Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 29/11/2021 19:08:41

 

​CPTM recebe prêmio Maiores e Melhores do Transporte de 2021

 Companhia foi premiada na categoria maior receita operacional líquida em Transporte Ferroviário de Passageiros, com base em análise do balanço financeiro de 2020

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi premiada a operadora de transporte ferroviário de passageiros com a maior receita operacional líquida, com base no balanço financeiro de 2020, na 34ª edição do prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, da OTM Editora.  A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (30/11), em São Paulo, e o prêmio foi entregue ao presidente da CPTM, Pedro Moro.  

“É uma honra receber um prêmio que é fruto do esforço e criatividade de toda uma equipe para alcançar resultados positivos em um ano extremamente adverso como o período de pandemia. A CPTM tem inovado em suas ações em todos os níveis de atividade com planejamento financeiro focado em incrementar as receitas acessórias, buscar o máximo de eficiência na redução de custos, mantendo a qualidade da prestação de serviços ao passageiro”, explica Pedro Moro.  
 
Durante a pandemia da Covid-19, a companhia, assim como outras operadoras do setor, registrou impacto nas receitas tarifárias. Entretanto, a CPTM buscou alternativas para incremento financeiro. Uma das medidas colocadas em prática foi a exploração de concessões de direito de uso de espaços com remuneração por disputa pela outorga inicial e pagamentos mensais pelo uso do espaço comercial nas estações. No total, esse recurso garantiu o incremento de 57,7% em relação a 2019, sendo 26,2% parcela de concessão e 31,5% de faturamento mínimo.  Na exploração publicitária e promocional foi registrado aumento de 14,8% na comparação com 2019.  
 
Outra iniciativa que representou ganhos para a companhia foi a venda de sucatas e inservíveis por meio de leilões, que resultou na liberação de espaços e consequente redução de custos de sua estocagem. A variação foi um acréscimo de 39,4% em relação ao ano de 2019. 

“Além das medidas de exploração do patrimônio, como porta de entrada de maiores recursos financeiros, a companhia implantou um plano de redução de despesas pautada em revisão de contratos, sempre mantendo o foco de reduzir despesas sem permitir que houvesse queda na qualidade dos trabalhos prestados à sociedade”, afirma Gilsa Eva Souza Costa, diretora Administrativa Financeira da CPTM. 


troféu.jpg
 
Prêmio Maiores & Melhores 
O prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte considera os resultados financeiros, em 31 de dezembro do ano anterior, das mais representativas empresas do setor de transporte e logística. Os balanços são analisados por uma equipe especializada, que também realiza o enquadramento das empresas nas respectivas categorias de atuação. 
 
Sobre a CPTM 
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é a maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, com 3 milhões de usuários transportados por dia útil. Diariamente os trens percorrem cerca de 80 mil km, ou duas voltas em torno da terra, em quase 2.750 viagens programadas. Juntas as sete linhas da CPTM somam 273 km de extensão, dos quais 138,5 km estão na capital paulista, que também conta com 47 estações do total de 95. Além da capital, por meio de suas setes linhas, a CPTM atende os moradores de outros 22 municípios.



Tags