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Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 27/07/2021 05:52:07

 

​CPTM retoma o Expresso Turístico para Paranapiacaba a partir de 8 de agosto

 Primeiras viagens serão exclusivas para quem comprou passagem e não viajou por conta da pandemia

A espera acabou: as viagens do tradicional Expresso Turístico da CPTM estarão de volta a partir de 8 de agosto, após um hiato de quase um ano e meio por conta da pandemia de Covid-19. 

E Paranapiacaba, o roteiro mais procurado, no meio da Serra do Mar, no município de Santo André, será o primeiro destino retomado pelo serviço, que utiliza um trem da década de 1960, totalmente reformado. 

Entretanto, as quatro primeiras viagens, que acontecerão nos dias 8 e 22 de agosto e 5 e 19 de setembro de 2021, serão reservadas apenas às pessoas que compraram o bilhete antes da pandemia e não o utilizaram ou não solicitaram reembolso. Isso significa que a compra de novas passagens ainda não estará disponível ao público. 

"Os passageiros que compraram as passagens, não viajaram e optaram por esperar serão recompensados agora. Todas as viagens respeitarão todos os protocolos de segurança para que a ida a Paranapiacaba seja uma experiência inesquecível e segura", afirma Pedro Moro, presidente da CPTM. 

A CPTM prevê que serão necessárias 13 viagens para atender as cerca de 1350 pessoas que ainda possuem passagens válidas, o que significa que precisarão ser feitas viagens adicionais além das quatro já previstas. A capacidade total de passageiros em cada uma das viagens será determinada pelo Plano São Paulo - atualmente é permitido 80% da capacidade total dos assentos, o que representa 137 pessoas. 

Para que a viagem seja remarcada, a CPTM entrará em contato com todos os passageiros com viagens pendentes. Esse contato respeitará a ordem da viagem inicialmente comprada - por exemplo, as pessoas que tinham viagem marcadas para 15 de março, data da primeira viagem para Paranapiacaba suspensa, serão os primeiros as serem contatados, e assim sucessivamente. 

Caso não seja possível aceitar a viagem nas datas propostas pela companhia, a passagem não perderá a validade e o passageiro, se quiser, ainda poderá pedir o reembolso. Não será necessário realizar nenhuma troca de passagens: o mesmo bilhete já adquirido deverá ser apresentado na data da nova viagem. 

Para os passageiros com viagens que foram suspensas por conta da pandemia, a CPTM disponibiliza seus canais de relacionamento com o passageiro para esclarecer dúvidas: 

E-mail: passageiro@cptm.sp.gov.br 
Central de Relacionamento: 0800 055 0121 
WhatsApp: (11) 9 9767 7030 

É necessário que no ato do contato seja informado o nome da pessoa que adquiriu a(s) passagem(ns), a data original da viagem e o(s) número(s) do(s) bilhete(s). O prazo de resposta será de cinco dias úteis. 

Ainda em 2021, a CPTM pretende realizar duas viagens para Jundiaí com o objetivo de atender as cerca de 150 pessoas com viagens pendentes, por conta da pandemia. Já para Mogi das Cruzes, não havia passagens pendentes. 

Serviço 
Retorno Expresso Turístico - exclusivo para passageiros com bilhetes comprados e não reembolsados 
Datas: 8 e 22 de agosto e 5 e 19 de setembro de 2021 
Embarque Estação Luz: 8h30 
Retorno Paranapiacaba: 16h30 

Sobre o Expresso Turístico 
Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd - Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). 

Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem conhece um pouco da história. 

O embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. São 172 
poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). 

Durante a pandemia da Covid-19, o Expresso Turístico teve suas atividades suspensas. 

OBS: Notícia atualizada às 13h do dia 28/07/21.



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