Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 28/05/2019 17:49:11

 

​Dia do Desafio agita estações da CPTM 

 Nesta quarta-feira (29/5), algumas estações da CPTM terão atividades do Dia do Desafio. O evento, realizado pelo Sesc, promove a prática de atividades físicas e esportivas e é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

A ação tem o objetivo de incentivar o público a adotar hábitos saudáveis e faz parte das comemorações do aniversário de 27 anos da CPTM, celebrado nesta semana. 
 
Neste ano, estações das linhas 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana) receberão intervenções que agitarão o dia a dia dos passageiros. 
 
Na Linha 9-Esmeralda, a Trupe do Movimento irá fazer o público se mexer com professores de dança. A ação dura em média 50 minutos e acontecerá nas estações Jurubatuba, a partir das 8h45, Primavera-Interlagos, às 10h30, e Grajaú, às 12h. 
 
Já na Estação Santo Amaro, das 12h às 14h, quatro palhaços convidarão os passageiros a fazerem um checkup. Um dos palhaços é o “Homem Placa”, que chamará o público para uma consulta com um médico, que detectará quais pessoas precisam realizar atividades físicas, incentivando os passageiros a utilizarem as escadas fixas ao invés das escadas rolantes. 
 
Na Linha 10-Turquesa, a Estação São Caetano será palco para os jogos de pontaria. Das 9h às 16h, os passageiros poderão acertar os pinos de um boliche na pista montada na estação. O jogo de malha também será outra atividade do dia. Nela, os participantes terão diversos discos de metal e, com eles, deverão acertar um pino, com o objetivo de derrubá-lo ou deixá-lo o mais próximo possível. 
 
Finalizando as intervenções, será a vez da Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira. Das 8h às 16h, quem passar pelo local poderá se divertir com os hoverboards, veículos elétricos de duas rodas, que se deslocam conforme a pessoa se mexe. 
 
Dia do Desafio 
 
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e se tornou uma campanha mundial contra o sedentarismo. Em vários países, cidades se mobilizam para incentivar seus cidadãos a praticarem atividades físicas. No Brasil, a data integra o calendário oficial, com a proposta de que empresas, órgãos e organizações em geral promovam ações para despertar o interesse do público pelos exercícios. 
 
Na CPTM, as atividades são promovidas pelo Sesc-SP, que desde 1995 coordena o Dia do Desafio. Em 2013, o evento foi incorporado a campanha Move Brasil, que visa ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país. A programação completa com as ações do Dia do Desafio nas unidades do Sesc está no site
 
Aniversário CPTM
 
Maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, a CPTM completa 27 anos no dia 28 de maio. São 94 estações, em sete linhas que atendem 23 municípios. Por dia, são transportados três milhões de passageiros. Para se ter ideia, os trens que atendem as sete linhas percorrem o equivalente a 80 mil quilômetros, ou duas voltas entorno da terra, diariamente. 
 
Serviço:
 
Dia do Desafio
“Trupe do Movimento” 
Local: Estação Jurubatuba (Linha 9-Esmeralda)
Horário: a partir das 8h45
 
Local: Estação Primavera-Interlagos (Linha 9-Esmeralda)
Horário: a partir das 10h30
 
Local: Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda)
Horário: a partir das 12h 
 
“O Homem Placa” 
Local: Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda)
Horário: das 12h às 14h
 
“Malha e Boliche”
Local: Estação São Caetano do Sul “Prefeito Walter Braido”
Horário: das 9h às 16h
 
“Hoverboards” 
Local: Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Horário: das 8h às 16h
 
Grátis para passageiros 



Tags