Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 08/06/2021 13:07:10

Painéis de grafite vão colorir muros das estações de trem da CPTM

As cores e traços de painéis de grafite vão estampar muros externos de estações de trens da CPTM. A iniciativa, parceria da CPTM com o MAR (Museu de Arte) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, pretende revitalizar os espaços urbanos aos arredores das estações e apoiar o trabalho de artistas independentes, especialmente neste período de pandemia.

Os trabalhos de criação dos artistas, que começam 06 /06 e previsão de conclusão dia 11/06, serão feitos nas estações Engenheiro Goulart e Itaim Paulista, da Linha 12-Safira, e um paredão da Linha 11-Coral, na região da Penha.  Cada local receberá uma arte com temática e conceito artísticos diferentes.

"Além de trabalhar para prestar um serviço de transporte público que promove a mobilidade urbana, os trens metropolitanos integram a paisagem das cidades e podem ajudar a promover a integração e revitalização dos espaços, apoiando a arte em todos os seus aspectos e seus artistas", explica Pedro Moro, presidente da CPTM.

Na Estação Engenheiro Goulart, a proposta é homenagear o curumim, criança na língua Tupi-Guarani, mostrando as diferentes fases da vida – início do aprendizado, crescimento na natureza e a importância da caça, preparando-se para ser um guerreiro de sua tribo. Essa história será retratada com o verde e as belezas da mata, contada com as letras do grafite pelos artistas Laura Reis, Dumeem, Bó Treze e os coletivos Bocasuja Crew e Arte e Cultura na Kebrada.  O painel terá 50 m de comprimento e 2,8 de altura e pode ser visto na Rua Av. Assis Ribeiro, 3500.

Na Estação Itaim Paulista, o artista Natan Dias coloca em prática a arte mesclando técnica de lambe-lambe e grafite de figuras metálicas em forma de lanças e tridentes. Com esse tema, o artista pretende mostrar, por meio de símbolos, a teimosia em resistir às desigualdades sociais. O painel pode ser visto na Rua Cordão de Francisco, 563, ao lado do Bicicletário da estação.

As pessoas que passarem pela Rua Alvinópolis, na região da Penha, vão poder apreciar a obra da série Oguns do artista plástico Pegge, na qual personifica Ogum em jovens meninos negros que desbravam dia a dia as demandas das ruas e das grandes cidades.

Arte Urbana na CPTM

A CPTM apoia a arte urbana para se aproximar do público jovem e incentivar a conservação e renovação dos seus espaços, além de promover a valorização do grafite. Ao longo dos últimos anos, estações e muros da ferrovia vêm se transformando em grandes galerias de arte urbana.  Para a realização dos projetos de grafite, a CPTM mantém inúmeras parcerias com artistas independentes. Além das comunidades convidadas, as ações de grafite contam com o apoio de empresas, ONGs e prefeituras.

Sobre o MAR

Promovido em parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e Saúde e Subprefeituras, o MAR (Museu de Arte de Rua) viabiliza a produção de obras de arte urbana em espaços abertos da capital.  Com 23 obras de arte urbana, o MAR entrega para São Paulo painéis em prédios e em muros espalhados pelas cinco macrorregiões da cidade. Nesta edição pandêmica, o projeto incentiva o desenvolvimento da arte urbana pelas ruas e avenidas da metrópole, promove intervenções com temática ligada à pandemia da Covid-19.

Programação:

Estação Engenheiro Goulart