Voltar para Notícias Eventos | 28/05/2021 12:20:05

CPTM abriga exposição "O Berço da Uva Itália"

Evento na estação Ferraz de Vasconcelos recorda a história da Festa da Uva naquele município

A estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11-Coral, recebe a mostra itinerante “O Berço da Uva Itália”, em parceria da CPTM, com a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos.

O projeto resgata a história da Festa da Uva naquela cidade, com imagens de cultivos, eventos e exposições, inclusive com a presença de políticos renomados à época, como o governador Ademar de Barros.

A tradição de Ferraz de Vasconcelos no cultivo de uvas finas (itália, rubi, afonso lavarre, patrícia) tem seus motivos. Além das condições favoráveis de solo e clima, a cidade foi pioneira na expansão do consumo de uva Itália para todo o Brasil.

Trazida para o país, na década de 30, pelo agrônomo Luciano Poletti, em 1941, a uva Itália passou a ser cultivada por Sussumo Ussui, um imigrante japonês. Durante 15 anos, Sussumo pesquisou e multiplicou os pés dessa muda. Por volta de 1956, o pioneiro começa a produzir mudas comercialmente.

Com o crescimento da cidade, aumenta também a vontade das pessoas de se confraternizarem em grandes eventos. A 1ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos aconteceu, assim, em fevereiro de 1962.

Antes de chegar à CPTM, a mostra “O Berço da Uva Itália” esteve disponível, no início do mês, no Palácio da Uva Itália, sede do governo ferrazense. Outras homenagens foram realizadas, como o plantio de uma muda de uva campos da paz, espécie 100% brasileira, derivada da uva itália, no Paço Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Além disso, um documentário, com imagens antigas da relação da região com o fruto, foi lançado em homenagem ao evento.

Hoje, no aniversário da CPTM, participantes da exposição ganharão de brinde mini sabonetes com cheiro de uva itália.