Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 16/07/2021 08:08:09

 

CPTM finaliza obras que reduzirão tempo de viagem nas Linhas 12-Safira e 13-Jade neste fim de semana (17 e 18)

 Este será o último fim de semana das obras de melhoria nas linhas. Com a conclusão dos serviços, o Expresso Aeroporto volta a funcionar normalmente na terça-feira (20/07)

As obras na Linha 12-Safira para que os trens circulem com maior velocidade nas proximidades da Estação Eng. Goulart, que atende as Linhas 12-Safira e 13-Jade, continuam neste fim de semana (17 e 18 de julho), que será o último necessário para conclusão dos serviços. Desse modo, os passageiros que utilizam as duas linhas devem ficar atentos a mudanças na operação neste sábado e domingo.

Com o término das obras neste fim de semana, o Expresso Aeroporto volta a funcionar normalmente na terça-feira (20/07). 

As obras, iniciadas em 19 de junho, foram necessárias porque os trens que seguiam pelas linhas 12-Safira e 13-Jade precisavam reduzir a velocidade para cerca de 20 km por hora quando as duas linhas se juntavam. Agora é possível realizar o trajeto com velocidade de cerca de 50 km por hora, com toda segurança para os passageiros.

Para a implantação dos novos AMVs, que demandou um cuidadoso trabalho das áreas de Engenharia e Operação da CPTM, foram necessários cinco fins de semana, sendo este o último de atividades para que a via permanente, rede aérea e sinalização de campo fossem ajustadas aos equipamentos. 

As alterações na circulação e as estratégias operacionais foram pensadas visando minimizar os impactos para a população. No próximo sábado (17/07), após as 16h, a Linha 12-Safira da CPTM operará em via única entre as estações Comendador Ermelino e Brás, com isso terá intervalos maiores na circulação de trens.

Já domingo (18/07), a circulação no trecho entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui as Estações USP Leste e Eng. Goulart, será interrompida e contará com a utilização do sistema Paese para atender os passageiros que necessitem acessar essas estações das Linhas 12-Safira e 13-Jade. É importante ressaltar que a circulação na Linha 13-Jade não será afetada em nenhum dos dias.

Suspensão do Expresso Aeroporto
O Expresso Aeroporto, que liga as Estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, continuará suspenso até este segunda (19 de julho). A alternativa aos passageiros é a própria Linha 13-Jade, com início da Estação Eng. Goulart.  O serviço volta a funcionar normalmente na terça-feira (20/07). 

"Essa é uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho", afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Cerca de 80 pessoas, entre colaboradores da CPTM e de empresas contratadas, irão atuar na troca dos AMVs.

"A troca de três AMVs de uma só vez é uma operação complexa, mas a companhia tem o conhecimento e as competências necessárias para isso", explica Marcelo Machado, Diretor de Engenharia e Obras da companhia.

"Apesar dos transtornos pontuais, o passageiro da CPTM será o maior beneficiado no longo prazo. Para os dias de obras, prestaremos toda a assistência a quem utiliza a Linha 12-Safira e a Linha 13-Jade. Os passageiros serão informados com antecedência, assim como as alternativas disponíveis", completa Luiz Argenton, Diretor de Operação e Manutenção da CPTM.

Pontos dos ônibus do sistema Paese
Na Estação Tatuapé, o embarque e o desembarque nos ônibus do Sistema Paese acontecem na Rua Catiguá, ao lado do Shopping Boulevard Tatuapé.

Nas demais estações, os locais de embarque e desembarque são:
• Estação Eng. Goulart: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 3.500. Esta estação funcionará apenas para atender a Linha 13-Jade.

• Estação USP Leste: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 6.081. Vale lembrar que esta estação estará fechada no período, sem circulação de trens.

• Estação Comendador Ermelino: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 8.454. O trajeto de ônibus entre a Estação Comendador Ermelino e Tatuapé é de cerca de 30 minutos. Será possível embarcar e desembarcar nas Estações Eng. Goulart e USP Leste.

Ao chegar nas estações Tatuapé ou Comendador Ermelino, o passageiro receberá um bilhete que deverá ser guardado consigo e apresentado na estação de destino. Já nas Estações USP Leste e Eng. Goulart, o bilhete para a utilização do Paese será fornecido após o pagamento da tarifa.  

Para ajudar no planejamento da viagem, os passageiros serão orientados nos trens e estações sobre a alteração na circulação, assim como nas redes oficiais da companhia. Nos dias de interrupção da circulação entre as duas estações, além dos avisos sonoros os colaboradores da CPTM identificados estarão de prontidão para orientar a todos que precisem de ajuda. 

Para esclarecer dúvidas, os passageiros podem entrar em contato com a Central de Relacionamento 0800 055 0121 e acompanhar informações pelas redes sociais da companhia. 

Serviço:
Obras na Linha 12-Safira da CPTM
De 17/7 a 18/7
Sábado, operação em via única entre as Estações Comendador Ermelino e Brás a partir de 16h
Domingo, sistema Paese entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino
Suspensão do Expresso Aeroporto até o dia 19/7

Mais informações
Departamento de imprensa da CPTM
imprensa@cptm.sp.gov.br



Tags