Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 10/01/2023 14:47:54

 
CPTM promove encontro com ‘Dicas de Verão’ na estação Brás nesta quinta

 Em janeiro, todas as quintas-feiras do mês, uma equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros orientará os passageiros sobre os riscos de afogamento em praias

A CPTM, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza diversas ações especiais para as pessoas que pretendem viajar ao litoral paulista neste verão sobre os cuidados ao entrar no mar. A campanha educativa acontece toda quinta-feira, desde dezembro de 2022, e continua em janeiro de 2023 na estação Brás, que atende as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, das 16h30 às 20h. O encontro desta semana será realizado nesta quinta-feira, 12 de janeiro.

Para chamar ainda mais a atenção dos passageiros nas estações, será montado um cenário lúdico com cadeiras usadas pelos profissionais, bandeira de sinalização de perigo, guarda-sol e equipamentos usados para socorrer os banhistas. Além disso, serão distribuídos panfletos com informações a respeito do tema.
 
A CPTM também promoveu a campanha "Dicas de Verão" nas redes sociais. Foram elaborados vídeos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, com orientações dos salva-vidas para os banhistas. Esses conteúdos estão sendo exibidos nas TVs das estações e trens da empresa.

salva-vidas.jpg

De acordo com os últimos dados publicados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), um turista morre no Brasil a cada três dias, sendo que 31% são turistas de São Paulo. Mais de 90% das mortes ocorrem por três principais motivos: ignorar os riscos, não respeitar limites pessoais e/ou desconhecer como agir. Ainda segundo a associação, 44% dos afogamentos ocorrem nos meses de novembro a fevereiro. Mais de 65% ocorrem nos finais de semana e feriados.
 
O próximo encontro já está previsto para o dia 19 de janeiro.
 
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte de passageiros ferroviários, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.
 
Serviço
Campanha ‘Dicas de Verão’ 
Local: estação Brás, que atende as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira
Data: Quinta-feira, 12/1
Horário: das 16h30 às 20h
Tags