Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 28/07/2021 11:53:54

 

​CPTM recebe a primeira locomotiva da Progress Rail

 Após testes de comissionamento, o equipamento será utilizado principalmente para a área de manutenção em todas as linhas da companhia de trens

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebeu em 28 de julho, em Hortolândia, interior de São Paulo, a primeira de duas locomotivas fabricadas pela Progress Rail, do grupo Caterpillar. Com alta capacidade de tração para reboque de até 535 toneladas, a máquina será utilizada na manutenção de via permanente, rede aérea, carregamento de trilhos, vagões de brita, além de auxiliar em manobras na operação.

Tanto esta locomotiva quanto a que será entregue até o final deste ano poderão ser utilizadas em todas as linhas da CPTM, de acordo com Fábio Abud, Gerente de Manutenção de Material Rodante da companhia. “Os testes de comissionamento já serão iniciados e assim que a locomotiva for liberada ela passará a ser utilizada nas atividades da companhia”, explicou.

Com tecnologia embarcada, a nova locomotiva reduzirá custos em razão da sua alta performance, o que garante mais segurança e agilidade para as equipes técnicas de manutenção. Entre os diferenciais da locomotiva produzida no Brasil, estão o motor que utiliza o diesel S10, menos poluente e prejudicial ao meio-ambiente.

O Diretor de Operação da CPTM, Luiz Argenton, aponta que a CPTM ganhará mais eficiência na manutenção de trens e via permanente. “Isso poderá fazer com que falhas que interferem na circulação sejam solucionadas mais rapidamente, o que irá beneficiar o nosso passageiro”, explica.


Tags