Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 27/05/2021 14:19:50

 

​CPTM comemora seu aniversário de 29 anos

 Na sexta-feira (28/05), a aniversariante CPTM oferece uma série de ações comemorativas, que vão relembrar a importância da companhia para o cotidiano de milhões de brasileiros

O aniversário de 29 anos da criação da CPTM, na próxima sexta-feira 28 de maio, é marcado por uma série de ações comemorativas, que vão relembrar a importância da companhia para o cotidiano de milhões de brasileiros. Também serão promovidos novos gestos de solidariedade, com ajuda para quem passa por dificuldades financeiras, neste momento de pandemia.

Para Pedro Moro, presidente da companhia, “o trabalho oferecido pela CPTM representa um dos maiores programas sociais do País. Temos a responsabilidade de melhorar, a cada dia, o transporte sobre trilhos, com ampliação dos serviços, da agilidade e da qualidade no caminho dos passageiros”. Segundo ele, “esta é uma data que aponta para o futuro, ao mesmo tempo em que relembra importantes conquistas do presente, com novas obras, trens e modernização de estações”.     

Alimento Solidário
Dois times de futebol, o Clube Atlético Juventus e o Nacional Atlético Clube, passarão, junto com a CPTM, a integrar campanha para estimular a doação de alimentos a famílias em situação de extrema vulnerabilidade.

Os clubes convidarão seus torcedores para o “Alimento Solidário”, promovido pelo Fundo Social de São Paulo, com apoio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Os primeiros 25 torcedores, de cada uma das equipes, que fizerem doação de pelo menos 3 kg de alimentos, ganharão ingressos para o Museu do Futebol.  Para isso, eles devem estar com a camisa do clube, nas estações Juventus-Mooca, da Linha 10-Turquesa (Juventus) e Água Branca, na linha 7-Rubi (Nacional), a partir das 11h00.

No total, mais de 180 estações e terminais da CPTM, Metrô e EMTU participam do “Alimento Solidário”, que tem como objetivo reunir doações de alimentos não perecíveis para que as prefeituras façam a distribuição a quem passa por dificuldades financeiras. As caixas de arrecadação podem ser encontradas próximas às catracas de acesso nas estações e terminais.

Vouchers de serviços de beleza
Outro evento comemorativo do aniversário da CPTM vai presentear os passageiros com vouchers de serviços de beleza pelo Instituto Embelleze. A ação ocorrerá nas estações Carapicuíba, Grajaú e Itaim Paulista, a partir das 10h, do dia 28.

Os atendimentos, com hora marcada, incluem corte de cabelo, serviços de manicure e design de sobrancelha. Também haverá sorteio de cestas com produtos de beleza. 

Distribuição de brindes
Os passageiros da CPTM receberão, no dia 28, na saída de estações, 20 mil pirulitos de coração em referência à data. A distribuição ocorrerá, pela manhã, na Palmeiras-Barra Funda, Júlio Prestes, Tatuapé, Brás e Pinheiros. À tarde, as lembranças serão oferecidas nas estações Tamanduateí, Francisco Morato, Berrini, Ferraz de Vasconcelos e Osasco. 

O Centro Universitário Univeritás também participará, com doação de brindes nas estações Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e Aeroporto-Guarulhos, no dia 28, e em Guarulhos-Cecap, no dia 27. Haverá ainda aferição de pressão e de índice de massa corporal, orientação sobre "educação internacional" e entrega de vales cursos gratuitos nas estações participantes da linha 13-Jade.    

Aniversário da CPTM 
Fundada em 28 de maio de 1992 após mudanças na Constituição de 1988, a CPTM herdou as linhas que eram administradas pela Fepasa, de origem estadual, e CBTU, proveniente do Governo Federal. 

Hoje, é a maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, com sete linhas que atendem 23 municípios, incluindo a capital paulista. 

Os trens percorreram, só no último ano, 217,9 milhões de quilômetros, o equivalente a três viagens a partir da Terra até o planeta Marte. Ao longo dos 271 quilômetros de extensão das vias da Companhia, foram realizadas 783,9 mil viagens. 

O trabalho da CPTM não para. Estão em obras três novas estações na linha 9-Esmeralda (Mendes-Vila Natal, Varginha e João Dias, sendo esta última feita pela iniciativa privada). Nos últimos anos, a companhia ganhou uma nova linha, a 13-Jade, com a expansão dos serviços até Guarulhos. Na linha 11-Coral, foi dada mais agilidade às viagens, com o Expresso Leste-Mogi, percorrendo o caminho entre as estações Estudantes e Luz, sem transferência em Guaianases. 

A Linha 12-Safira é outra que está mais rápida, com redução de tempo de viagem em 10 minutos, após novas sinalizações e obras no trajeto.

Na linha 7-Rubi, o passageiro conta agora com a nova estação Francisco Morato, que excluiu a necessidade de transferência de quem utiliza o percurso até Jundiaí. A baldeação obrigatória também não existe mais na estação Brás, por conta do novo serviço 710, que une, em viagem direta, o trecho Rio Grande da Serra e Jundiaí, entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.  

Recentemente, foram entregues sete novos trens da série 2500 para a linha 13-Jade. São composições fabricadas pela China, com salão continuo de passageiros e câmeras na parte externa e interna. Atualmente, toda a frota da CPTM conta com ar-condicionado. 

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda foram concedidas, abrindo espaço para novos investimentos vindos do setor privado.

Há também grandes obras de acessibilidade em quatro estações na linha 10: São Caetano do Sul, Utinga, Prefeito Saladino e Capuava.


Tags