Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 26/03/2021 12:17:15

 

​CPTM apoia exposição virtual sobre desindustrialização em São Paulo

 Intitulado “O êxodo Industrial e a Fotografia”, o material foi desenvolvido pelo Coletivo Desvio Particular

​Desde o último dia 24/03 está no ar uma exposição virtual que retrata em 40 imagens a desindustrialização ao longo das linhas 7 e 10, da CPTM, em São Paulo.  Com o apoio da Companhia e do Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH/Brasil), o Coletivo Desvio Particular foi o responsável pela captação, edição e organização das imagens. O material ficará disponível até o dia 24 de abril no site do Comitê.

A tentativa de sintetizar o efeito cronológico da transformação ferroviária em São Paulo  foi o estopim para a criação da exposição. As quarenta imagens inserem o espectador em cenários  das redondezas em que se encontram as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, as primeiras linhas ferroviárias postas em operação em São Paulo. Além do transporte de pessoas, os trilhos eram utilizados para escoar produção para outras áreas de São Paulo, do Brasil e do mundo, os caminhos eram repletos de empreendimentos que se aproximavam dos trilhos justamente para facilitar o processo de transporte de funcionários e produção.

Boa parte dos prédios encontra-se desativada, outra, adaptada para novas finalidades ou abandonada. A ferrovia foi fator importante para formação de populações e riquezas nos locais que cortava.

O Coletivo Desvio Particular tem esse nome em homenagem a uma parte da ferrovia próxima à principal que atende empresas industriais ou comerciais instaladas nas imediações das estradas de ferro. Composto por André de Oliveira, Hugo Ribeiro e Nayana Fernández, foi formado com o objetivo de produzir registros do processo de desindustrialização no Estado de São Paulo.

Além de apreciar as imagens no site, é possível realizar download dos arquivos, clique aqui para conferir

Tags