Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 11/06/2021 11:21:07

 

​CPTM participa da Campanha Educativa de Combate ao Trabalho Infantil em Franco da Rocha

 Em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Franco da Rocha, a campanha visa mobilizar a população sobre o tema

A CPTM e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Franco da Rocha realizam nesta sexta-feira (11/06), entre 14h e 16h, uma Campanha Educativa de Combate ao Trabalho Infantil, com material informativo à disposição dos passageiros. Desde 2002, 12 de junho é considerado o "Dia Mundial contra o Trabalho Infantil". A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando apresentou o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil.

Segundo o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Governo de São Paulo, é considerado trabalho infantil toda atividade econômica ou de autoconsumo que possa afetar a saúde e desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças e que interfira na sua escolarização. No Brasil, qualquer forma deste tipo de trabalho é totalmente proibida até os 14 anos de idade. O trabalho na condição de aprendiz na faixa etária entre 14 e 16 anos é legalmente permitido.

Os principais tipos de trabalho infantil consistem em: venda de bala, guardanapos de panos, entre outros objetos nos faróis, em feiras livres, nos lixões, nos lava rápido, em borracharias, na lavoura, em desmanches, em oficinas de carros, nas lanchonetes, em bares e em bufês infantis.

Há também exploração infantil em atividades industriais terceirizadas como nas áreas calçadistas, têxteis, bijuterias; além do aliciamento no tráfico de drogas, exploração sexual, como também abuso no trabalho doméstico.

“O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhões de meninas e meninos no Brasil e a CPTM faz questão de participar de toda campanha de combate a esse crime hediondo”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

EVENTO
Campanha Educativa de Combate ao Trabalho Infantil
Local: Área livre da Estação Franco da Rocha (área coberta em frente à Praça Caieiras)
Período: 11/6, das 14h às 16h



Tags