Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 29/01/2021 19:39:48

 

​CPTM marca presença na primeira maratona do mundo para criação de laboratório de inovação no setor público 

 O iLabthon ocorre a partir das 19h desta sexta-feira (29) até às 19h do domingo (31)

A partir das 19h desta sexta-feira (29/01), a CPTM irá participar da primeira maratona do mundo voltada para a criação de um laboratório de inovação no setor público. No evento, que será finalizado às 19h do domingo (31/01), todas as atividades foram preparadas e serão aplicadas exclusivamente para os moldes de administração pública

Cerca de 70 empresas estarão envolvidas no projeto, idealizado pela Conexão Inovação Pública RJ.  As atividades serão realizadas no formato de imersão, como num hackaton ou Techstars Startup Weekend. As informações foram divididas em cinco blocos com várias outras questões relacionadas ao tema: Estratégia, Serviços, Estrutura, Aprendizagem e Comunicação. 

“A CPTM tem se tornado uma referência em inovação no setor de transportes no Brasil, e incentivamos que essas melhorias venham de dentro pra fora, ou seja, que melhorias sejam sugeridas e implantadas pelos próprios colaboradores da companhia. Desta forma, é perfeitamente natural que participemos dessa maratona, não apenas para aprender, mas também para transmitir o nosso conhecimento”, afirma Gilsa Eva de Souza Costa, Diretora Administrativo-Financeira da CPTM.

Mas o que é um laboratório de inovação?

O laboratório de inovação é um espaço que promove e estimula a criatividade e a colaboração, condições essenciais para que a inovação ocorra. Nele, as equipes se reúnem, compartilham conhecimentos e ideias e novas soluções podem ser discutidas e testadas antes de serem implantadas. Os formatos e objetivos podem variar de acordo com o planejamento da entidade que abriga o laboratório. Escolas, universidades, empresas públicas ou privadas podem se beneficiar dos resultados obtidos deste espaço.

Para José Erlan D Alves, chefe do DFHD (Recursos Humanos) “participar dessa maratona com um time multidisciplinar irá trazer para a CPTM um referencial de boas práticas de inovação aberta que potencializará cada vez mais o para o Programa I.ON e a cultura de inovação."

A Diretora Financeira da CPTM, Gilsa de Souza, salienta que o iLabthon é o maior evento de criação de laboratórios de inovação no setor público e que conta com o expresso com apoio do diretor-presidente Pedro Moro: “Estamos muito felizes de ter um time inscrito nesta maratona, acreditamos que inovação deve ser buscada em qualquer área de atuação. Inovação em uma gestão que traz para o dia a dia da administração pública práticas, abordagens, metodologias, ferramentas, hábitos e costumes de uma nova cultura de que se é possível dá para fazer e se é “impossível” dá para tentar e quem sabe tornar possível. Esta cultura inspira e proporciona novos produtos e serviços mundo afora repercute em melhor serviço prestados aos cidadãos, este tem sido o foco da CPTM ao trabalhar com objetivo estratégico de melhorar a experiência de jornada do passageiro, por isso a importância de ter um time nosso participando deste evento”, completa.

Para mais informações, acesse aqui
Tags