Estações seja concluída em 12 meses.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abriu em 30 de junho de 2022 uma consulta pública sobre um eventual processo de licitação para a concessão de Naming Rights para as estações das Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

A consulta será válida por 60 dias e os interessados poderão protocolar perante a CPTM suas considerações sobre o tema através do endereço eletrônico comercio@cptm.sp.gov.br. O edital está disponível no site da CPTM, na aba Chamamentos Públicos.

Governo do Estado de SP