Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 24/06/2022 12:31:57

 

​CPTM contrata anteprojeto para levar Linha 13-Jade até o bairro de Bonsucesso

 Contratação foi publicada no DO desta sexta-feira (24/06)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou nesta sexta-feira (24/06) no Diário Oficial do Estado de São Paulo a contração de prestação de serviços técnicos para elaboração de anteprojeto, estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira para ampliação da Linha 13-Jade, levando a mais nova linha da companhia para novos bairros do município de Guarulhos, incluindo Bonsucesso. 


A contratação do anteprojeto é parte fundamental para a extensão da Linha 13-Jade, pois é nesta etapa que serão definidas e consolidadas as principais diretrizes e características do empreendimento, tais como traçado, localização de estações e instalações de manutenção, tecnologias a serem utilizadas, dentre outros aspectos.
 
A contratação do anteprojeto, que tem um prazo de entrega de 16 meses a partir da assinatura do contrato, seguiu todas as regras de concorrência pública e o vencedor foi o Consórcio Projetista L13 Leste, com uma proposta no valor de R$ 2.579.309,40. 
 
O anteprojeto irá prever também estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira da extensão da Linha 13-Jade, sentido leste do município de Guarulhos. Os serviços previstos devem atender, no mínimo, os distritos São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, podendo indicar variações e complementos, desde que demonstrada sua viabilidade técnica, operacional e econômica.

Os serviços também precisam considerar parâmetros de adequação ao interesse público e garantir condições de solidez, segurança e durabilidade.

Atualmente, a Linha 13-Jade, da CPTM, possui 12,2 km de extensão, sendo 4,3 km em superfície e 7,9 km em elevado. São três estações: Engenheiro Goulart (que também atende a Linha 12-Safira), Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos. Os trilhos desta linha, inaugurada em 2018, também recebem o Expresso Aeroporto, trem que liga as estações Luz e Aeroporto-Guarulhos em apenas 35 minutos, com horários pré-determinados.
 
“A Linha 13-Jade foi pensada para avançar para dentro do município de Guarulhos e atender a segunda maior cidade do Estado com a qualidade que ela merece. Hoje, a CPTM dá um passo importante para transformar a nossa linha 'caçula' em uma das mais movimentadas de todo o sistema”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
 
Sobre a CPTM

A companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. Por meio de suas cinco linhas, a CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.


Tags