Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 09/09/2020 13:02:51

 

​CPTM entrega à população a nova Estação Francisco Morato

 Presidente Pedro Moro apresentou a estação em inauguração virtual acompanhada pelo Governador João Doria

O Presidente da CPTM, Pedro Moro, apresentou nesta segunda-feira (31/08) de maneira virtual a nova Estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi. Ao lado do Secretário Adjunto de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e acompanhando pelo Governador de São Paulo, João Doria – que está em quarentena, Pedro cortou a fita inaugural da estação, que inicia o atendimento ao público nesta terça-feira, 1 de setembro.

Durante o tour, o presidente lembrou que a estação é totalmente acessível e que as obras foram mantidas durante todo o período de pandemia. “Não medimos esforços para entregar a estação antes do prazo, e agradecemos o apoio do Governo e da Secretaria de Transportes Metropolitanos para que não tivéssemos nenhum problema”, disse Pedro durante a apresentação.

A previsão inicial era de que a Estação Francisco Morato fosse entregue em dezembro deste ano, mas com o esforço conjunto entre CPTM, STM e Governo Estadual foi possível a antecipação em quatro meses.

A estação possui 6 mil metros quadrados de área construída, três plataformas e é totalmente acessível. O contrato, no valor de R$ 160 milhões atualizados, prevê além das obras da nova estação, o pátio norte para estacionamento de trens, obras de via permanente (infraestrutura, trilhos, dormentes, postes, treliças e fios de contato), AMV (aparelho de mudança de via), sinalização, banco de dutos, todo o sistema de rede aérea e a demolição da estação provisória.

A nova estação tem cinco escadas rolantes, três elevadores, dois acessos externos, dois túneis sob a via férrea para a circulação de passageiros e está localizada ao lado do terminal de ônibus do município. O local também tem sanitários disponíveis aos passageiros na área paga – todos acessíveis – e validadores de bilhete único.

“A Estação Francisco Morato é uma obra de arte que irá beneficiar não apenas a população da cidade, mas os passageiros que utilizam a Linha 7-Rubi todos os dias, incluindo os que utilizam a extensão até Jundiaí”, afirma o presidente da CPTM. Antes da pandemia, a linha atendia cerca de 450 mil passageiros.

Pensando em reduzir ao máximo os riscos de interrupção na circulação de trens e elevar a segurança dos passageiros em período de chuvas que, infelizmente, traz transtornos para a população de Francisco Morato, a CPTM construiu um “sistema antienchente”: diques e bombas que vão drenar a água por debaixo da terra, além de um sistema de contenção para a água não invadir a estação. O telhado da estação possui um sistema que transforma a água da chuva em um “turbilhão” que tira a água imediatamente do local e desce pelas colunas, para não acumular água e evitar vazamentos.

Também há à disposição dos passageiros um boulevard e uma praça dentro dos limites da estação, que tem três vias operacionais e uma quarta exclusiva para trens de carga, para não interferir na circulação dos trens de passageiros, principalmente nos horários de pico, quando a demanda é grande. 

A estação terá o 19º Espaço Acolher da CPTM – local de acolhimento para mulheres vítimas de importunação e assédio sexual dentro dos trens e estações da companhia. Colaboradores estarão preparados para atender as vítimas e dar o suporte necessário para que essas mulheres sejam acolhidas e se sintam seguras em denunciar os agressores. E para ajudar a coibir este e outros crimes, a CPTM instalou 88 câmeras de segurança em toda a estação, ligadas diretamente à Central de Monitoramento de Segurança da companhia.

Durante a construção os passageiros utilizaram um local provisório, localizado ao lado de onde foi construída a nova estação. “A preocupação com o bem-estar do passageiro pode ser observada em cada detalhe da nova estação. É um orgulho para todos os colaboradores da CPTM podermos entregar às pessoas uma estação tão moderna e completa”, finaliza o presidente.


Tags